Branding pessoal para designers: não esqueçam da sua própria marca

branding pessoal

Sabe aquele projeto gráfico lindo e impactante que você desenvolveu e que ajudou a consolidar a marca de seu cliente? Pois então, você contribuiu para o branding dele, e chegou a hora de cuidar do seu branding pessoal.

Em um mercado altamente competitivo como o do design gráfico — tanto pelo número de profissionais como pelas diversas possibilidades de atuação — é muito comum que o designer crie bons trabalhos para os clientes e esqueça completamente de desenvolver sua própria marca.

Branding pessoal nada mais é do que a forma como você trabalha e transmite sua autenticidade e a qualidade do seu trabalho ao seu público-alvo — neste caso, seus clientes em potencial.

Separamos ótimas dicas para você melhorar esse aspecto da sua vida profissional e sair na frente da concorrência. Confira!

1. Comece por textos, não por imagens

Quando falamos em desenvolver a marca de um designer gráfico, é normal que a primeira questão que venha à mente sejam as imagens que serão escolhidas para comprovar a qualidade do trabalho criado. Pois sabia que isso é um ledo engano!

Antes de mais nada, é preciso que você descreva com clareza sua trajetória profissional, suas qualidades e o que o seu trabalho e modo de atuar têm de únicos, além de explorar essa parte textual de diferentes formas em seu branding pessoal — seja por meio de blogs, redes sociais ou mesmo em cartões de visita.

Não basta uma boa logo e belas imagens se você não argumentar sobre suas qualidades e o porquê da clientela escolher você e não um concorrente. Pense nisso!

2. Branding pessoal na internet

Seria impossível falarmos em blogs e redes sociais e não destacarmos a importância da presença virtual e do marketing digital para qualquer profissional minimamente inteirado sobre o mercado hoje.

Muitas pessoas, incluindo seus possíveis clientes, utilizam em primeiro lugar a internet para comprar produtos e contratar serviços — inclusive, o número de compras por dispositivos móveis só tem aumentado.

Subestimar o potencial do ambiente virtual para os seus negócios pode ser um desperdício de grandes oportunidades para você e para o fortalecimento da sua marca pessoal.

Pensando nisso, elencamos as seguintes dicas para suas estratégias online:

  • evite declarações polêmicas em seus perfis profissionais em sites como Facebook, Instagram, Twitter e todas as demais redes sociais;
  • vá além das redes sociais mais genéricas e invista naquelas de perfil profissional, como Linkedin, ou voltadas para nichos, como o Pinterest. Isso melhorará o seu networking;
  • procure conhecer um pouco mais sobre marketing de conteúdo e desenvolva postagens interessantes ao público em seu blog profissional;
  • considere a possibilidade de ter um website pessoal. Isso dá um tom muito mais profissional ao seu perfil.

Se a primeira impressão é a que fica, na velocidade do mundo virtual essa máxima deve ser ainda mais verdadeira, já que as pessoas não têm muito tempo para criar uma segunda opinião em meio ao contato acelerado com a informação.

Por isso, não se arrisque e preserve sua imagem com posts construtivos e que despertem positivamente a atenção da sua possível clientela.

3. Trate você mesmo como um cliente

A terceira dica pode ser considerada uma regra de ouro. Afinal de contas, se você não se organizar para dar a si próprio o tratamento que merece, de pouco valerão as dicas dadas nos tópicos anteriores, não é mesmo?

Por isso, supere aquele velho ditado que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. Da mesma forma que você se organiza para atender os seus clientes, encontre e separe um tempo na sua agenda para efetivar suas metas e estratégias de branding pessoal.

Lembre-se que o fortalecimento da sua própria marca é o seu trabalho mais importante, já que lhe ajudará a se destacar em meio a uma multidão de designers que também estão ávidos por fidelizar a clientela que já possuem e continuar conquistando novos clientes.

Diferenciar-se é uma questão central do branding pessoal, e você não pode deixá-la de lado se quiser se beneficiar dessa estratégia.

4. Nutra seu portfólio

Os recursos que a internet disponibiliza hoje para os profissionais de qualquer área vão muito além de simplesmente criar um perfil em redes sociais. Existem várias outras ferramentas que você pode usar em seu website pessoal para ampliar e aprofundar seu contato com os clientes em potencial.

Para designers gráficos, por exemplo, existem plataformas como o Behance, que permite que você crie um portfólio virtual de suas peças. Por mais que a parte textual seja importante, é óbvio que, em algum momento, seu cliente vai querer conferir seu trabalho gráfico.

Além disso, se mantiver seus perfis atualizados nas redes sociais, um blog ativo e ainda possuir um portfólio online, você aumentará sua presença virtual e alcançará mais clientes. Tudo isso melhora seu branding pessoal, pois demonstra profissionalismo, algo que todo cliente deseja ao contratar um profissional de design.

5. Invista em networking

De uma forma ou de outra, várias das dicas que demos já estão relacionadas à manutenção de uma boa rede de contatos. Porém, isso não precisa se resumir a estratégias de marketing digital e recursos online. São muitas as maneiras de você desenvolver seu branding pessoal sem se limitar a uma atuação digital, o que já vai exigir bastante disciplina de sua parte.

Devemos lembrar que a função do branding pessoal não é só melhorar sua imagem diante da clientela, mas também possibilitar que você se torne uma referência no ramo em que atua, inclusive para outros profissionais.

Por isso, considere as seguintes possibilidades para tornar seu branding pessoal ainda mais efetivo:

  • frequentar eventos de design, como seminários e conferências universitárias ou mesmo feiras empresariais;
  • publicar artigos em sites e blogs de referência, bem como no meio acadêmico, para endossar ainda mais seus conhecimentos diante do público e enriquecer seu portfólio;
  • aproximar-se de outros profissionais para estar mais atento a novas oportunidades e trocar conhecimento — se não puder se encontrar com eles pessoalmente, pense em um grupo no Facebook ou Whatsapp, por exemplo.

São muitas as formas de você se beneficiar do cuidado com sua carreira, independentemente se isso for feito online ou offline. Confira alguns exemplos de criações de branding pessoal e crie também seu próprio material! Se você gostou de aprender sobre branding pessoal, não deixe de ler nosso artigo sobre como interagir com clientes e aproveite mais dicas sobre como ter sucesso como freelancer.