Confira as novas regras de rotulagem da Anvisa

Atenção, designers! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vigorou, a partir do último dia 09 de outubro, novas regras de rotulagem da Anvisa para embalagens para alimentos. Além de regras na apresentação de informações nutricionais, ingredientes e sabores, a novidade é a adição de alertas frontais na embalagens sobre alguns dos nutrientes presentes no produto.

Informações nutricionais

novas regras de rotulagem da Anvisa

Agora é regra: a tabela de informações nutricionais passa a ter apenas letras pretas em um fundo branco. Segundo a Anvisa, esse requisito servirá para impossibilitar o uso de contrastes de cores que possam prejudicar a legibilidade das informações.

Na rotulagem, também passa a ser obrigatório que a empresa declare a quantidade de açúcares totais e adicionadas, a quantidade de valor energético (calorias) a cada 100 gramas ou 100 mililitros. Com essa padronização, será mais fácil para o cliente realizar a comparação de um produto para outro, pois atualmente não há padrão de quantidade para exibição de calorias e informações. Além disso, o número de porções do alimento por embalagem também será obrigatório em sua exibição.

A tabela de informações nutricionais deve estar localizada próximo à lista de ingredientes e em superfície contínua, não podendo haver divisão entre esses elementos. Caso a embalagem seja flexível ou apresente dobras, ela não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. A única exceção se aplica em embalagens pequenas, com uma área de rótulo menor do que 100cm quadrados segundo a Anvisa.

Rotulagem nutricional

novas regras de rotulagem da Anvisa

A grande novidade entre as regras ficou por conta da rotulagem nutricional frontal. Agora, esse tipo de rotulagem passa a ser considerada um símbolo informativo, sendo obrigatória sua presença na área frontal da embalagem. Segundo a agência Anvisa, o objetivo é esclarecer da forma mais simples possível sobre o alto conteúdo de nutrientes que o alimento possui, e sua relevância para a saúde do consumidor.

“Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, afirma a Anvisa.

Alegações nutricionais

novas regras de rotulagem da Anvisa
Rotulagem nutricional

Em relação a alegações nutricionais, todas as informações continuam sendo voluntárias por parte de cada empresa. Porém, visto que agora as informações tendem a ser expostas de forma mais clara na área frontal de cada rotulagem, não haverão contradições com a rotulagem nutricional frontal.

Saiba mais


Todas as informações completas sobre as novas regras de rotulagem da Anvisa foram disponibilizadas em um documento com perguntas e respostas para esclarecer qualquer dúvida. Acesse o documento aqui.