Guia completo de apresentações de negócios para designers

apresentações de negócios

Uma boa apresentação de negócios pode fazer toda a diferença na aceitação do seu trabalho. Quem nunca passou por uma experiência como esta? A de desenvolver uma programação visual completa para um cliente, mas ter o seu trabalho confrontado porque a apresentação enviada não conseguia transmitir com clareza tudo o que você imaginou.

Muitas vezes, uma apresentação de negócios matadora é o que falta para convencer o seu público da importância e qualidade do seu trabalho. Por isso, no post de hoje, você vai entender o quão importante esse recurso pode ser para um designer gráfico, conhecerá algumas estratégias visuais de apresentação e será apresentado às principais ferramentas disponíveis para fazer esse tipo de trabalho.

Além disso, vamos dedicar parte deste conteúdo para ensinar a você algumas técnicas de negociação com o cliente que podem mudar de uma vez por todas a maneira como o seu trabalho é recebido. Por último, enumeraremos alguns dos principais canais para compartilhar apresentações de negócios de maneira profissional e polida e mostraremos porque é vantajoso utilizar essas plataformas.

Pronto para se tornar um mestre nas apresentações de negócios e elevar a taxa de aprovação dos seus designs com algumas dicas simples? Então, comece já a leitura deste guia!

1. A importância de uma boa apresentação

Antes de começarmos o nosso guia, você precisa entender por que as apresentações de negócios podem ser tão importantes. Afinal, qual é o seu papel no trabalho do designer gráfico freelancer e por que é essencial acertar na hora de sua confecção? São essas respostas que você terá nos tópicos abaixo.

Primeiramente, é preciso dizer que as apresentações de negócios têm um papel no universo corporativo. Elas são utilizadas pelas empresas para vender ideias ou produtos e podem fazer parte de processos de treinamento ou motivação da equipe. Por isso, são itens fundamentais no dia a dia das corporações.

É essencial que elas sejam capazes de capturar a audiência e sua atenção, portanto, precisam ser inspiradoras, não importando de que assunto tratem. Uma apresentação convincente é meio caminho andado para fechar um negócio e é capaz de focar os principais problemas de seu interlocutor e entregar soluções com as quais ele é capaz de se relacionar.

Além disso, apresentações de negócios precisam ser apelativas visualmente. Isso significa que têm de ser construídas para conquistar todo o foco do público e mantê-lo atento às suas proposições. Por último, é também integral que apresentações de negócios consigam conectar-se e envolver quem está participando delas, seja com elementos interativos, seja com slides memoráveis.

Encontradas todas essas demandas, você estará pronto para produzir a apresentação de negócios perfeita. Mas isso por si só não explica sua importância. Ela reside no fato de que apresentações passam credibilidade, promovem seu trabalho e são persuasivas. Veja mais detalhes:

Credibilidade

Uma boa apresentação de negócios é, antes de tudo, crível. Todas as informações contidas nela são imediatamente relacionáveis e podem ser verificadas pela audiência com facilidade. Portanto, esse veículo constrói autoridade para o designer e mostra o tanto que ele entende de seu próprio trabalho.

As maneiras como uma apresentação faz isso são várias. Pode ser porque nela estão contidos dados acionáveis, ou há uma lógica inquestionável entre os elementos de sua construção. Uma apresentação de negócios que não consegue passar credibilidade, por outro lado, pode te prejudicar bastante.

Ela não só não cativará o seu público imediatamente, bem como pode afastá-lo de seus propósitos iniciais, fazendo com que seja mais difícil vender uma ideia para aquelas pessoas da segunda vez. Por isso, quando o assunto é apresentações de negócios, o melhor que você tem a fazer é esforçar-se para acertar de primeira.

Promoção do trabalho

Outro papel de uma apresentação de negócios é promover o seu trabalho e não é difícil entender por que ela faz isso. Uma apresentação deve revelar as etapas de processo em que você se engajou para construir um determinado protótipo e convencer as pessoas de que elas eram necessárias.

Quando bem executada, uma apresentação de negócios é capaz de mostrar a completos desconhecidos que você domina totalmente uma disciplina, como a criação de logos.

Persuasão

Por último, uma apresentação de negócios deve ser persuasiva. Para isso, a maioria das pessoas utiliza um recurso conhecido como storytelling. Storytelling — ou contar uma história — é envolver a sua audiência com um case altamente relacionável e esperar que esse case seja o suficiente para transmitir os conceitos de maior importância para a sua apresentação.

