Jobs por WhatsApp? Não caia nesse perigo!

jobs por whatsapp

Em tempos de crise econômica, qualquer oportunidade de conseguir um trabalho extra e aumentar a renda é bem-vinda e muitas dessas oportunidades aparecem, geralmente, como trabalhos freelancers. Mas é preciso estar atento às armadilhas que podem aparecer nessa busca por novas oportunidades para não ser vítima de pessoas mal-intencionadas e acabar no prejuízo. Não negociar por WhatsApp é uma dica muito importante para não cair nessas enrascadas.

Por que não negociar jobs por WhatsApp?

Somente no primeiro semestre de 2016, os casos de reclamações de falsas promessas de trabalho por parte de agências e consultorias de emprego foram 368% maiores que no último semestre de 2015 conforme dados do Procon. Empresas atraem pessoas com promessas de colocação rápida no mercado de trabalho, oferecendo cursos ou exigindo pagamentos diversos, com o objetivo de lesar os consumidores, uma vez que essas vagas nunca existem realmente

Outro problema das negociações pelo WhatsApp, além das implicações legais, é a dificuldade em reunir e organizar as informações. É muito fácil deixar que dados importantes do projeto passem despercebidos em meio a tantas mensagens e conversas, o que pode causar grandes desentendimentos e mal-entendidos.

Sabe aquele grupo que está sempre ativo com centenas, até milhares de mensagens e mídias todos os dias? E aquela tia que diariamente manda diversas correntes? Pois bem, tudo isso atrapalha o planejamento e a execução do seu trabalho.

Qual a melhor opção para trabalho freelancer?

São várias as opções para quem quer levar a vida de freelancer a sério e profissionalizar seus meios de trabalho principalmente no que diz respeito a contato, captação e comunicação com o cliente. Reunimos as mais eficientes para que você analise e escolha a que melhor se encaixa na sua realidade. Vamos a elas.

Plataformas

As plataformas freelancer são uma ótima pedida para quem deseja mais estabilidade para trabalhar. Nelas, interessados em contratar profissionais vêm direto até você, evitando aquele processo frustrante de estabelecer contato com clientes, fornecer orçamentos e acabar não fechando job nenhum. Nas plataformas, o cliente está realmente interessado em ter seu problema resolvido por um profissional, que pode ser você.

A comunicação com o cliente, em tese, também é mais direta e eficaz, possibilitando que você escolha seus trabalhos com base em seus pontos fortes. Outra vantagem é a garantia do pagamento, já que as plataformas costumam ser o mediador entre cliente e profissional, evitando a necessidade incômoda de cobrar o cliente.

E-mails

Além de transmitir profissionalismo, negociar por e-mails permite a organização de seus trabalhos de maneira muito eficaz, além de manter um histórico de toda a comunicação entre você e o contratante, algo que pode evitar muita dor de cabeça em caso de possíveis contratempos ou mal-entendidos.

Essa opção também é recomendada para quem deseja manter certa privacidade, já que o cliente só entrará em contato com você pelo e-mail fornecido, evitando aquelas ligações inconvenientes em horários inapropriados, que todo freela conhece tão bem, ou aquelas chamadas e áudios sem fim no WhatsApp.

Contrato

Trabalhar sem contrato é algo tão comum entre freelancers quanto o trabalho freela em si. Diversos profissionais acham que exigir um contrato do cliente é algo “sério demais” e que poderia afastar as ofertas de trabalhos. Mas utilizar contratos é a melhor maneira de garantir um processo de trabalho sem estresse desde a contratação até a entrega do trabalho.

Todo freelancer já entregou um trabalho que, na contratação, era uma coisa e, na entrega, era outra totalmente diferente. Isso porque, muitas vezes, o cliente pede diversas alterações durante o processo, o que pode ser cansativo e estressante, dificultando a relação de trabalho que deveria ser boa e prazerosa.

Manter tudo em um contrato permite que você saiba exatamente o que será feito, facilitando o planejamento, a data de entrega e os outros jobs, além de ser uma segurança pra você e pro cliente.

Como estabelecer regras para o trabalho freelancer?

É importante, mesmo trabalhando como freelancer, estabelecer regras para todos os seus trabalhos. Dessa forma, não só você, mas o contratante também (especialmente quando estiverem trabalhando com um contrato), terão os detalhes da negociação em mãos e ambas as partes saberão exatamente quais os prazos, as datas, as etapas do processo e as obrigações.

As plataformas também contam com seus próprios contratos e ferramentas para garantir a integridade dos trabalhos. Direitos e deveres, de contratantes e contratados, pagamentos e assistência são algumas das vantagens da utilização dessas empresas. Geralmente, quando você se propõe a trabalhar nessas plataformas e passa pelo processo seletivo, automaticamente se submete a suas regras, assim como os clientes quando contratam o serviço.

A seguir, alguns pontos importantes a serem observados e que devem ser estabelecidos logo no início do processo e negociação:

Identificar as partes: estabelecer quem é o contratante e quem é contratado. Nunca se deve esquecer de dados como CPF ou CNPJ e sempre deve ser verificada a veracidade dessas informações.

Descrição do trabalho: o combinado não sai caro. Uma vez estabelecida a descrição do trabalho, sua execução fica muito mais fácil. É sempre melhor registrar tudo no papel para consultas posteriores.

Direitos e deveres de ambas as partes: várias particularidades podem surgir na execução de um trabalho e é importante estabelecer a maior parte delas de antemão. É preciso saber se o contratante vai bancar possíveis custos extras com deslocamento ou com algum material, por exemplo.

Prazos: esse é um ponto sensível para todos os envolvidos. Às vezes, o cliente quer o serviço rápido demais; às vezes, o contratado não cumpre o prazo de entrega; de qualquer forma, ninguém sai ganhando. Estabeleça os prazos para entregas tendo em vista dias extras para possíveis alterações e correções.

Pagamentos: valores, formas de pagamento e a data para efetuá-lo devem constar em qualquer contrato. As regras são determinadas entre as partes, tendo em vista o melhor para todos, mas é importante especificar.

Entendeu agora por que não negociar por WhatsApp é a melhor maneira de evitar grandes dores de cabeça na hora de oferecer seu serviço como freelancer?

Esperamos que nossas dicas te ajudem a ser mais produtivo e eficiente, adquirindo menos preocupações e mais conhecimento, por isso estamos sempre à disposição! Entre em contato conosco para estar sempre bem informado.