Descubra 7 ferramentas gratuitas para editar fotos

Seja você um fotógrafo profissional, amador, um designer, artista ou simplesmente alguém que ama registrar diversos momentos com a câmera do celular, é difícil resistir à tentação de fazer ajustes na sua foto logo após tirá-las, não é mesmo?

Não é à toa que os editores de imagem se tornaram tão populares tanto nos smartphones e computadores. Além do Photoshop, várias ferramentas gratuitas ou pagas estão disponíveis para baixar ou simplesmente usar online, sem precisar instalar nada.

ferramentas gratuitas

Nesse post, você vai conhecer as melhores opções do mercado para editar fotos sem precisar pagar por isso! Acompanhe:

1. Polarr

O Polarr é um verdadeiro achado da internet porque permite fazer ajustes avançados em qualquer imagem de forma bem simples e intuitiva.

Por ser bem completa, a plataforma consegue editar diversos formatos de imagem, incluindo arquivos RAW. Com ele, é possível aplicar qualquer filtro de uma galeria extensa e editar fotos de forma básica, alterando sua saturação, exposição, níveis e ajustes de cor, que também apresentam várias opções.

O software está disponível online em uma versão gratuita e outra paga. No site oficial, é possível fazer a comparação entre ambas.

Por ser bem recente (criado em 2014), todas as versões desse editor funcionam muito bem e apresentam recursos avançados, como edição de texto e temas customizáveis.

2. Pixlr

Se você quer um controle mais avançado sobre suas imagens, o Pixlr é uma das ferramentas gratuitas que melhor substituem o Photoshop e outros editores da família Adobe.

Com ele, também é possível trabalhar usando camadas (layers) e alternativas que dão um toque mais profissional para suas fotos, como transformação de objetos e substituição de cores selecionadas.

Outra vantagem do Pixlr é que ele possui duas opções disponíveis em seu site: editor e express. O primeiro é mais completo e está disponível online. O outro por sua vez, é voltado para edições mais rápidas e pode ser baixado em forma de aplicativo, tanto no Android quanto iOS.

3. Canva

Se você é apaixonado por design e nunca sai das redes sociais, precisa experimentar o Canva. Essa é uma das ferramentas gratuitas mais dinâmicas apresentadas aqui, pois além de permitir a edição básica de suas fotos e aplicação de filtros, ele também disponibiliza uma infinidade de templates prontos para editar.

As opções disponíveis são diversas: dá pra fazer um banner publicitário, uma foto de capa para seu Facebook, um cartão de visitas customizado, um post para Twitter, capas de CD, convites de casamento e até mesmo criar um design legal para seu currículo, usando sua foto.

Além disso, também é possível combinar suas fotografias com os arquivos do banco de imagens dessa plataforma, que estão prontas para serem usadas de forma gratuita ou paga.

4. Ribbet

Quando o famoso Picnik deixou de existir em 2013, a equipe fundadora decidiu disponibilizar uma cópia melhorada dessa ferramenta para editar fotos.

Os recursos do Ribbet são muito similares ao seu antecessor, mas também apresenta configurações avançadas, como níveis de iluminação e gráfico de curvas, que permitem a equalização e uniformização de cores na imagem.

Alguns efeitos e opções de edição do Ribbet são disponíveis apenas pela versão paga, porém estão temporariamente disponíveis, desde que o usuário se inscreva no site.

5. Picmonkey

O Picmonkey funciona de forma semelhante ao Ribbet, no qual existem recursos liberados para uso sem custos e outros disponíveis apenas para assinantes da conta premium. Porém, com essa ferramenta, é possível fazer de tudo um pouco.

Além de dispor as funções mais básicas, tais como cortes, alteração de exposição, contraste e saturação, o site oferece diversos filtros, temas e retoques, como correções de defeitos, adição de texturas, aplicação de maquiagem e muito mais.

Também é possível adicionar molduras, adesivos, balões e ícones de uma forma muito divertida. O site é tão intuitivo, que até quem não sabe nada sobre edição de fotos também pode conseguir resultados criativos e impressionantes.

6. Fotor

O Fotor é um editor de imagens online que compartilha funções semelhantes com o PicMonkey. Além de hospedar uma ampla seleção de filtros, ele é capaz de redimensionar, ajustar cores e fazer compilações de imagens, além de fornecer recursos básicos como brilho e contraste.

O Fotor também é capaz de oferecer uma experiência mais integrada, já que possui as funções ”colagem”, ”edição de fotos” e ”designer”. De forma semelhante ao Canva, também é possível criar templates e usá-los em suas redes sociais.

Esta é uma ferramenta multiplataforma para editar fotos, com versões para Mac, Android, PC e iPhone. No entanto, o seu funcionamento pode ser lento às vezes, dependendo do aparelho. Além disso, os recursos de níveis que o integram não apresentam resultados tão suaves como o esperado.

7. GIMP

Desde muito tempo, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) tem sido um editor alternativo ao Photoshop. Muitos o recomendam para todos os tipos de necessidades quando o assunto é edição de fotos. Sendo assim, é possível crer que este é um software bem versátil.

Essa é uma boa opção para fotógrafos profissionais, designers e ilustradores mais avançados, que precisam de recursos como suporte de camadas, ferramentas selecionadoras (estilo varinha mágica), reprodução de cores com alta fidelidade e uma enorme biblioteca de plugins.

Infelizmente, essa enorme quantidade de recursos faz o software um pouco menos intuitivo do que os outros. Sendo assim, é preciso um pouco de conhecimento para utilizá-lo, de forma semelhante ao que acontece com o Photoshop.

O GIMP também suporta um grande número de formatos de arquivo, incluindo a extensão ”psd”. Aliás, de todos os programas citados nessa lista, este é provavelmente o mais semelhante ao Photoshop.

E não acabou: além de funcionar no Windows e no Mac, o GIMP também possui uma versão disponibilizada para Linux.

Agora que você já conhece tantas ferramentas gratuitas para editar fotos, uma boa ideia é começar a experimentar um por um agora mesmo, para soltar a criatividade descobrir qual opção é ideal para satisfazer suas necessidades sem custo nenhum.

E você? Já usa ou experimentou algum desses editores que mostramos nessa lista? Qual é o seu preferido? Deixe seu comentário no post e compartilhe a sua opinião conosco!