O recurso funciona porque a maioria de nós tende a prestar mais atenção em raciocínios lineares, como os envolvidos no processo de se contar uma história, e ele é altamente persuasivo porque apresenta problema e solução de forma didática e bem explicada.

Grandes apresentações de negócios são persuasivas e conseguem convencer as pessoas ao seu redor da necessidade de agir imediatamente sobre um determinado problema.

2. Estratégias visuais de apresentação

Agora que você já conhece a importância de uma apresentação e o que ela pode fazer para alavancar as suas aprovações, deve estar se perguntando se existem técnicas específicas que podem gerar uma boa apresentação de negócios e evitar erros comuns. A notícia boa é que sim, elas existem e você aprenderá cada uma delas a seguir.

As chamadas estratégias visuais de apresentação envolvem o uso de tipografia, a maneira como você encadeia as ideias e até o tipo de imagens que são escolhidas para compô-las. Seguindo essas orientações, criar apresentações de negócios será muito mais fácil para você.

Escolha uma fonte com alta legibilidade

O primeiro passo para uma boa apresentação é escolher fontes incríveis e de alta legibilidade. Não há dúvidas de por que isso é tão importante, afinal, as informações contidas no seu documento precisam ser lidas pelo público e isso será muito mais fácil se você conseguir escolher a tipografia certa.

Não se preocupe em inventar a roda toda vez que for desenvolver uma apresentação. Escolha tipografias que funcionaram para você em outros projetos e que são garantidamente nítidas e claras como devem ser.

Quando o assunto é palavras numa tela, letras sem serifa funcionam melhor do que as serifadas e você deve lembrar-se desse truque se quiser construir uma boa apresentação. Se possível, utilize as mesmas fontes adotadas no projeto gráfico que você está apresentando, para oferecer uma unidade visual e aumentar a persuasão de sua apresentação.

Dê foco ao conteúdo

A parte mais importante da sua apresentação de negócios é o seu conteúdo. Por isso, coloque-o como protagonista. Identifique o propósito e o objetivo de criar uma apresentação antes mesmo de criar o arquivo dela e faça um outline de seu conteúdo, para guiá-lo ao longo do processo.

É importante encher a sua apresentação de informações sólidas e relevantes para o cliente, por isso, busque fontes autoritativas delas e inclua links para conferência. Para aumentar a probabilidade de uma apresentação ser visualizada até o fim e compartilhada (se esse for o seu objetivo), dê a ela dados que não são facilmente encontrados em nenhum outro lugar.

Gaste um slide por ideia

Para organizar o seu conteúdo, gaste um slide para expor cada ideia. Se você colocar mais de uma ideia em um slide, pode acabar enchendo o seu leitor com informações demais e fazendo com que ele se distraia. Mantenha o seu conteúdo abaixo de 10 palavras para o máximo de eficiência, sempre que possível.

Inclua imagens em alta qualidade

Como em qualquer trabalho, uma apresentação de negócios exige que você faça um esforço e busque imagens de alta qualidade para compor junto a suas ideias. Por isso, lembre-se sempre de buscar em bancos de imagens por itens em perfeita resolução, compatível com o tamanho do layout que você optou por utilizar.

Uma boa regra é nunca incluir em sua apresentação imagens com menos de 1000×1000 pixels, mas isso pode variar. Dê preferência a imagens que combinem com o esquema de cores escolhido para a sua apresentação e façam sentido no contexto das informações ali delineadas.

Seja consistente

Para obter o máximo de desempenho das suas apresentações de negócios, o ideal é manter a consistência. Ou seja, utilizar as mesmas tipografias, cores e tipos de imagens e ícones ao longo de todo o seu layout.

Pense na sua apresentação como pensaria na diagramação de um livro. Se uma página estiver muito distante da outra, graficamente falando, parecerá que ela não faz parte do todo. Agora, se você seguir um grid ou adotar uma mesma estrutura visual, será mais fácil identificar os elementos como relacionados.

Faça bem o encadeamento de informações

Faça sempre o bom encadeamento das ideias contidas na sua apresentação, ou seja, siga um roteiro que deixe claras as suas intenções do começo ao fim. Você pode se beneficiar ao escrevê-lo com antecedência, pensando em cada etapa da sua apresentação como uma chance de convencer o seu cliente de uma ideia. Faça um rascunho com o que gostaria de dizer e estude-o antes de começar a preparar sua apresentação, para o máximo de eficiência.

Feche a sua apresentação com uma call to action

É muito importante que a sua apresentação termine dando ao seu leitor uma oportunidade de agir. Por isso, o ideal é terminá-la com uma call to action ou chamada para ação, uma frase simples que convida o interlocutor a tomar um determinado curso de ação a partir do momento em que ele termina a leitura.

