Quais as diferenças entre CMYK e RGB?

Você já imprimiu algum material gráfico e de repente percebeu que sua cor mudou, completamente diferente da cor que você enviou na arte? Portanto, pode ser que o padrão de cor selecionado não seja adequado para impressão. Tudo isso porque existe um modo que só pode ser visto no monitor e um outro modo que é adequado somente para impressão!

Portanto, a fim de eliminar quaisquer dúvidas, vamos explicar as diferenças entre CMYK e RGB.

O QUE É CMYK?

Estas são as iniciais das cores: Cian (ciano), Magenta (magenta), Amarelo (amarelo) e Preto (preto). Também são chamadas de cores subtrativas porque a tinta é adicionada ao papel e a cor é subtraída da brilho da superfície.

CMYK é usado para impressão offset e impressão digital. É usado em impressoras para formar tintas e imprimir materiais gráficos, como cartões de visita, folhetos, etiquetas, banners e outros tipos de materiais impressos. No passado era apenas CMY porque havia um conceito de que para ficar preto, tudo o que você precisa fazer é aplicar 100% ciano, magenta e amarelo. No entanto, a tonalidade obtida é castanha. Portanto, somente após incluir o preto ele se torna: CMYK. Se você quiser fazer material preto e quiser usar o preto puro na impressão, ou seja, um preto mais vivo, basta usar uma combinação de 30% ciano, ou seja: C30% M0% Y0% K100%. No entanto, esta combinação só pode ser aplicada a fundos “normais”.

A vantagem disso é que se você não instalou o arquivo no formato CMYK, você tem a oportunidade de mudar de RGB para CMYK e visualizá-lo na tela do computador para simular o resultado final da impressão. Porque Corel Draw, Illustrator e Photoshop têm sua própria permissão para Uma ferramenta para visualizar antes de imprimir.]

O QUE É RGB?

São as primeiras letras das cores vermelho (vermelho), verde (verde) e azul (azul). Devido à formação de luz, este é um modo de cor aditivo, além de TVs e celulares, também permite a visualização em monitores e mídias online, como banners para sites e redes sociais.

No caso do RGB, se forem divididos em 255 níveis, podem gerar mais de 16 milhões de cores. Além disso, o modelo de cores Pantone é diferente de RGB e CMYK com cores primárias. No Pantone, existe uma tinta para cada cor a ser impressa. No entanto, usar cores diferentes no mesmo material impresso significa que você precisa usar tintas diferentes para cada cor. Portanto, quanto mais cores forem usadas na impressão, maior será o custo de impressão. Finalmente, ao compreender os padrões CMYK e RGB, você pode criar arquivos para impressão com mais facilidade e certamente pode reduzir a possibilidade de “não conformidade” no material.

E, se CMYK possui apenas quatro cores, como você obtém outras cores? Isso é muito simples! O material impresso consiste em vários pontos difíceis de detectar a olho nu, chamados de máscara. Esses pontos só podem ser vistos através de uma lupa, possuem quatro cores primárias e, quando sobrepostos, produzem uma nova cor. O preto é usado para criar sombras e volume. Para criar luz, basta criar o espaço sem esses pontos e ele logo se tornará branco.

Conseguiu entender as diferenças entre CMYK e RGB? Deixa um comentário caso tenha ficado alguma dúvida!