Manual rápido para interagir com clientes online

interagir com clientes online

Aprender a interagir com clientes online é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de um profissional freelancer. É a partir dela que você obtém jobs e, também, a tão sonhada fidelização. Nesse sentido, saber como interagir com clientes online é indispensável para aproveitar todas as oportunidades.

Ao falar diretamente com a pessoa mais importante do projeto, todo o cuidado é necessário para acertar em cheio. Sendo assim, veja, a seguir, um manual rápido e eficiente para interagir com clientes online e conseguir bons resultados! Boa leitura!

Determine a sua disponibilidade de horários

Quando você trabalha diretamente com o cliente, não é improvável que se veja respondendo mensagens durante a madrugada, feriados ou finais de semana. Embora fazer o seu horário seja uma vantagem ao trabalhar por conta própria, é preciso reservar tempo para outras partes da sua vida.

Porém, não dá para deixar a pessoa sem resposta, já que isso pode desperdiçar boas oportunidades de projetos. Para conciliar todas essas questões, é importante delimitar qual é a sua disponibilidade de horários. Garanta que ele saiba que será respondido dentro de um determinado período, facilitando a comunicação.

O mais recomendado é estabelecer uma faixa que, ao menos, seja condizente com o horário comercial. Assim, fica mais fácil para todos os lados.

Seja eficiente ao interagir com clientes online

Não adianta determinar um horário se você não vai responder prontamente. Assim que a pessoa manda uma mensagem, ela deseja ser respondida o mais brevemente possível. Seja para tirar uma dúvida, seja para pedir uma alteração ou fazer novas solicitações, o seu cliente demanda atenção.

Ao ser eficiente em dar respostas, você ganhará pontos. A comunicação fica mais fluida e a pessoa sente mais confiança em realizar outros projetos com você.

Assim que receber a notificação de mensagem, procure responder imediatamente. Se você ainda não tem a resposta para o que ele deseja, garanta que ele saiba que está trabalhando na questão. Essa atitude é melhor do que ficar em silêncio até que você saiba o que dizer.

Documente o briefing e os processos

Para a segurança de ambas as partes, é recomendado documentar o briefing e todos os processos ligados ao projeto. Antes de iniciá-lo, faça um registro de todas as orientações e necessidades em relação ao resultado final.

Se quem contrata deseja um logo, por exemplo, é importante que o briefing traga detalhes como objetivos, cores e elementos gráficos que devem estar presentes. A documentação dos processos inclui prazos de entrega e até a solicitação de alterações.

Todos os ajustes devem ficar devidamente registrados, de modo que seja possível conferir se o resultado final está ou não de acordo. Esse registro é importante para garantir a segurança de ambas as partes. Graças a ele, é possível ter a certeza de que o cliente receberá o que deseja e que o profissional será avaliado corretamente..

Seja prestativo e paciente

Alguns clientes são mais exigentes do que outros. Há, ainda, aqueles que possuem mais conhecimento técnico, enquanto outros não compreendem muito bem o processo. É comum, portanto, que um ou outro contato mande mais mensagens do que a média ou tenha dúvidas mais persistentes.

Seja como for, lembre-se de que se trata da pessoa mais importante para a sua atuação profissional. Tratá-la bem, portanto, é indispensável. Mesmo assim, há profissionais que insistem em agir de maneira impaciente e até mesmo arrogante.

O fato é que ninguém é obrigado a ter conhecimento técnico. Além disso, se você está sendo contratado é porque essa pessoa confia em sua capacidade. Por isso, procure sempre ser prestativo e paciente durante a comunicação. Com alguns clientes deve-se nutrir mais resignação e sua tolerância.

Responda as dúvidas de maneira clara e quantas vezes forem necessárias, de modo que o cliente se sinta realmente ajudado.

Tenha cuidado com os relacionamentos

Especialmente ao interagir com clientes online, é muito fácil apertar o botão de “enviar” sem refletir sobre qual será o impacto exato de tal ação. Destratar uma pessoa, ignorar uma solicitação ou mandar uma mensagem de cunho duvidoso hoje pode significar a perda de jobs no futuro.

O marketing de indicação, em vez de trabalhar a seu favor, vai servir para que sua imagem fique queimada. Apesar de a internet ser um espaço com muitas oportunidades, uma indicação ruim pode fazer grandes estragos na sua carreira. Afinal, ninguém quer ser destratado, ainda mais quando está pagando para isso.

Para evitar que esse seja o caso, procure redobrar os cuidados com os relacionamentos. Mantenha-os estritamente profissionais e lembre-se sempre de que a satisfação da pessoa do outro lado da tela é seu maior objetivo.

Supere as expectativas

Durante um contato online, o cliente é capaz de expressar suas necessidades e dificuldades. Se estiver atento e disposto a ouvir, você encontrará formas de agir com ainda mais destaque. É o caso, por exemplo, de quem contrata em busca da criação de um logo.

A pessoa comenta que está profissionalizando a identidade visual e que esse é o primeiro passo. Uma possibilidade seria, ao finalizar os itens de papelaria, enviar o papel timbrado em formato (extensão) .DOC. Assim, o cliente já pode abrir o arquivo em seu computador, de modo a facilitar o uso. 

Isso mostra proatividade e interesse no cliente. Com isso, você não apenas entregará o que foi pedido, como também conseguirá exceder as expectativas.

Aproveite para colher feedback

Interagir com clientes online não é uma atitude que precisa ser feita apenas para tratar de pontos a serem realizados no projeto, de ajustes ou de entregas. Ela é, também, uma ferramenta que pode te ajudar a crescer como profissional.

Para tanto, é fundamental colher feedback. Pergunte ao cliente o que ele achou do seu serviço e do seu atendimento. Conheça quais foram suas dúvidas e dificuldades e peça sugestões que ele ache pertinentes para melhorar a qualidade.

Essa ação vai garantir que você sempre encontre pontos de melhoria, aperfeiçoando-se, inclusive, na tarefa de falar com a pessoa de interesse. Além de tudo, essa é uma forma de mostrar que se importa com a experiência do seu interlocutor, denotando mais profissionalismo.

Com essas dicas, interagir com clientes online se torna mais fácil e mais positivo para a sua carreira. Com isso, em breve aparecerão resultados benéficos, como o aumento do número de jobs!

Quer mais dicas de comunicação com o cliente e muito mais? Não deixe de ver mais posts em nosso blog e compartilhe esse conteúdo com seus amigos!