Designers famosos que você precisa conhecer

designers famosos

Toda profissão tem seus representantes célebres, que deixam marcas e influências por um longo tempo. E com o design não é diferente: tanto estudantes quanto profissionais formados buscam continuamente por referências e fontes de inspiração nos grandes nomes da área.

Quer conhecer a história de 9 designers famosos e seus respectivos trabalhos? Continue a leitura!

1. Saul Bass

Este norte-americano que viveu entre 1920 e 1996 é um dos ícones do design no século XX. Com amplas influências modernistas em seu trabalho, ficou conhecido pela concepção de logos históricas, como as da United Airlines, Bell Telephone e Warner Bros.

No entanto, seus trabalhos mais reconhecidos pertencem ao mundo cinematográfico: Bass ficou famoso pela concepção de várias aberturas de filmes, como os clássicos do suspense Um Corpo que Cai, Anatomia de um Crime e o aclamado Casino, criado já no fim de sua vida, em parceria com a esposa, Elaine.

2. Alan Fletcher

O mais conceituado designer britânico do século passado deixou uma ampla gama de trabalhos. Eles estão divididos entre pôsteres, elementos de sinalização e, claro, logos marcantes.

Vale lembrar a identidade da agência de notícias Reuters, famosa pelo pontilhismo, assim como as marcas ainda utilizadas pelo Institute of Directors e pela seguradora Lloyds of London, de estilo clássico e sólido.

Um destaque especial fica com a logo do museu Victoria & Albert. Nela, a tipografia clássica e de grande contraste se encontra com o uso magistral do espaço negativo na composição do A.

3. Walter Landor

Nascido em Munique, na Alemanha, Walter Landor é mais um dos grandes mestres modernistas. Seu trabalho inclui nada menos do que os logos da companhia aérea Northwest Airlines e da transportadora FedEx, obras-primas no uso de espaço negativo e usadas até hoje como exemplos de sucesso.

Landor também assinou uma variedade de marcas para grandes empresas como a Fujifilm e o Bank of America, a marca de cigarros Marlboro e identidades visuais para aéreas como a Alitalia, a British Airlines e a Delta Air Lines. Além do trabalho consolidado como designer gráfico, o alemão se aventurou, com grande sucesso, no projeto de embalagens industriais.

4. Carolyn Davidson

Se até agora falamos de designers cujos nomes são tão famosos quanto suas obras, apresentamos uma profissional que acabou por criar uma logo capaz de transcender quaisquer barreiras, tornando-se uma marca não apenas da empresa em questão, mas também de estilos de vida.

Carolyn é responsável por nada menos do que a identidade visual da Nike, uma das maiores empresas esportivas do planeta. O swoosh, como é chamado, evoca positividade e dinamismo, com um desenho baseado nas asas da deusa grega da vitória, que também batiza a marca.

Um fato interessante é o valor recebido pela designer — na época, uma estudante: apenas 35 dólares. Essa quantia foi compensada alguns anos depois, na forma de ações da empresa e peças de joalheria.

5. Paul Rand

Outro designer de destaque a surgir nos Estados Unidos foi Paul Rand. Nascido em 1914, ele foi muito influenciado por correntes modernistas como o cubismo e o dadaísmo, apresentando reflexos delas em seu trabalho inicial com cartazes e peças de arte.

Na área da criação de identidades, Rand se destacou pelo icônico logo dividido em faixas horizontais da IBM. Ele também criou identidades para a rede de TV americana ABC e o serviço postal UPS, assim como para a NeXT, startup de tecnologia criada por Steve Jobs em seu período fora da Apple.

6. Rafael Cardoso

Um dos brasileiros da lista tem uma peculiaridade interessante: Rafael não é designer. Com PhD em História da Arte pela Universidade de Londres, Cardoso se dedica a pesquisar as origens, as temáticas e o futuro do design brasileiro, sendo vital para o levantamento de dados e documentos importantíssimos que ajudaram a contar a história dessa área no país.

Entre seus livros publicados, destacam-se: O Design Brasileiro Antes do Design, sobre a produção de design antes da instalação do primeiro curso formal no Brasil, e Impresso no Brasil, um extenso levantamento sobre a história gráfica documentada na Biblioteca Nacional.

7. Max Miedinger

Designers de tipos, como Max, por vezes sofrem com a falta de reconhecimento ao verem seus trabalhos em meio a uma quantidade interminável de tipografias disponíveis. No entanto, este criativo suíço revolucionou a área ao receber uma encomenda para modernizar uma fonte chamada Haas Grotesk.

O resultado foi a Neue Haas, mais conhecida por seu nome posterior, Helvetica. A fonte, sem serifa e de traços limpos e sólidos, encontrou lugar em grandes projetos, desde aqueles de sinalização externa até logos e peças de papelaria — e praticamente criou a tipografia moderna no pós-guerra.

8. David Carson

Se Max Miedinger prezava por um estilo ordeiro, limpo e em busca da melhor legibilidade possível, este surfista e designer norte-americano procurava estabelecer o caos em suas composições tipográficas.

Diretor de arte da revista Ray Gun, famosa entre o público alternativo dos anos 90, Carson destruiu as noções de grid e hierarquia com sua proposta de design pós-moderna, incorporando elementos e ideias do dadaísmo. Esses fatores ficaram visíveis em sua proposta central: a ilegibilidade tipográfica.

Seu maior legado durante este período foi oferecer novas possibilidades ao design editorial, tradicionalmente mais conservador e preso a noções de organização visual.

9. Alexandre Wollner

É impossível falar em design gráfico brasileiro sem citar o maior de seus expoentes, com 60 anos de trabalho dedicados ao projeto de marcas. Formado pela Escola de Ulm, descendente direta da Bauhaus, Wollner fez parte da criação da primeira universidade de design do país, a ESDI.

Entre seus trabalhos, estão os icônicos logos do Banco Itaú, da Eucatex e da marca de vestuário Hering, que, com pequenas alterações, ainda seguem em uso.

No artigo de hoje, vimos um pouco sobre o trabalho de alguns dos designers que mais se destacam, estrangeiros e nacionais, com uma coleção de identidades e logos fortes, em grande parte presentes até hoje no mercado. Agora, use a inspiração dos mestres para melhorar ainda mais seus projetos de design!

Gostou de conhecer a história desses designers famosos? Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações em primeira mão!