Designer freelancer: tudo que você precisa saber para alavancar a carreira

designer freelancer

Ser designer freelancer pode ser a coisa mais gratificante do mundo, ou acabar lhe transformando em uma pessoa sem tempo nenhum para os seus amigos e atividades pessoais. Tudo depende de como você se organiza e lida com a profissão. Para alavancar a sua carreira e conseguir um desempenho de sucesso, preparamos este guia que vai orientar você sobre as vantagens dessa profissão, os macetes de trabalho de um designer freelancer e as principais dicas de como conseguir jobs.

Aqui você conhecerá alguns recursos para organizar o seu dia a dia, entenderá como cobrar por seus trabalhos e verá que dá para ser muito bem-sucedido e feliz nessa carreira se você tiver a orientação adequada. E então, o que está esperando? Continue a leitura!

Quais são as vantagens de ser freelancer?

Quando você decidiu, ou começou a cogitar a possibilidade de se tornar um designer freelancer, provavelmente foi confrontado pela sua família a respeito da estabilidade da profissão. Entretanto, os atrativos proporcionados por uma carreira que lhe permite traçar seu próprio caminho falaram mais alto e aqui você está. Horários flexíveis, trabalhar como e onde quiser, ser seu próprio chefe e ficar com todos os lucros oriundos dos seus esforços são opções atraentes que o trabalho freelancer dá a designers.

Além disso, há o completo controle sobre seus jobs e clientes, algo que jamais pode ser conseguido em agências. Conheça em detalhes cada uma dessas vantagens e veja por que cada vez mais as pessoas estão optando pelo trabalho freelancer!

Um horário flexível

Quem não quer poder trabalhar no horário em que se sente mais produtivo? Convenhamos, ficar preso às convencionais oito horas de trabalho diárias, das 8h às 18h pode não ser a opção mais atraente para a maioria das pessoas. Muitos de nós nos sentimos mais produtivos em outros horários e, principalmente entre os designers, há aqueles que preferem trabalhar de madrugada ou mesmo muito cedo pela manhã.

Para lidar com essa diversidade de ritmos circadianos e níveis de disposição, nada melhor do que poder contar com uma profissão em que cada pessoa faz o seu próprio horário de trabalho. E, ao contrário do que podem ter tentado colocar na sua cabeça, funciona. Desde que mantida uma rotina, trabalhar no seu horário favorito é a receita perfeita para a máxima produtividade.

Trabalhe como e quando quiser

Falando em rotinas, não é sempre que estamos dispostos a nos ater a elas. Principalmente nas profissões criativas. Precisamos de algum desafio, de quebrar umas regras e fazer as coisas de maneira diferente de vez em quando para nos sentirmos inspirados novamente. Como designer freelancer você pode e deve fazer isso quando e como quiser, já que quem governa o seu dia de trabalho é você.

Desde que cumpra seus prazos e entregue todas as suas obrigações para os seus clientes em dia, não há nada que o impeça de sair para tomar um sorvete numa bela tarde de verão com os seus amigos ou pegar um cineminha em plena quarta-feira.

Seja seu próprio chefe

Ser seu próprio chefe tem mais vantagens do que apenas poder sair do escritório a qualquer momento. Você tem poder sobre as decisões criativas que faz como não teria em nenhuma agência em que trabalhasse. Afinal, departamentos de publicidade têm processos complexos e burocráticos que precisam da aprovação de uma dezena de pessoas para que um projeto passe para a próxima etapa.

No seu próprio escritório, como designer freelancer, as coisas são bem diferentes e muito mais ágeis. Dá para fazer projetos se tornarem realidade num piscar de olhos e ser muito mais produtivo do que em uma agência tradicional. As decisões criativas são suas, assim dará para ver as suas ideias se tornarem realidade.

Obtenha todos os lucros

Há outro benefício fundamental em ser seu próprio chefe: você fica com todos os lucros recebidos em seu estúdio de design freelance e não precisa dividi-los com ninguém. Isso significa que o seu trabalho passa a valer muito mais do que valia quando você trabalhava numa agência ou no departamento de comunicação de uma empresa, porque as suas ideias agora têm o preço que você decidiu cobrar por elas.

Talvez você não fique rico, mas é provável que viva uma vida muito mais confortável como designer freelancer do que como profissional assalariado, apesar das incertezas.

