Conheça a história do designer Gerard Huerta: um ícone dos logos

logo do designer Gerard HuertaVocê provavelmente já deve ter visto um trabalho do designer Gerard Huerta, mas não o associou ao seu nome. Isso porque ao longo dos 40 anos de carreira, ele desenvolveu um grande volume de trabalhos que se destacaram nas mais variadas áreas.

Na indústria de entretenimento, ele desenhou logotipo para bandas como AC/DC e Boston, assim como o redesign da HBO. Atuou também em outros segmentos, com trabalhos para Nabisco, Pepsi, e a identidade visual da Swiss Army.

Nesse post sobre a biografia e obra desse designer norte-americano, reunimos um apanhado dos seus principais trabalhos para inspirar você em suas próximas criações. Por isso, não deixe de conferir:

Saiba a trajetória

O designer Gerard Huerta nasceu no sul da Califórnia, e descobriu o seu talento para o desenho desde muito cedo. Quando ele era criança, gostava de assistir a um programa em preto e branco que ensinava a desenhar e não demorou para que seus pais comprassem um pequeno kit de desenho. Por influência de sua tia, artista plástica, ele logo passou a se aventurar pela pintura a óleo.

Com o desenho cada vez mais presente em sua vida, ele buscou continuar seus estudos em uma universidade que proporcionasse oportunidades de experiências únicas. Assim, ele decidiu estudar no Art Center College of Design, em Pasadena, referência mundial em artes aplicadas. Muitas figuras conhecidas passaram por lá, como o cineasta Michael Bay e o designer automotivo Chip Foose, que trabalha com restauração de carros no Overhaulin’.

Gerard Huerta se formou em apenas metade do tempo previsto para o curso. Movido por esse entusiasmo, ele casou e se mudou para Nova York em 1974. No entanto, aquela não era uma época muito favorável para um designer gráfico e, após dois meses de procura intensiva por um emprego formal, ele decidiu que iria ser freelancer.

Depois de distribuir seu cartão de visitas para todos os contatos que conheceu durante aquele período, ele finalmente recebeu uma oferta da CBS Records para desenhar a arte dos álbuns de música. Foi quando sua carreira começou.

O contato diário com diretores de arte e produtores musicais, contribuiu para construir uma sólida rede de relacionamentos que lhe renderia credibilidade mais tarde. Apesar disso, ele sentiu que precisava de maior liberdade criativa para amadurecer o seu portfólio. Em 1976, apenas dois anos após sua entrada na gravadora, ele decidiu iniciar sua própria trajetória, fundando a Gerard Huerta Design Inc.

Confira o lettering

Em vista dos recursos limitados da época, todos os logos foram desenhados manualmente com atenção especial ao lettering, característica marcante do designer Gerard Huerta. Diferente da tipografia convencional, que utiliza um padrão de caracteres predeterminados, o lettering, nesse caso, é feito à mão, combinando letras trabalhadas individualmente para uma aplicação exclusiva. Esse estilo também se caracteriza por ser mais expressivo, se adequando a um layout específico.

Durante o período na CBS, Huerta projetou logotipos e a arte de álbuns para bandas como Boston, Ted Nugent, Blue Oyster Cult, além da própria gravadora.

No entanto, o logo mais significativo foi para o álbum “Let There Be Rock”, da banda de rock AC/DC. As formas das letras são chanfradas, com linhas retas e cantos agudos. O estilo tipográfico rudimentar virou clichê das bandas desse gênero, sendo baseado na bíblia de Guttenberg. O relâmpago se relaciona com o nome da banda e é desenhado no formato de uma letra, conferindo ritmo e unidade à marca.

Mas não é só isso que faz esse logo tão especial. Até esse quarto álbum de 1977, a banda não possuía uma marca bem definida. A legibilidade e simplicidade permitem a fácil aplicação e conservam características da história da banda, conferindo personalidade a essa marca. Nesse sentido, com a aceitação positiva, o logo passou a integrar parte da identidade visual do AC/DC.

Veja o redesign

O redesign surge para se adaptar às novas preferências estéticas do usuário, considerando o posicionamento estratégico da marca e o histórico de atuação da empresa. A partir disso, Huerta colaborou com a reformulação de diversas marcas.

Nabisco é um dos seus trabalhos mais reproduzidos, tendo em vista o amplo leque de produtos que a empresa oferece diariamente aos consumidores. O redesign passou por uma simplificação e adicionou suavidade a marca.

Além dos ajustes no logo da Pepsi, Huerta também desenvolveu uma fonte sem serifa para aplicação na identidade visual da empresa.

Na reformulação da HBO, deu-se destaque as siglas da empresa e ocultou-se o seu nome completo, como ficava evidente nas versões anteriores. Isso porque a marca já havia sido assimilada o suficiente para permitir esses ajustes.

Conheça outros trabalhos do designer Gerard Huerta

Uma longa parceria com o ilustrador Roger Huyssen rendeu artes temáticas para o Super Bowl, e alguns filmes como Bronco Bily, de Clint Eastwood. Assim como logos para diversas edições do Breeders ‘Cup, uma competição clássica de corrida de cavalo.

Huerta também trabalhou no logo e layout de capas das renomadas revistas PC Magazine, People e Time.

As ilustrações para mostruários de relógios e o logo da Swiss Army Brand são feitas por esse designer. Todos elas são projetadas para refletir o estilo particular do relógio, com uma apresentação lógica e clean.

Em parceria com o Museu Nacional da Guitarra nos Estados Unidos, ele também recria a arte de guitarras vintages. A ideia é apresentar esses instrumentos na condição em que eram fabricados originalmente.

Entenda além do design

O designer Gerard Huerta deixou um legado nos mais diversos segmentos, seja ele ilustração, branding, lettering ou tipografia. Através dos seus rascunhos à mão, ele abriu espaço para criatividade, projetando formas únicas. Afinal, sua versatilidade nos lembra que é possível se aventurar em diferentes áreas e, ainda assim, alcançar o tão merecido sucesso na carreira.

Por isso, permita-se experimentar novas possibilidades. O design não é uma ciência exata e você precisa nutrir constantemente o seu feeling para desenvolver trabalhos mais relevantes. O propósito é transformar problemas nas melhores soluções, que só virão através da livre experimentação.

Gostou de conhecer um pouco da trajetória do designer Gerard Huerta? Então compartilhe com seus amigos.