Conheça as melhores faculdades de design gráfico do mundo

Melhores faculdades de design

Existem diversas profissões que são dependentes da formação acadêmica, enquanto outras áreas dependem muito mais da criatividade e do talento das pessoas que trabalham nela. No entanto, para designers, a combinação desses fatores é imprescindível para o sucesso, e é por isso que você precisa conhecer as melhores faculdades de design gráfico do mundo.

Elas estão espalhadas em diversos países e cada qual tem suas características, peculiaridades e pontos positivos, contribuindo para uma formação holística única para os seus estudantes que também vêm de todos os locais imagináveis. Ficou interessado? Então confira nossa lista e conheça essas instituições:

Royal College of Art

A Royal College of Art fica em Londres, na Inglaterra e foi considerada a líder entre as melhores faculdades de design gráfico do mundo. A sua reputação não é à toa: entre seu portfólio de professores notáveis, podemos citar os designers internacionalmente reconhecidos Ron Arad e Tord Boontje. Já entre os ex-alunos, destaque para Thomas Heatherwick and Jasper Morrison.

O ingresso na instituição é bastante rígido e só há espaço para estudantes realmente talentosos, que sairão de lá para transformar o mundo em diversas áreas como a arte, a moda, o design automotivo e até a engenharia.

Rhode Island School of Design

A Rhode Island School of Design fica nos Estados Unidos e é reconhecida sobretudo por sua longa tradição na área das artes desde a sua fundação em 1877. Entre os seus objetivos, podemos ressaltar a formação completa dos estudantes, com noções dos princípios e da história do design pelo mundo.

Entre os cursos e matérias mais procuradas, podemos ressaltar o de Design de Produtos e de Interiores, Design Gráfico, de Móveis e Desenho Industrial. Como se não bastasse, o campus mantém permanentemente um acervo que conta com mais de 80 mil obras de artistas de todo o planeta.

ESDI

Quem disse que o Brasil não teria um representante nessa lista? Localizada no bairro da Lapa, a ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) é um braço da UERJ e é referência sobre o tema na América Latina, formando com maestria alguns dos melhores e mais talentosos profissionais desse mercado há anos.

Foi a primeira instituição a oferecer um curso de nível superior nessa área em nosso país em 1962. É filiada ao ICSID (International Council of Societies of Industrial Design) e, nos dias de hoje, participa de diversos programas de intercâmbio e mantém convênio com várias instituições de renome em todo o planeta.

The D School: Institute of Design at Stanford University

A D School surgiu como uma pequena vertente da renomada Universidade de Stanford, que fica nos Estados Unidos. No entanto, ela atualmente é considerada uma das melhores faculdades de design gráfico do mundo. Seu nome oficial é Hasso Plattner Institute of Design, mas ela é mais conhecida pelo seu carinhoso e criativo apelido.

O grande foco das aulas é o estímulo à criatividade dos alunos, mas isso não quer dizer que não sejam estudadas outras matérias como negócios e gerenciamento. A ideia central é que se possa complementar o conhecimento com cursos de interesse de cada estudante, como design thinking e inovação. Há graduandos com todo tipo de formação por lá.

Art Center College of Design

O Art Center College of Design tem um lema muito interessante: “Aprenda a criar. Influencie a mudança.” Tradicionalíssimo no ensino do ramo nos Estados Unidos e funcionando desde a década de 30, as classes são usualmente mais voltadas para as áreas artísticas, mas a sua formação também contempla outros aspectos importantes do mercado.

As aulas iniciais focavam somente na área de fotografia, mas em 1949 já começaram a ser oferecidos diplomas de graduação e de pós-graduação, uma realidade que permanece até hoje. Entre os cursos principais da instituição, podemos destacar, entre outros, os de Publicidade, Design de Entretenimento, Design Gráfico, Ilustração e Fotografia.

MIT Media Lab

Você certamente já ouviu falar sobre o MIT (Massachusetts Institute of Technology), pois ela é uma das instituições mais renomadas do mundo em termos de tecnologia e reúne algumas das mentes mais brilhantes dos tempos contemporâneos em seus campi. No entanto, o que você provavelmente não sabia é que o MIT também investe em artes.

Seu Media Lab é o local no qual os estudantes de design podem aprender lições importantes com foco, logicamente, em tecnologia. Existem ex-alunos atuando nas mais diversas áreas — como o cinema, no qual o engenheiro de interface do usuário John Underkoffler foi um dos desenvolvedores do filme futurista Minority Report.

National Institute of Design

O National Institute of Design fica em Ahmedabad, na Índia, um país que tem se notabilizado pelos constantes investimentos em ensino nas mais diversas áreas. Atualmente, essa instituição vem sendo reconhecida como uma das melhores do mundo em design gráfico, ficando em diversas listas entre as 10 mais bem ranqueadas do planeta.

O grande destaque são seus três campi ativos, nos quais são oferecidos cursos como o Bacharelado em Design. Também existem cursos online bem procurados que são realizados pelos profissionais da faculdade. A lista de ex-alunos notáveis é imensa e os convênios estão aumentando, de forma que o local é cada vez mais uma referência no ramo.

College of Design, Architecture, Art and Planning

O College of Design, Architecture, Art and Planning é a vertente relacionada com a formação em design gráfico da renomada Universidade de Cincinnati, uma instituição muito tradicional nos Estados Unidos e cujo ano de fundação data do longínquo ano de 1819.

A instituição está ranqueada entre as melhores universidades da América do Norte e tem destaque nessa área. Entre os principais cursos oferecidos para os estudantes, podemos destacar os de Design de Moda, Design Gráfico e Design Industrial. Outras possibilidades que estão fazendo sucesso e atraindo estudantes de todo o planeta são a graduação em Arquitetura e em Design de Interiores.

Essas são algumas das as melhores faculdades de design gráfico do mundo. Gostou desse conteúdo? Então que tal curtir a nossa página no Facebook para estar sempre atualizado com novidades e curiosidades sobre as mais diversas áreas do design?