Esse curso de ação pode ser entrar em contato com você novamente ou visitar o seu website. Garanta que a call to action escolhida faça sentido no contexto da apresentação de negócios e dê a ela um lugar de destaque no final dos seus slides.

3. Principais ferramentas para apresentação de trabalhos

Assim como existem vários formatos de PDF, há uma série de ferramentas de apresentação de trabalhos online que você pode utilizar para entregar para o seu cliente a melhor versão daquilo que faz. Selecionamos abaixo algumas delas para que você saiba exatamente quais escolher a partir de agora.

Haiku Deck

Haiku Deck é um software para a criação de apresentações extremamente simples, que segue o modelo clique e arraste. Com ele, você pode esquecer de vez o Power Point e trabalhar com uma série de layouts de estética profissional para configurar apresentações de negócios bonitas e agradáveis em alguns instantes.

Há mais de 40 milhões de imagens em seu banco, e o grande diferencial da plataforma é a possibilidade de criar apresentações perfeitas para todo tipo de dispositivo. Celulares, tablets e computadores são bem compreendidos pelos layouts do Haiku Deck, que se adaptam ao tamanho de tela em que serão apresentados. Ficou curioso e quer experimentar? Acesse o website do Haiku Deck para conhecer melhor a solução.

Canva

Canva é o Photoshop para o seu browser e, como tal, promete milhares de funções, incluindo a possibilidade de editar apresentações online gratuitamente. Basta criar uma conta na plataforma e começar a utilizá-la para ser apresentado a um universo em que o design é uma tarefa muito mais simples do que você está acostumado.

Inclusive, ele tem aplicativos para iPhone e iPad para que você possa levar o seu trabalho consigo onde quer que vá e em qualquer dispositivo e, como outros membros de nossa lista, também oferece uma série de templates customizáveis que você pode editar para criar apresentações com a sua cara.

Com mais de um milhão de fotos de bancos de imagens disponíveis para seleção, ele torna o trabalho de escolher o que utilizar na sua apresentação ainda mais simples, unificando tudo em uma só ferramenta. Para experimentar esse recurso, acesse o website do Canva e crie sua conta.

Trakto

Trakto permite que você crie e edite apresentações de maneira simples em uma ferramenta completamente traduzida para o português. Ele conta com modelos de propostas, layouts para e-books, templates para redes sociais e centenas de opções para apresentações comerciais que facilitarão muitíssimo a sua vida.

Suas apresentações podem incluir vídeos e gifs animados e muita interatividade, já que o Trakto foi criado para isso. Basta escolher um dos templates pré-desenvolvidos por especialistas e começar a adaptar o seu conteúdo a eles, mudando suas cores, tipografia, layout e composição.

Assim, o recurso poupa tempo na sua rotina e pode ajudá-lo a criar peças incríveis em questão de minutos. Acesse a ferramenta visitando o website da Trakto.

Genially

Essa é uma ferramenta incrível para a criação de apresentações, pois permite a edição de conteúdo interativo como nenhuma outra opção listada aqui. Completamente gratuita, sua plataforma funciona online e não exige que você instale nenhum tipo de software no seu computador. Isso pode ser particularmente útil para criar apresentações fora do seu ambiente de trabalho tradicional.

Ela tem recursos para edição de imagens, infográficos, catálogos e currículos, além de apresentações, e seu maior diferencial é ser construído inteiramente em HTML5. Crie animações e layouts interativos sem precisar aprender a programar com auxílio dessa ferramenta intuitiva e dinâmica.

Genially é diferente dos outros recursos aqui listados não apenas pela sua interatividade, mas porque permite impressionar audiências com conteúdos externos, como vídeos do YouTube. E é muito simples criar e editar apresentações utilizando sua plataforma, que tem o estilo clique e arraste tradicional aos programas de edição online.

Há muitas soluções disponíveis, como integração com Spotify, Google Maps e redes sociais, e o Genially permite que você compartilhe o seu trabalho virtualmente por qualquer meio — Whatsapp, websites, blogs e tudo mais que você imaginar pode ser conectado à ferramenta.

Para mensurar o impacto do seu trabalho, o Genially integra uma ferramenta de Analytics que permite ver quantas pessoas visualizaram a sua apresentação e de que locais. Pageviews, clicks e outras estatísticas úteis estão disponíveis na palma da sua mão. Para conhecer a ferramenta, acesse o website do Genially.

