Marca forte: aprenda como criar e posicionar uma

marca forte

Como construir uma marca forte? Esse é um desafio da maioria dos designers, principalmente se você é um freelancer e tem que atender uma variada cartela de clientes ao mesmo tempo.

A pressão e a necessidade de aumentar a renda fazem com que o tempo dedicado na construção de uma marca seja diminuído. Se ganha em quantidade, enquanto a qualidade é colocada de lado.

Neste artigo, criamos um checklist sobre os principais tópicos que fazem uma marca ser forte e conseguir um bom posicionamento no mercado para você acessar sempre que precisar. Ficou interessado? Então, acompanhe!

Saber que o seu trabalho vai além da projeção de um logo

Antes de tudo, tenha em mente que uma marca não deve ser resumida a um logo. Ela é um conjunto de características que engloba o logo, slogan, identidade visual e posicionamento. Uma marca representa o sentimento que as pessoas têm em relação ao seu cliente.

É por isso que o seu trabalho não envolve somente o processo criativo. Ele é mais que isso. O trabalho de criação de marcas deve ser integrado com outros setores e não levar em consideração apenas os gostos pessoais seus ou os do cliente.

É preciso explorar aspectos como o mercado, público-alvo e concorrentes, além de outros fatores. Essa compreensão vai ajudar durante todo o processo de criação e de gestão (branding), levando você a construir marcas mais fortes e memoráveis.

Conhecer o público-alvo do seu cliente

A criação de uma marca forte não está limitada apenas ao trabalho prático. É preciso entender o perfil do público-alvo que vai interagir com a sua criação.

Para isso, é indicado solicitar ao cliente informações sobre o tipo de gente que ele deseja atingir. Quais são as suas principais características, preferências e quais outras marcas eles costumam consumir?

Isso vai ser de grande ajuda quando você tiver que definir elementos visuais como cores predominantes, fontes e outras aplicações.

Manter um questionário com perguntas que lhe ajudem a identificar esse público vai ajudar nesta hora. Confira alguns temas que podem ser abordados!

  • Características gerais como faixa etária, estado civil, gênero, classe social;
  • Preferências pessoais, como hobbies, posicionamento político, lugares preferidos, programas de TV mais assistidos;
  • Dados sobre o consumo ou de interação com a concorrência.

Padronizar a sua criação

Há um ponto em comum nas marcas mais fortes do mercado: todas elas possuem um padrão.

Gigantes como a Coca-Cola e a McDonalds não pecam em nenhum momento neste assunto. A sua identidade pode ser vista nos produtos, redes sociais, sites, uniformes, embalagens.

Cuidar dos pequenos detalhes para ser lembrado não só pelos clientes como por aqueles que visualizam a marca é fundamental. Por isso, antes de criar uma marca, pense se a sua ideia é versátil e de fácil aplicação.

No futuro, o seu cliente pode querer aplicá-la em camisetas, brindes ou sites. Isso deve ser feito sem a necessidade de alterar cores ou proporções definidas por você. O seu trabalho precisa ter esse diferencial.

Construir uma marca forte através da identidade

A identidade visual representa a missão e os valores de uma empresa. É por isso que os elementos físicos e visuais devem transmitir algo positivo para os clientes. O que vem na sua cabeça quando você pensa nos notebooks da Apple (Macbook), por exemplo?

A logo? O design arrojado dos produtos? A sensação de que você possui um produto top de linha? Que nem todos podem ter o mesmo equipamento que você e, por isso, você é privilegiado?

O trabalho de criação de uma marca entende que toda vez que você usa um produto, você cria uma percepção sobre ele. Essa percepção precisa estar alinhada com a identidade da marca. É isso que vai definir o sucesso do seu trabalho.

Criar um manual de identidade visual

Explicações sobre o processo criativo, malhas de criação do logotipo, esquemas de cores, linhas. Você certamente já viu os manuais de marcas de grandes empresas. Então por que não empregar esse artifício nas suas criações?

Por que entregar um manual de marca é importante?

Um trabalho feito por um profissional criativo deve envolver um manual de marca por diversos fatores. Imagine que um dos seus clientes precisa aplicar a logo feita por você em alguma outra plataforma.

Das duas, uma: ou ele vai procurar você novamente ou ele vai fazer essa aplicação sem nenhum cuidado. Os dois casos prejudicam a sua reputação e colocam todo o seu trabalho para criar uma marca forte na lata do lixo.

O que eu devo inserir no manual da marca?

Você pode adaptar o manual de acordo com os seus clientes. No geral, um bom manual evita linguagem técnicas e serve como um guia que vai ajudar o cliente a gerir a logo. Confira o que não esquecer:

  • Apresentação;
  • versões da marca (vertical e horizontal);
  • grade de construção (grids);
  • tipografia, fonte do logo;
  • cores, versão monocromática, em negativo e p&b;
  • aplicações em fundos variados e em artigos diversos (papelaria, uniformes, brindes, sacolas e etc);
  • proibições, para vetar a deterioração da identidade visual.

Cuidar do branding

Por último, mas não menos importante, a sua criação deve englobar um trabalho de branding. É ele que ajuda a gerir o processo, gerando fidelização, lembrança e estimulando a confiança e agregando valores à sua marca.

No fim, é o branding que influencia na decisão de compra e é o seu trabalho, feito para construir uma marca forte que vai fortalecê-lo, junto com outras estratégias de marketing e comunicação.

Um dos maiores benefícios do branding é fazer com que o consumidor compre o seu produto por outros fatores, independentes do preço.

Por isso é tão importante alinhar o seu trabalho com os valores que o seu cliente deseja transmitir para o público-alvo. A Coca-Cola, por exemplo, atrai consumidores por diversos fatores: sabor, associação com momentos felizes, prazer.

De certo, eles foram construídos com o apoio de um longo trabalho de branding. Elementos de design como as cores, o formato da garrafa e a logo provavelmente contribuem com a geração de valores para o produto e, quanto mais valor uma marca tem, mais forte ela será.

Neste artigo, abordamos uma série de fatores que contribuem para a criação de uma marca forte. Viu como o seu trabalho é maior e mais importante do que você imagina?

Para acompanhar a gente de perto e ficar por dentro das nossas publicações, curta a nossa página no Facebook!