10 filmes para designers se inspirarem para suas criações

filmes para designers

Não é todos os dias que estamos inspirados ou com aquele impulso criativo para dar o nosso melhor, não é mesmo? Fique tranquilo, isso é bastante comum na vida de um designer. No entanto, existem formas de ingerir aquela “poção mágica” de inspiração sempre que preciso. Uma das principais é buscar referências em conteúdos da indústria criativa, como filmes para designers.

Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos apresentar 10 filmes que vão inspirar você, seja por seus apelos estéticos, por suas histórias ou mesmo pelo senso de pertencimento, com situações que todos nós já passamos na vida pessoal ou profissional.

Vamos nessa?

1. Jobs ou Steve Jobs

Os dois filmes são igualmente inspiradores. Seja o título de 2013 (Jobs), com Ashton Kutcher, ou o de 2015 (Steve Jobs), com Michael Fassbender, ambos conseguem abordar a personalidade genial e conturbada de Steve Jobs, o homem que revolucionou a indústria digital.

Explorar o universo do inventor e empresário, a criação da Apple e seus lapsos de imaginação ao longo do tempo pode ser uma experiência de muito aprendizado para um designer.

2. Walt antes de Mickey

Essa biografia apresenta a vida de Walt Disney nas suas primeiras aventuras de negócio, antes do sucesso da sua companhia — The Walt Disney Company. Lançado em 2014, o filme oferece lições fantásticas de um empreendedor que enxergou a animação como alternativa quando sequer existia tecnologia para explorar esse campo. Isso sem falar das frases célebres com as quais o animador nos presenteia ao longo do filme!

3. Her

Her (2014) é um filme muito intrigante. Escrito e dirigido por Spike Jonze, trata da história de um homem que desenvolve um relacionamento com a voz de uma assistente de sistema operacional chamada Samantha — algo como a Siri ou Cortana, do iOS e Windows. Ao longo do tempo, o drama questiona a forte conexão entre o humano e o virtual sob cenários urbanos e uma fotografia excepcional.

4. Melancolia

Um drama de ficção científica de Lars von Trier, é aclamado pela sua cinematografia. Conta a história de duas irmãs, uma que está prestes a se casar no momento em que um objeto está prestes a colidir com a Terra. Com um enredo tocante e profundo, Melancolia (2011) é uma boa pedida para quem não dispensa ótimas imagens e um roteiro nem um pouco superficial.

5. Os Estagiários

Uma comédia de riso fácil, o filme acaba abordando pontos do status quo da indústria de tecnologia atual. Os Estagiários (2013) conta a história de dois vendedores de mais de 40 anos que se inscrevem em busca de um estágio no Google. No processo, eles passam por lições sobre o mundo digital e corporativo enquanto competem pelas vagas com candidatos muito mais jovens.

6. A Rede Social

O filme de David Fincher e Aaron Sorkin mostra a história da criação e desenvolvimento do Facebook. Dos dormitórios de Harvard, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin são retratados como jovens geniais, sarcásticos e antissociais que acabaram por fundar a maior rede social de todas.

A Rede Social (2010) ganhou três Oscars — melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor edição — e é um filme completo: com boa história, inspiração e ótima montagem audiovisual.

7. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Essa comédia francesa com traços românticos marcou época. Nesse filme, é possível encontrar senso de pertencimento na história de descobrimento pessoal da personagem principal, Amélie Poulain. O conceito fotográfico também foi marcante, tornou-se uma tendência, espelhando produções semelhantes nos anos seguintes.

É uma boa pedida quando estamos descrentes com o mundo ou mesmo com as pessoas. Um filme que faz com que nossa visão de mundo seja reabilitada com uma boa dose de esperança. Ou seja, para inspiração profissional ou para passar por cima de uma crise existencial, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002) vale muito a pena.

8. Snowpiercer

A estreia em inglês do diretor sul-coreano Bong Joon-ho — que emplacou na sequência o filme Okja, da Netflix —, Snowpiercer (2013) é um suspense de ficção com um grande apelo estético. Sua fotografia consegue cativar até os mais exigentes entusiastas do alto nível nesse quesito. Chris Evans protagoniza a história, que se passa num retorno à Era do Gelo.

Rodado principalmente em Praga, na República Checa, o longa de pouco mais de duas horas de duração usa do confronto entre classes do trem Snowpiercer, responsável por resguardar os últimos resquícios de humanos que sobreviveram a uma tentativa de engenharia que pretendia parar os efeitos do aquecimento global, mas se tornou um desastre.

9. A Origem

Um dos filmes mais bem avaliados da última década, A Origem (2010) apresenta um mundo que é possível penetrar na mente humana e manipular segredos. Com diversas técnicas do motion design, o filme explora a arte de roubar sonhos nesse ambiente.

Para recolocar sua vida nos trilhos, Cobb, personagem de Leonardo Di Caprio, assume a missão de manipular o inconsciente de um herdeiro milionário para causar o caos e mudar as coisas no futuro. No longa, é possível se encantar com ângulos incríveis e trilha sonora de Hans Zimmer.

10. American Look

Filmado em 1958, esse curta é uma raridade que celebra o design contemporâneo e futurístico praticado na década de 50. Hoje, muitas ideias do filme parecem datadas, mas é uma ótima fonte para quem está desenhando aquele projeto vintage. À época, suas concepções eram revolucionárias e demonstravam como a divisão da Chevrolet colocava em prática os processos de desenvolvimento dos seus automóveis.

Uma homenagem ao design americano, nele é possível colher muito conhecimento sobre como conceber um produto e torna-lo algo real, aplicando a tecnologia disponível para fazer acontecer. Você pode assistir American Look no próprio YouTube.

Vale lembrar que muitos desses filmes para designers estão disponíveis nas principais plataformas, como o Netflix. Com certeza, qualquer uma dessas opções trará uma boa dose de inspiração ou mesmo um entretenimento de qualidade. É muito importante estar atualizado com o que o público está consumindo no momento. Portanto, procure explorar títulos que tragam diversão e crescimento profissional.

Você gostou da nossa lista de filmes para designers? Então compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais para inspirar ainda mais gente!