Adobe InDesign

O Adobe InDesign é a ferramenta mais tradicional para a confecção de apresentações para clientes. Parte do pacote Adobe, ele se conecta ao Photoshop e Illustrator para explorar as principais características desses softwares, como a capacidade de editar gráficos vetoriais e imagens em camadas.

Trata-se de uma ótima opção para você fazer as suas apresentações de negócios, porque oferece a possibilidade de editar tanto arquivos para Web quanto para meios impressos, possibilitando assim a inclusão de links, vídeos e outros elementos interativos no seu trabalho.

Além disso, ele é um dos poucos de nossa lista que permite a você salvar em diferentes formatos de PDF, como o X-1 e o X-3, o que pode ser útil em apresentações e plataformas específicas. O Adobe InDesign é um programa avançado, ou seja, deve ser manipulado por designers com alguma experiência na execução de layouts. Você pode obtê-lo para um teste gratuito no site oficial da Adobe.

4. Dicas de negociação com o cliente

Uma apresentação de negócios é uma das suas principais oportunidades de interagir com o cliente, mas não é a única. Use as dicas de negociação a seguir para fechar negócios da melhor forma possível:

Não tenha medo de pedir o que você quer

Um dos diferenciais de negociadores bem-sucedidos é que eles não têm medo de fazer as suas demandas. Eles são assertivos e desafiam as convenções — por isso, conseguem o que querem. Pratique expressar as suas vontades e deixar claros os seus desejos antes de uma negociação, para estar mais confiante na hora H.

Ouça mais do que fale

Bons negociadores sabem ouvir mais do que falar. Ou seja, eles conseguem entender as necessidades do outro e sabem colocá-las antes das suas. Por isso, tendem a obter melhores resultados que os demais. Faça boas perguntas e ouça bem as suas respostas: essa é a maior dica de negociação que alguém pode lhe dar.

Pesquise sobre o cliente

Antes de uma reunião, pesquise o suficiente sobre o seu cliente para saber quais são as possibilidades de negociação que você tem. Reúna o máximo de informações pertinentes que puder e direcione a sua apresentação de negócios por meio delas. Quanto melhor você entender o outro lado, mais se dará bem.

Mostre ao outro que suas necessidades serão endereçadas

Ao longo de uma negociação, certifique-se de deixar claro para o outro lado que todas as suas necessidades serão endereçadas e você será capaz de lidar com cada uma delas. É importante passar confiança e credibilidade se você quiser fechar um negócio.

5. Canais perfeitos para disponibilizar a apresentação de seu trabalho

Você sabe o que um bom designer precisa para fazer o seu trabalho? Além de talento e muita dedicação, conhecer os canais perfeitos para disponibilizar suas apresentações de negócios é outro item que pode ajudar. Por isso, elencamos alguns deles para que você possa explorá-los em sua jornada como designer gráfico freelancer!

Dribbble

Dribbble é um excelente lugar para mostrar trechos de suas apresentações de negócios e evidenciar o seu talento para a comunidade. Essa comunidade de networking oferece feedbacks incríveis sobre os trabalhos postados e faz de tudo para contribuir entre si, seja por meio da disponibilização de downloads gratuitos, seja pelo compartilhamento de dicas pertinentes.

DeviantART

Outro canto da internet em que suas apresentações de negócios podem encontrar um lar é no DeviantART, plataforma que gera milhões de pageviews por mês para artistas e designers. Ali, é possível apresentar o seu trabalho e construir um portfólio, de maneira rápida, fácil e gratuita.

ViewBook

Quando o assunto é criar portfólios mobile limpos e altamente atraentes, o ViewBook ganha destaque entre todos os websites que existem por aí. Especialmente desenhado para dispositivos móveis, o site permite que você faça upload de suas apresentações de negócios e crie galerias completas de forma ágil.

WeLancer

WeLancer é uma comunidade de designers apaixonados pelo que fazem, que permite que você crie o seu portfólio e encontre trabalho online, sem sair de casa. Trata-se de um excelente lugar para colocar suas apresentações de negócios, pois é uma vitrine direta para clientes e parceiros que podem se interessar por você e convidá-lo para novas e incríveis oportunidades de trabalho.

Como você viu até aqui, belas apresentações de negócios são um diferencial e tanto na carreira de qualquer designer, que pode se beneficiar por conhecer os recursos e técnicas apresentados neste guia. Esperamos que você tenha gostado das dicas contidas aqui e venha a utilizá-las no seu dia a dia!

Fazer uma boa apresentação de negócios é essencial para conseguir manter-se como designer freelancer. Gostou dessas dicas? Assine a newsletter WeLancer e conheça mais segredos para alavancar a sua carreira!