Controle sobre os seus jobs e clientes

Por último, talvez a maior vantagem que os designers freelancers têm com relação aos profissionais empregados em agências de publicidade e departamentos de comunicação está no fato de que os primeiros podem escolher todos os seus clientes. Como profissional independente, você poderá fazer uma triagem de quem gostaria de atender no seu estúdio e que tipo de trabalhos gostaria de pegar. Se não é a sua praia fazer alguma atividade específica dentro do design, você sempre terá a possibilidade de recomendar um amigo que tem afinidade com essa área e ficar com o resto das peças de comunicação que o cliente demanda.

Isso é muito bom porque assim você pode se concentrar nos desafios que mais lhe interessam e nas especialidades que fazem o seu coração bater mais forte.

Como um designer freelancer trabalha?

Os designers freelancers trabalham de maneira muito parecida com qualquer outro profissional da área. Eles encontram projetos em que podem ser úteis e fazem de tudo para entregar aos seus clientes o melhor resultado possível, dentro de seu orçamento e possibilidades.

Mas para fazer isso, designers freelancers precisam percorrer um caminho um pouco mais extenso que envolve a criação de uma marca, a divulgação do seu trabalho e o envio de propostas. Entenda como esse processo funciona a seguir.

Crie sua marca

Todo designer freelancer precisa ter sua própria marca, pois é isso que o diferencia da sua competição. Essa marca precisa mostrar a que o designer veio, ou seja, deixar clara sua especialidade e mostrar que ele tem talento para assumir os projetos pelos quais compete.

Criar uma marca é imprescindível para qualquer freelancer e o designer tem uma responsabilidade ainda maior nesse âmbito.

Divulgue seu trabalho

O segundo passo para conseguir trabalhos em uma carreira como freelancer é divulgar o seu trabalho. A maioria dos profissionais faz isso pela criação de um portfólio. Um portfólio é um demonstrativo de seus principais jobs e evidencia que tipo de resultados um designer é capaz de alcançar.

Você deve fazê-lo de forma que ele não seja tão extenso a ponto de desencorajar uma pessoa de conhecê-lo por completo e nem seja tão breve, a ponto de parecer que você não tem experiência o suficiente na área. Escolha seus melhores trabalhos e procure um website especializado, como o Behance para montar o seu.

Em seguida, divulgue o seu portfólio nas redes sociais, em seu site, blog, assinatura de e-mail e no seu cartão de visitas.

Comece a enviar propostas

Você poderá ver trabalhos em aberto em sites de classificados ou em páginas especialmente dedicadas a postagem de trabalhos freelance, grupos de Facebook e sites de trabalho remoto. Monte propostas comerciais e as envie para clientes em potencial, aguardando o seu retorno. Eventualmente, algum deles se interessará pelo seu portfólio o suficiente para querer trabalhar contigo e esse poderá ser seu primeiro job.

Como calcular o valor do trabalho?

Então você mandou uma proposta para um cliente em potencial e ele adorou o seu trabalho. Agora ele quer um orçamento, para que você faça uma identidade visual ou um cartaz, quem sabe até mesmo um website. Mas como calcular a hora profissional?

Vamos ensiná-lo que não é tão difícil assim chegar a uma medida de quanto cobrar. Basta seguir as orientações abaixo.

Pesquise

Primeiramente, pesquise a respeito do tipo de trabalho que você vai desempenhar. O que você quer saber é qual o nível de complexidade envolvido em sua execução e qual o tempo aproximado deve ser gasto em seu desenvolvimento. Com essas informações será muito mais fácil estimar os valores certos para o seu orçamento.

Considere quanto você gostaria de ganhar

Em seguida, considere o quanto você gostaria de ganhar. Se você sabe uma medida de quantos reais gostaria de fazer por mês, é fácil fazer uma regra de três e entender quanto precisa cobrar por hora de trabalho para chegar a este valor. Consequentemente, precisa apenas descobrir quanto tempo aproximadamente gastará para concluir um trabalho e pronto, tem a figura de quanto cobrar do seu cliente em mãos.

É claro que não são só esses os fatores que influenciam no preço de um item. Você deve cobrar a depreciação dos seus equipamentos, o custo da energia elétrica, do seu aluguel e de outros gastos embutidos no seu serviço. Mas essa é uma boa medida para entender o custo da sua hora de trabalho e começar a calcular valores mais justos para seus orçamentos.

Seja flexível

Embora você saiba que milhares são os fatores que influenciam no preço de um trabalho, seja flexível. Não dá para cobrar de um cliente de pequeno porte da mesma maneira que você cobraria de uma grande empresa. É preciso considerar essas questões na hora de fechar um orçamento.

