Abstract: conheça a nova série da Netflix sobre design

séria abstract netflix

Referência da imagem: bit.ly/694.ref

Estréia da série Abstract Netflix

No dia 10 de fevereiro de 2017 estreou a série AbstractThe Art of Design na Netflix. Como indica o nome, é uma série sobre Design, focada em criatividade e inovação nessa área.

De caráter documental, é dirigida por Morgan Neville, que em 2014 viu seu 20 Feet From Stardom ganhar o Oscar de melhor documentário. Já o produtor da série é o editor Scotth Dadich da revista Wired, referência na área de Design.

A série reúne oito nomes de peso do cenário criativo mundial e cada episódio acompanha um deles. Na primeira temporada, os escolhidos foram: Christoph Nieman (representando a Ilustração), Paula Scher (designer gráfico), Ralph Gilles (designer de automóveis), Tinker Hatfield (designer de tênis), Platon (da Fotografia), Bjarke Ingels (da Arquitetura), Ilse Crawford (designer de interiores) e Es Devlin (cenógrafa).

Além do Design

A série tem como objetivo não apenas mostrar ao espectador como se desenrola o processo criativo e as etapas de trabalho de cada profissional, mas também retratar a cultura visual diversificada presente no mundo.

Os designers protagonistas de cada episódio são grandes figuras do cenário criativo e podem servir de inspiração aos espectadores. O produtor Dadich esclareceu que cada um dos episódios se assemelha a um filme que explora a sensibilidade do design de cada profissional.

Para ele, o objetivo de Abstract é ajudar o público a entender as inovações que essas pessoas propõem, e isso pode ser alcançado ao permitir que o público perceba que há uma intenção por trás de cada projeto elaborado pelos designers.

Mais séries sobre Design na Netflix

Abstract talvez seja o conteúdo mais direto sobre Design presente no catálogo da Netflix. Entretanto, existem outras opções para inspirar quem se interessa pelo assunto.

Uma das opções mais bem avaliadas é o documentário Jeremy Scott: The People’s Designer, que acompanha a jornada de vida desse estilista: da infância na zona rural dos Estados Unidos até tornar-se diretor da Moschino.

Outro documentário disponível na Netflix é o The 100 Years Show, sobre a artista plástica Carmen Herrera, que curiosamente só conseguiu fazer com que sua arte minimalista e abstrata ganhasse fama com quase 100 anos de idade.

Para os fãs de animações, há um filme sobre a vida e o trabalho de Floyd Norman, profissional que trabalha na Disney (Floyd Norman: an animated life).

Os designers da primeira temporada da séria Abstract

A primeira temporada de Abstract trouxe vários profissionais premiados do universo criativo. A seguir apresentamos cada um desses grandes nomes retratados na série.

Platon (fotógrafo)

O grego Platon Antoniou, de 49 anos, é um famoso fotógrafo, atualmente residente em Londres. É responsável por produzir icônicos retratos de famosos, principalmente presidentes (o retrato que fez do presidente russo Vladimir Putin, por exemplo, estampou a revista Time em 2007).

Trabalhou também na Vogue e na New Yorker, além de participar de projetos com a Human Right’s Watch. Em 2013, criou a fundação sem fins lucractivos The People’s Portfolio, que busca elaborar uma linguagem visual sem barreiras sociais ao redor do mundo.

Paula Scher (designer gráfica)

Paula Scher é uma designer gráfica estadunidense de 68 anos, que se notabilizou por seu trabalho ao longo das últimas décadas. Grande influência para qualquer artista visual, Scher foi a primeira mulher a dirigir o famoso estúdio de design Pentragram, em 1991.

Criadora de trabalhos reconhecidos mundialmente, Paula é a responsável, entre outros, pelo desenvolvimento de logos como do Windows 8, do Office 2010 e do Citi Bank.

Christoph Niemann (ilustrador)

O alemão de 47 anos é ilustrador e designer gráfico, além de autor e coautor de livros, incluindo alguns infantis. Seu trabalho já foi capa de grandes publicações, como a New Yorker e a The New Yorker Times Magazine.

Vencedor de vários prêmios, Niemann é um dos membros da Alliance Graphique Internationale, associação que reúne os artistas gráficos de maior renome no mundo.

Tinker Hatfield (designer de produtos)

Esse estadunidense de 64 anos de idade é responsável pelo desenvolvimento de diversos tênis da marca Nike, incluindo a linha Air Jordan, que leva o sobrenome do famoso jogador de basquete Michael Jordan.

Considerado uma das lendas do design por vários profissionais da área, Hatfield ocupa hoje a vice-presidência de Design e Projetos Especiais da multinacional.

Ralph Gilles (designer automotivo)

O canadense-estadunidense Ralph Gilles, de 47 anos, é a principal mente por trás dos designs de carros da gigante Fiat.

Antes de se tornar Chefe de Design na Fiat Chrysler em abril de 2015, Gilles foi presidente e CEO da SRT Chrysler, além de Vice-Presidente Sênior de Design da empresa.

Bjarke Ingels (arquiteto)

Fundador e sócio do Bjarke Ingels Group (BIG) desde 2005, Bjarke Ingels, de 42 anos, é um famoso arquiteto dinamarquês. Conhecido por projetos de edificações que desafiam as convenções e dimensões da arquitetura tradicional, Ingels se destaca internacionalmente.

Seus projetos têm como marca incorporar ideias de desenvolvimento sustentável, ecológico e social, além, é claro, de apresentarem um design fora do comum.

Ilse Crawford (designer de interiores)

A designer britânica de 55 anos trabalhou por muitos anos em firmas de arquitetura e na revista Architects Journal antes de se tornar editora da Elle Decoration. Fundou o departamento de design na Universidade de Eindhoven, na Holanda.

Trabalha desde 2003 em seu estúdio de design de interiores, o Studio Ilse, responsável por projetos como o do famoso clube nova-iorquino Soho House.

Es Devlin (cenógrafa)

A britânica de 45 anos já foi até citada na Lista de Honra de Ano Novo da Rainha, em 2015.

Trabalhando como diretora criativa para vários artistas de pop, desde 2014 é responsável pelo desenvolvimento de peças publicitárias da Louis Vuitton. Devlin foi a quem elaborou a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012.

Sem dúvidas, Abstract é a principal série sobre Design já lançada até hoje. Com certeza terá o potencial de inspirar várias mentes criativas, além de trazer mais nomes de destaque nas possíveis próximas temporadas. Para quem trabalha no meio criativo, assistir Abstract é uma obrigação. Se você se interessou pela série, compartilhe nas suas redes sociais e espalhe para os amigos que curtem Design!

Confira o trailer oficial da série aqui  😉