Trabalhar de casa e ser mais produtivo? O que o designer precisa fazer

trabalhar de casa

Trabalhar de casa pode ser um desafio e tanto para muitos profissionais liberais. Existem muitas dúvidas em torno da possibilidade de alcançar produtividade em busca de um bom retorno financeiro.

Para chegar a uma remuneração satisfatória trabalhando de casa, há estratégias fundamentais que um designer, que está começando como freelancer, pode adotar. Essas medidas incluem, por exemplo, cultivar uma rotina, adquirir a infraestrutura necessária para ser produtivo em casa e saber gerir o tempo.

Acompanhe essas e outras dicas sobre qual a melhor forma de trabalhar de casa!

Construa uma rotina virtuosa para trabalhar de casa

Muitos problemas decorrem da condição de trabalhar no conforto de seu lar. O principal deles, talvez, seja a dificuldade de construir uma rotina virtuosa, visando alcançar produtividade no trabalho.

Entenda como rotina virtuosa a condição de imprimir, em nosso dia-dia, os mesmos ritos que empregamos quando nos deslocamos para um escritório.

Isso se traduz em:

  • Ter horário para se levantar e ir dormir
  • Vestir uma roupa diferente daquela que, normalmente, vestimos em casa (o que não significa vestir-se com roupas formais demais ou desconfortáveis!)
  • Manter um horário mais ou menos fixo para as refeições
  • Destinar um ambiente, exclusivamente, para o desenvolvimento de seu trabalho

Tudo isso não significa abrir mão das vantagens de passar o dia em casa, como descansar após o almoço e ter maior disponibilidade para lidar com demandas pontuais de sua vida particular. Definitivamente, não é esse o caso!

Uma rotina estruturada dessa maneira contribui para que o freelancer mantenha-se disciplinado frente a seus horários e aos deadlines de suas entregas. Além disso, passadas as primeiras semanas, consideradas de adaptação, introjetamos determinados hábitos. Tudo torna-se mais fácil e os problemas ligados à produtividade vão sendo superados.

Invista em infraestrutura e conforto para trabalhar de casa

Ter um ambiente apropriado para desenvolver seu trabalho de designer é mais do que necessário. Isso não quer dizer arcar com os altos custos de montar um escritório.

No entanto, quem pretende trabalhar de casa deve prever o mínimo de investimento para seu próprio conforto e garantir uma boa infraestrutura para criação.

Tratam-se de coisas simples, mas muito importantes, como:

  • Uma cadeira confortável
  • Uma mesa espaçosa
  • Um bom computador
  • Impressora
  • Licença de alguns programas de design
  • Material de escritório
  • Bom acesso a internet

Vale a pena destinar parte de seu rendimento como freelancer para montar esse espaço. O ganho com produtividade é imediato. Em um ambiente agradável e cercado daquilo que você precisa, suas chances de concentração aumentam. Isso também elimina uma desvantagem crucial de quem trabalha em casa, que é a falta de infraestrutura.

Mantenha uma rotina e respeite os prazos

Ser o próprio chefe traz muitas vantagens. Você tem mais flexibilidade ao administrar prazos e entregas, possibilidade de adequação do volume de trabalho à sua necessidade de rendimento e evita certas dificuldades do trabalho em equipe.

Essas características podem ser os verdadeiros atrativos para se trabalhar de casa. No entanto, o que, à primeira vista, é uma vantagem, pode se tornar um problema, caso você tenha dificuldade em manter a disciplina por conta própria.

Uma alternativa é estabelecer prazos a partir de um sistema de auto incentivo. Qual deve ser meu volume diário de trabalho para atingir x rendimento ao final de um mês ou uma semana? Essa é uma boa pergunta a ser feita. A partir daí, você pode estabelecer suas metas.

Se você não cumprir os prazos assumidos junto aos seus clientes, há grandes chances de sua carreira como designer freelancer ficar comprometida.

Um exemplo claro disso ocorre quando, ao fazer uso das plataformas que fazem mediações entre empresas e freelancers, você deixa de entregar uma “peça” na data acertada com o cliente. Isso diminui sua nota nas avaliações da plataforma e inviabiliza a possibilidade de receber propostas de trabalho de maior valor.

Aprenda a gerir seu tempo

Tempo e produtividade são duas dimensões indissociáveis no contexto de qualquer trabalho. Tendo isso em vista, um designer freelancer de sucesso deve saber estabelecer uma escala correta de prioridades e administrar o tempo de que dispõe para desenvolver as tarefas.

Nesse sentido, elencar as prioridades significa determinar quais são as entregas mais urgentes e traçar uma linha de trabalho que as contemplem. Parece óbvio afirmar isso, mas muitos freelancers perdem o rumo nesse ponto, ao dedicar tempo demais a atividades que não reclamam urgência.

Outro hábito interessante é, no início de um dia de trabalho, focar naquela atividade, dentre aquelas prioritárias, considerada a mais trabalhosa e cuja realização traria menos prazer ou satisfação. Como temos a tendência a postergar a realização daqueles trabalhos considerados chatos, essa é uma boa forma de administrar o tempo e reduzir as chances de travar o ritmo de produção.

Ao concluir essa tarefa de maior nível de dificuldade, você pode dizer a si mesmo que, até o final do dia, nada de pior há de acontecer. Com isso, você pode ser tomado por um sentimento de satisfação pessoal em relação ao próprio trabalho, capaz de tornar todas as outras atividades mais fáceis.

Tal condição, de ver-se satisfeito com suas realizações e produtividade, pode desencadear manifestações hormonais ligadas ao prazer, o que torna um dia atribulado de trabalho muito mais leve.

Busque inspiração em filmes e livros

Muitas vezes, somos submetidos a rotinas estressantes de trabalho, com prazos e metas cada vez mais desafiadores. O contato com livros e filmes inspiradores permite que você renove seu ânimo e tome fôlego para lidar com a rotina.

Para além disso, o acesso a obras literárias, filmes, teatro e à cultura de maneira mais ampla, é uma forma muito interessante de despertar a criatividade de um designer.

Isso porque, passados longos períodos, você pode acabar reproduzindo os mesmos conceitos e formas estéticas em seu trabalho e restringindo o seu repertório. Nesse caso, aguçar a criatividade é mais do que necessário!

Ser produtivo trabalhando em casa, certamente, não é tão fácil quanto parece. Porém, ao nos cercarmos do que precisamos para desenvolver um trabalho de qualidade e estabelecermos uma rotina regular com bons hábitos, deixamos para trás boa parte das dificuldades enfrentadas.

Gostou das nossas dicas sobre como trabalhar de casa e ser mais produtivo? Não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar a receber mais conteúdo!