Aprenda a falar sobre dinheiro

Aprenda e comece a se sentir confortável quando a pauta com o seu cliente for sobre dinheiro. É terrível conversar com um profissional freelancer que não sabe colocar preço em seu trabalho e não tem firmeza em suas decisões.

Faça orçamentos para suas necessidades

Sempre considere em seus orçamentos todas as suas necessidades. Ou seja, se você terá de comprar fotos em um banco de imagens ou precisará cobrar um pouco mais caro porque o cliente precisa de um projeto com maior urgência, deixe isso claro em seus contratos e converse a respeito dos valores com antecedência.

Avalie cada projeto individualmente

Nunca pense em projetos como se fossem todos iguais. Talvez você cobrou um determinado preço por uma identidade visual recentemente, mas agora terá de praticar valores completamente diferentes para outro cliente porque a sua realidade mercadológica é outra. Avalie cada projeto individualmente a fim de fechar o máximo de trabalhos possível.

Crie uma tabela de preços

Ainda que cada projeto seja avaliado individualmente, faça o exercício de criar uma tabela de preços. Ela servirá como norte para agilizar o seu trabalho e poupará muito tempo na confecção de orçamentos futuros. Pense que bastará fatorar a situação do cliente e pronto, você terá o preço mais justo a se cobrar por um projeto em alguns instantes.

Vale a pena se regularizar?

Como freelancer, vale a pena se regularizar e tornar-se um microempreendedor individual, ou MEI. Essa modalidade garante o pagamento de todos os seus impostos e você poderá emitir notas fiscais. O MEI para freelancer é uma boa ideia porque quando você regulariza a sua atuação profissional passa a recolher cobertura previdenciária e a contribuir para a sua própria aposentadoria, o que não faria caso continuasse como freelancer desregulamentado.

Mas há ainda outros benefícios, como linhas de crédito exclusivas para MEI que oferecem a possibilidade da compra de equipamentos e dão a você a permissão de entrar em licitações e concorrências públicas. E há ainda o apoio do Sebrae, que oferece consultoria para que a sua atividade profissional venha a crescer no futuro.

É pouco trabalhoso regularizar a sua situação como microempreendedor individual e vale muito a pena, porque caso contrário você poderá ter problemas também na hora de fazer o imposto de renda. Por isso, consulte mais informações sobre o assunto e veja como legalizar sua atuação profissional para trabalhar com mais tranquilidade.

Como conseguir freelas?

Existem várias maneiras de conseguir trabalho como um profissional freelancer. E vamos explicar algumas delas a seguir, para que você tenha por onde começar.

Faça networking

O networking é a forma mais tradicional de conseguir trabalho como designer freelancer e consiste em conhecer e falar com pessoas, em busca da recomendação por um job. O networking costuma funcionar porque há sempre alguém procurando por quem possa ajudá-lo com um determinado projeto e quanto mais gente você conhece, maiores são as chances de encontrar essas pessoas.

Saia de casa, frequente eventos, vá a lugares em que designers e empreendedores se encontram e fale com todos, apresentando-se polidamente. Você pode se surpreender com a quantidade de trabalhos que estão disponíveis por aí.

Atualize seu portfólio

Atualizar seu portfólio é algo inevitável se você quiser realmente arrumar um job como designer freelancer. Quanto mais atualizado um portfólio de designer gráfico, maiores são as chances de alguém notar o seu trabalho na internet e ficar interessado no que você faz.

Por isso, sempre que terminar um novo projeto e achar que ele ficou digno de ir para o seu portfólio, inclua-o imediatamente entre as suas criações favoritas. Em seguida, divulgue-o nas suas redes sociais e fale com os seus seguidores a respeito do seu processo de criação. É incrível a quantidade de pessoas que está interessada nesse tipo de conteúdo e você verá a resposta no seu número de likes.

Crie um blog

Criar um blog é uma ótima forma de atrair os olhares para o seu portfólio, que estará sempre atualizado a partir de agora, já que você está de olho em todas as dicas que estamos dando aqui neste artigo. Um blog é uma oportunidade de discutir temas comuns do design e chamar a atenção das pessoas na internet, tanto para a sua marca pessoal quanto para o seu trabalho. E isso é uma ótima ideia quando se está em busca de clientes.

Quando você tem um blog, também fica mais fácil captar resultados orgânicos do Google. Ou seja, pessoas buscando palavras-chave específicas que podem estar contidas no conteúdo que você produziu. Imagine que você faz muitos posts sobre identidades visuais.

