Como ganhar dinheiro com design e ainda viajando?

ganhar dinheiro com design

Já imaginou como seria a sua vida se você pudesse ganhar dinheiro com design enquanto viaja e conhece lugares incríveis ao redor do mundo? Sim, esse é o novo sonho de consumo de muita gente! É também a realidade de uma parcela de profissionais que mudaram radicalmente o estilo de vida para ter mais liberdade e flexibilidade.

São os chamados nômades digitais. Eles trabalham on-line, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, com as mais variadas atividades. O principal motivo para adotarem esse modelo de trabalho é a paixão por viagens combinada com uma necessidade muito grande de liberdade e tranquilidade.

Ficar livre dos ambientes corporativos opressores e estressantes tem sido o objetivo de inúmeros profissionais. Porém, antes de colocar uma mochila nas costas e sair por aí, fique atento a algumas providências essenciais que você deve tomar para não transformar seu sonho em pesadelo. Confira!

É possível ganhar dinheiro com design com um bom planejamento financeiro

O desejo de trabalhar de qualquer lugar do mundo e organizar sua agenda de acordo com as suas necessidades é perfeitamente atingível. Mas para que isso se realize, é preciso um controle financeiro cuidadoso. Não basta ter um montante de dinheiro guardado para sair pelo mundo afora, e só depois encontrar uma forma alternativa de sustento.

Esse tipo de tática não funciona para a maioria das pessoas, já que não é todo mundo que pode contar com uma herança inesperada, uma reserva de dinheiro muito alta ou a impressionante habilidade de gerir um negócio inovador e rentável. A maioria das pessoas são comuns e precisam se programar.

Portanto, nada de deixar o emprego fixo sem antes construir uma base sólida. Em vez disso, a melhor alternativa é encontrar uma forma paralela de ganhar dinheiro para realizar o seu intento. Aí está a oportunidade ideal para começar a desenvolver aquele trabalho que tenha tudo a ver com sua personalidade.

Você pode até transformar uma ocupação realizada num local fixo em algo totalmente digital. Para quem trabalha com criatividade, como é o caso dos designers, a ideia de produzir por meio da web é extremamente palpável e muitos têm feito isso com sucesso.

Gerenciar seus projetos do sofá de casa ou do quarto de um hotel numa cidade paradisíaca é completamente plausível. Você só precisa ter paciência e perseverança para ir em busca de clientes. Preserve a rede de contato que já possua até ter certeza que pode manter certa estabilidade financeira para bancar as contas principais.

Além disso, para sair viajando e trabalhando pelo mundo, é necessário precaver-se com uma reserva para alguns meses. Sair da zona de conforto e instalar-se em países diferentes pode gerar muitos contratempos, assim, sua renda média pode não ser suficiente para cobrir imprevistos enquanto você se adapta a esse novo estilo de vida.

Como nos empregos fixos, o trabalho on-line exige tempo para alcançar estabilidade, portanto, persistência e disciplina são fundamentais.

Procure sempre manter a disciplina

Você está decidido a revolucionar sua vida e tornar-se senhor do seu tempo e da sua liberdade. Mas será que já tem plena capacidade de se dedicar a diversas tarefas ao mesmo tempo e com eficiência, concluindo tudo no prazo estipulado por você mesmo?

Se a resposta for sim, você está apto a levar seu plano adiante e se tornar um nômade digital; do contrário, é melhor refazer esse trajeto. Um dos principais fatores para quem trabalha como freelancer é o foco, a concentração.

É imprescindível ser altamente produtivo e organizado para não se perder nas situações cotidianas. Você pode e deve manter seu estilo de vida, afinal, é por isso que aquele emprego fixo em um escritório fechado, sem janelas, ficou para trás. No entanto, o rendimento deve ser proveitoso para garantir sua permanência na vida que tanto sonhou.

É verdade, também, que o processo de transição profissional será um desafio em si. No início, a produtividade pode cair, a ansiedade aumentar e a frustração aparecer de vez em quando. São altos e baixos próprios das mudanças significativas.

Mas tudo isso faz parte da trajetória. Sair do comodismo para abraçar um desafio diário requer muita energia e determinação, é por essa razão que a atividade eleita para dar suporte ao seu novo jeito de viver deve ser apaixonante para você. Só assim será possível manter a disciplina durante o período em que estiver se dedicando ao trabalho.

Providencie boas ferramentas de trabalho

A estrutura física necessária para levar adiante o projeto de trabalhar em “ambientes diversificados” também é um fator de extrema importância. Afinal, manter atenção e produtividade requer condições adequadas.

É essencial certificar-se de que o seu equipamento supre todas as necessidades exigidas pela sua atividade. Um espaço de trabalho com WiFi de alta velocidade e um laptop devidamente configurado para suas tarefas são o mínimo esperado.

Ainda assim, talvez o mais difícil de tudo seja conseguir cumprir as horas ininterruptas necessárias para deixar a agenda impecável. Cada novo lugar ao qual você chega tende a distrair sua atenção e isso pode minar seus propósitos. Portanto, mais uma vez, a disciplina será sua melhor amiga.

Dê preferência a um espaço adequado e estruturado para trabalhar conseguindo manter-se focado. Muitos nômades digitais possuem roteiros de lugares considerados os preferidos por esse grupo de pessoas, são cidades que oferecem espaços de trabalho charmosos e bem equipados.

Uma dessas cidades é Chiang Mai, considerada a melhor da Ásia e segunda melhor do mundo para os trabalhadores viajantes. Nela, os visitantes encontram boa infraestrutura, conexão à internet de qualidade, baixo custo de vida, clima agradável ao longo do ano, além de paisagens exuberantes e inspiradoras.

Cadastre-se em plataformas de trabalho on-line

Para designers, as plataformas on-line são as melhores opções para encontrar trabalho. Existe um leque amplo de trabalhos na internet para os criativos, e essas páginas costumam oferecer projetos para designers gráficos, produtores de conteúdo, fotógrafos, ilustradores, web designers e uma infinidade de outras especialidades.

Esses sites proporcionam, também, a chance de construir uma boa rede de contatos e parcerias, facilitando o impulsionamento de uma carreira na web. É o modelo de trabalho ideal para quem pretende se deslocar pelo mundo e pode ser uma boa fonte de renda.

Essas plataformas estão cada dia mais presentes no ambiente on-line e tendem a conquistar um espaço mais significativo no futuro, mudando completamente o cenário econômico mundial.

Se você ama design ou qualquer das atividades citadas acima, o território digital é o seu lugar. Com dedicação e foco os resultados podem te surpreender e encorajá-lo definitivamente a optar pela vida nômade.

Ganhar dinheiro com design usando a internet é uma realidade que, com certeza, chegou para ficar e todos que querem isso podem alcançá-lo, basta persistir. E você, já pensou em se tornar um nômade digital trabalhando com design? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de vários projetos nessa área!