Trabalhar como freelancer ou emprego formal? Clique aqui e descubra

Trabalhar como freelancer há alguns anos era considerado como uma forma de fazer apenas uma renda extra ou temporária. Embora essas ainda possam ser de fato possibilidades interessantes que essa modalidade oferece, atualmente, existem muitas profissões que possibilitam optar pela carreira freelancer até mesmo em período integral.

Isso fez com que algumas pessoas começassem a se questionar se deveriam trabalhar em um emprego formal ou começar uma carreira como freelancer. No texto de hoje, abordaremos algumas diferenças entre essas duas opções e te ajudaremos a decidir qual delas é a melhor para você, confira!

As vantagens de ser freelancer

Um freelancer é aquele que é contratado para fazer uma atividade específica e eventual— ele negocia o valor do serviço oferecido e não tem vínculo com a empresa. Áreas como a de Tecnologia da Informação, design, programação e desenvolvimento de conteúdo são as que mais ofertam esse tipo de trabalho.

Entretanto, é possível encontrar outras opções, até mesmo professores que dão aulas à distância e trabalham como freelancers. E não é à toa que essa tem sido cada vez mais a escolhe de pessoas que desejam obter uma qualidade de vida melhor, já que é possível ter horários mais flexíveis.

Em alguns casos, pode-se ainda trabalhar sem precisar sair de casa, na modalidade home office, sem perder tempo com o trajeto de ida e volta do local de trabalho.

A crise econômica que o país enfrenta sem dúvidas também fez com que esse tipo de trabalho aumentasse exponencialmente, já que ele pode ser a opção para quem deseja fugir do desemprego, enquanto as empresas acabam escapando das dificuldades dos meios tradicionais da contratação.

Desafios de trabalhar como freelancer

Apesar de ter tantos benefícios, existem alguns pontos negativos para algumas pessoas. Quem não consegue ter autonomia e trabalhar sem nenhuma supervisão pode ter problemas com esse tipo de trabalho.

A organização também é essencial para o cumprimento dos prazos estipulados com os clientes e controle do orçamento, já que não há um salário fixo todo mês e, em alguns períodos, o trabalho pode ser mais escasso, enquanto, em outros, ele pode ser bem mais frequente.

Uma dica para quem deseja ser freelancer é ter uma boa gestão do tempo e um bom planejamento financeiro, de forma que seja possível inclusive ter períodos de férias para descansar.

No início, pode ser um pouco complicado captar e fidelizar clientes, mas, depois, muitos conseguem ter certa estabilidade com indicações, clientes novos e retorno de clientes antigos para outros serviços.

A estabilidade do emprego formal

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios de se ter um emprego formal é a estabilidade. Isso porque há sempre uma rotina a ser seguida, com um horário que foi preestabelecido e um salário fixo a ser recebido no final do mês.

Com isso, é possível controlar as despesas pessoais mais facilmente, sabendo o quanto receberá ao final de todo mês. Também é mais fácil agendar compromissos e controlar a rotina, porém, por outro lado, você tem as obrigações a cumprir com a empresa, aceitando as metas e condições que ela propôs ao oferecer a vaga.

Você também terá alguém que supervisionará seu trabalho, o que pode ser um ponto muito negativo para algumas pessoas e necessário para outras.

Benefícios do regime CLT

Quem trabalha em regime CLT automaticamente tem direitos trabalhistas assegurados por lei, como o 13° salário, as férias, o período de experiência (que dura 90 dias), o repouso semanal remunerado de ao menos um dia na semana, o pagamento de horas extras, aviso prévio e seguro-desemprego.

Além disso, há ainda a folga assegurada em casos de casamento, alistamento ou pela morte de algum parente próximo. As mulheres têm o direito à licença maternidade de 120 dias e, após o parto, não podem ser demitidas por 5 meses.

Geralmente, é descontado do trabalhador em regime CLT 11% de sua remuneração, que é um valor referente ao recolhimento obrigatório do INSS, além dos benefícios como auxílio-doença e licença maternidade.

Os outros descontos são pagos pelas empresas, sendo essas despesas um dos motivos que levou ao grande aumento da oferta do trabalho informal no mercado de trabalho.

Como ter direitos sendo freelancer

De fato, todos esses direitos citados são automaticamente assegurados a quem trabalha formalmente, no entanto, isso não significa que um freelancer não possa recebê-los. O governo criou a modalidade de formalização MEI, o Microempreendedor Individual.

Ao trabalhar por conta própria e se legalizar como pequeno empresário, o freelancer obtém diversas vantagens, como o auxílio-doença, aposentadoria, o auxílio-maternidade, além do registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que proporciona uma facilidade bem maior para abrir contas bancárias e solicitar empréstimos.

Também é possível emitir notas fiscais, o que é um pré-requisito para trabalhar com muitas empresas de grande porte. Uma das grandes vantagens do MEI é que ele se enquadra no Simples Nacional, tornando-se isento de diversos tributos federais. Além disso, a taxa mensal é fixa e tem um valor bem reduzido, mas é necessário cumprir com alguns pré-requisitos, como é possível conferir no Portal do Empreendedor.

Conciliando as duas modalidades

Caso você esteja em dúvida se deseja trabalhar formalmente ou se tornar um freelancer, é possível começar conciliando essas duas atividades. A flexibilidade do autônomo pode ser usada para trabalhar em períodos em que não estiver no emprego formal.

Conciliá-los não é tão difícil, mas é preciso ter alguns cuidados, a começar por não se sobrecarregar. Conheça seus limite e os respeite, pois, se você tentar excedê-los, pode prejudicar a qualidade do seu trabalho.

É fato que você terá que abrir mão de um tempo que você costumava dedicar a outra atividade, mas nunca se esqueça de separar um tempo para atividades de lazer e de descanso. Cuide sempre da saúde, pois ficar doente também não será vantajoso de forma alguma.

Outra dica importante é não confundir os trabalhos, ou seja, não levar o seu trabalho como freelancer para o emprego formal e vice-versa. Ambos são diferentes e você precisará estar focado em cada um no momento certo para ter uma vida profissional bem definida e atingir seus objetivos e metas.

Se você é designer e gostou das vantagens proporcionadas em trabalhar como freelancer, nós da WeLancer podemos te ajudar. Entre em contato conosco e saiba como!