É óbvio que, mais cedo ou mais tarde, visitantes começarão a chegar no seu blog buscando por termos relacionados. Se eles gostarem do seu conteúdo, talvez gostem também do seu trabalho. E se estiverem buscando um designer, a escolha pode ser você.

Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado

Manter o seu perfil no LinkedIn atualizado também é impreterível se você quer encontrar oportunidades profissionais. Coloque lá que você é um profissional freelancer de design gráfico e compartilhe os principais posts do seu blog, as atualizações do seu portfólio e outras novidades relevantes da sua carreira. Isso fará com que as pessoas estejam sempre de olho em você na rede social.

Frequente ambientes de coworking

Já pensou em não trabalhar em casa todos os dias? Ambientes de coworking são uma opção para freelancers que não se sentem bem de ficar trancados dentro de seus quartos sempre e querem interagir com outras pessoas de vez em quando. Você pode encontrar um em sua cidade e optar por trabalhar lá de vez em quando, encontrando nesse espaço mais uma oportunidade para fazer networking.

No espaço de coworking haverá a oportunidade de se conhecer pessoas e, quem sabe, fechar novos jobs. Basta estar aberto para as possibilidades!

Fale em eventos e conferências

Divulgar o seu trabalho pode ser feito de diversas formas, mas falar em eventos e conferências é um recurso tradicional para ver e ser visto que pode destacar o seu portfólio e fazer com que você seja convidado por mais clientes a participar de outros processos seletivos e concorrências. Inscreva-se em mesas redondas, seminários e eventos de design e mostre o seu trabalho. Você não vai se arrepender.

Faça anúncios online

Se você optou por ter um blog, uma boa ideia é criar anúncios online que podem chamar as pessoas para visitar o seu conteúdo e conhecer o seu portfólio. Essa alternativa faz com que quem esteja procurando por designers freelancers na sua área encontre o seu portfólio e tenha a possibilidade de contratar os seus serviços.

Busque um site de trabalhos freelance

Sites de trabalhos freelancer são outra ótima opção para quem está a procura de jobs. Eles listam inúmeras oportunidades em aberto para que profissionais de design gráfico participem de concorrências e tenham a oportunidade de levar para casa um novo cliente. Experimente!

Como organizar o dia a dia?

Não é porque você é um designer freelancer que não é preciso ter organização para conduzir o seu dia a dia. As dicas a seguir vão orientá-lo do que fazer para obter o máximo de produtividade e alavancar os seus ganhos.

Atenha-se a uma rotina

Ater-se a uma rotina pode parecer chato, já que é tão tentador fazer o que se quer quando se bem entende, mas é também a forma mais comprovada de se obter resultados. Quando encontramos a rotina de trabalho certa para nós e ficamos presos a ela, criamos o hábito de trabalhar um número certo de horas e fazer uma quantidade fixa de dinheiro, o que é especialmente importante para freelancers.

Não se comprometa com mais trabalhos do que pode entregar

Nunca se comprometa com mais jobs do que você consegue entregar. Pode parecer tentador pegar tantas tarefas quanto estiverem disponíveis para você e marcar com todos os seus clientes deadlines no mesmo dia, mas você vai se arrepender de não dar o tempo certo para a sua criatividade. Crie uma escala de trabalho e defina um cronograma para a execução do seu trabalho, como se você estivesse em uma agência.

Anote todas as suas ideias em um só lugar

Tenha um lugar central onde todas as suas ideias podem ser acessadas, sendo ele virtual ou analógico. Você pode utilizar um caderno ou ferramentas como o Evernote ou o Google Drive. O importante é que todas as suas principais ideias estejam reunidas no mesmo local.

Sabe por quê? Porque assim você não perde tempo procurando referências e tentando encontrar anotações. E consegue ser muito mais produtivo na sua rotina como designer freelancer.

Tire tempo para você

Lembre-se de tirar um pouco de tempo para você. Mesmo quando se é um profissional freelancer, é preciso ter folgas para limpar a mente e fazer uma boa gestão de tempo.

Saia com seus amigos ou leia um bom livro. Descansar é fundamental.

Viu que dá pra ser um designer freelancer bem-sucedido sem cometer nenhum tipo de exagero na sua rotina e apenas se atendo a algumas regrinhas e bons hábitos que são fáceis de praticar? Esperamos que você tenha gostado destas dicas. E se quiser ser um freela de sucesso não se esqueça de cadastrar-se na WeLancer, para ter acesso a milhares de jobs incríveis!