Fonte para logo: como escolher e os melhores modelos

fonte para logo

É impossível pensar em design sem pensar em logos. Eles são responsáveis por representar, de forma concisa e impactante, a mensagem que a empresa deseja passar. Dentre vários elementos do logo, a tipografia (geralmente conhecida como fonte) usada é uma das mais importantes — e também a que desperta mais dúvidas e dificuldades.

Para facilitar seu trabalho, separamos dicas incríveis de como escolher uma fonte para criação de logo. Com elas você poderá incrementar seus projetos e desenvolver logos perfeitos. Confira!

Definindo o estilo do logo

Antes de pesquisar fontes para compor o trabalho, é importante delinear alguns detalhes que farão toda a diferença no resultado. Um deles é o estilo que sua identidade terá.

O estilo do seu logo vai seguir uma estética clássica ou contemporânea? Você pretende usar ícones para auxiliar na composição da imagem ou se trata de um símbolo puramente tipográfico? Serão usadas muitas cores ou apenas preto e branco?

Estas perguntas devem ser respondidas antes do início de qualquer projeto, por meio do levantamento de público-alvo, análise do briefing do cliente e pesquisa de referências. Com estas informações, já é possível seguir adiante.

A “voz” do logo também importa

Pode parecer estranho, mas toda identidade visual tem uma “voz”, isto é, um impacto visual que transmite a mensagem, e a escolha da fonte faz toda a diferença neste aspecto.

Considere, por exemplo, uma loja de produtos infantis. Uma fonte grossa, monocromática e totalmente geométrica ficaria estranha e pouco atraente, o que pode ser um sinal de um projeto pouco cuidadoso. O mesmo seria dito de um escritório de advocacia que usasse a já clássica Comic Sans, fonte feita para livros infantis, em seu logotipo.

Legibilidade x leiturabilidade

Embora tenham certa semelhança e possam parecer redundantes, a diferença entre esses dois termos técnicos é crucial para a escolha da fonte e para o desenvolvimento de um bom projeto. A legibilidade quer dizer se uma palavra pode ser reconhecida pelo leitor. Porém, leiturabilidade está ligada ao conceito de reconhecimento de frases e textos.

Uma tipografia pode ser legível quando usada em um logo, mas pode não ter uma boa leiturabilidade quando usada para compor um texto mais extenso.

Se o seu trabalho prioriza o impacto visual e pode abrir mão de uma leitura veloz, há uma abertura para escolher fontes mais rebuscadas, de baixa leiturabilidade, o que não é o caso em projetos que demandem rapidez e clareza na comunicação visual do cliente.

Simplicidade e memorização em primeiro lugar

Antes de listar nossa seleção de fontes incríveis, resta lembrar que o objetivo de um logo é ser o mais conciso possível, para que seja facilmente lembrada e reproduzida pelo público.

Pense sempre na tipografia que melhor atenda a estes princípios básicos do design antes de começar o trabalho e certifique-se de seguir os princípios da simplicidade: use apenas uma fonte e selecione o menor número de cores possível. Agora vamos às fontes!

Confira um exemplo de fonte para logo

1. Michelle

Esta fonte gratuita é do tipo manuscrita, com um aspecto de pinceladas leves, perfeita para criar logos de docerias, lojas voltadas ao público infantil ou outros empreendimentos que prezem pela delicadeza.

Além dos arquivos de texto, o pacote também oferece ornamentos para as letras, que podem ser usados para tornar suas criações ainda mais atraentes.

2. Eater

Seguindo o caminho inverso, a tipografia Eater aposta em formas distorcidas e com acabamento que se assemelha a espinhos, o que confere uma aparência rústica e única à fonte. Suas características peculiares a fazem perfeita para empreendimentos fora do comum, cheios de energia e jovialidade — mas é necessário cuidado para não exagerar em seu uso.

3. Tertre

Com traços de espessura fixa e serifas retangulares e finas, esta fonte de aparência moderna tem leitura fácil e simplificada, sendo perfeita para escritórios ou empresas que desejem inovar sem perder a atenção do público mais tradicional.

No entanto, o preço é um fator a se considerar: o pacote com doze pesos de escrita custa US$ 180, um valor que pode ser proibitivo para a maioria dos clientes.

4. Lobster

Esta tipografia, da categoria script, se destaca por seu belo desenho repleto de contrastes entre as espessuras de traço e suas características retrô, tendência que está em alta.

O arquivo traz também inúmeras opções de ligaduras diferenciadas entre letras, ampliando as possibilidades estéticas. O download é gratuito, com um link para doações voluntárias disponibilizado pelos criadores.

5. Franchise Bold

Com traços retos e acabamento angulado, esta incrível fonte é polivalente e de fácil leitura: se bem usada, serve para uma grande diversidade de projetos.

Além disso, é uma boa alternativa à Bebas Neue, fonte da mesma categoria que é extensamente usada, ao ponto de tornar-se um clichê da área.

6. Big John / Slim Joe

Disponibilizada apenas com os caracteres de caixa alta, numerais e gráficos, esta tipografia que combina traços retos e curvos oferece dois pesos, um extremamente pesado e o outro muito leve, criando um interessante contraste associado ao aspecto vintage da fonte.

7. Desyrel

Esta fonte de estilo cursivo e aspecto de escrita infantil se comunica muito bem com o público a que é destinada por sua leitura descomplicada. É indicada para lojas e demais empresas que lidem apenas com crianças. O desenho da tipografia torna-se cômico se usado com direcionamento a adultos.

8.  Nougatine

Se o briefing do seu projeto tem uma barbearia ou outro empreendimento que busque tendências vintage e retrô, a Nougatine é a fonte ideal. Seus traços únicos e o grande peso fazem dela uma tipografia com grande impacto e beleza.

Por outro lado, os caracteres minúsculos têm uma leiturabilidade diminuída, o que reduz a eficácia da fonte para textos mais longos.

Neste artigo, vimos algumas das dicas para a escolha de uma fonte que se encaixe perfeitamente em cada projeto na hora da criação de um logo, além de uma lista de fontes, entre gratuitas e pagas, de excelente qualidade. Com estas informações, desenvolver um logo será muito mais fácil e com resultados ainda melhores!

Gostou do texto e quer descobrir ainda mais dicas de design para otimizar seu trabalho? Veja como criar um conjunto de papelaria de sucesso a partir do zero!