Dicas de como fazer um portfólio

Um portfólio pode mesmo ajudar a abrir portas no mundo profissional, mas, para que isso aconteça, você precisa entender exatamente como fazê-lo.

Como fazer um portfólio? Essa peça, que funciona ao mesmo tempo como um currículo e um cartão de visitas, é o instrumento mais poderoso que um designer gráfico tem para mostrar a natureza do seu trabalho. Porém, alguns portfólios não funcionam tão bem quanto os outros.

Antes de começar o seu, é preciso entender quais são as estratégias mais eficientes para transformar observadores em clientes — e definir o meio mais adequado para fazê-lo. Então, fique atento ao nosso guia sobre como fazer portfólio!

Identificando o seu objetivo

A primeira coisa com que um designer precisa se preocupar ao fazer um portfólio é definir seu objetivo. Ao longo da sua carreira, você descobrirá que essa coleção de trabalhos anteriores não serve apenas para mostrar a sua competência a futuros empregadores.

Um portfólio pode ser solicitado durante a participação em um projeto seletivo exclusivamente acadêmico, por exemplo, ou ao submeter os seus trabalhos para uma exposição. Então, antes de começar a criá-lo, será preciso elucidar sua principal função.

Afinal, ele servirá para abrir portas para que tipo de oportunidade?

Geralmente, é mais comum que precisemos criá-los pela primeira vez para conquistar um estágio. E o portfólio que você organiza para fazer isso será muito diferente do que utilizará em seu primeiro emprego ou na busca por trabalhos como freelancer.

Um portfólio de estagiário tem, dentre suas peças principais, uma reunião de seus melhores trabalhos acadêmicos. E você não precisa ficar tímido com isso, já que estará lidando com contratantes que entenderão que essa é a sua primeira busca por colocação profissional.

Entretanto, conforme o tempo passa, é natural que o seu portfólio contenha menos peças criadas no ambiente acadêmico ou “fantasmas” (peças feitas para clientes imaginários, com briefings criados por você mesmo) e mais itens reais.

Pensando na apresentação

Há algumas maneiras de como fazer um portfólio, e as dividimos, principalmente, entre digitais e impressas.

Os portfólios digitais são aqueles que fazem parte de um website ou são formatados como um PDF interativo. Eles têm alguns benefícios com relação aos portfólios impressos, pois podem ser atualizados com maior frequência e incluir links reais para o seu trabalho.

Digamos que você trabalhe com a criação de aplicativos ou páginas para a web. Em um portfólio digital, seja ele on-line ou off-line, sempre será possível incluir o endereço de download ou visualização dos seus trabalhos.

Essa inclusão permite ao cliente explorar os seus designs para além das telas que foram adicionadas ao portfólio, e demonstra que você está satisfeito o bastante com seus resultados a ponto de ser avaliado com base neles.

Um portfólio impresso, todavia, ainda é popular entre profissionais de design gráfico. Isso porque pode ser levado com você para uma entrevista de emprego, dando-lhe a oportunidade de comentar e explorar a natureza das suas criações.

Ainda assim, há alguns aspectos que tornam um portfólio impresso menos popular, e a maioria deles são práticos.

Como dissemos, é muito mais difícil atualizar um portfólio que não seja digital. Afinal, cada inclusão de um novo projeto significa que você precisará diagramá-lo novamente e fazer outra impressão.

E isso nos leva a outro desafio dos portfólios neste formato. Eles são, naturalmente, muito mais caros. É preciso fazer o número de cópias que você pretende enviar e, a cada atualização, eles tendem a exigir um investimento maior.

Os portfólios impressos ainda têm outra característica que faz deles menos práticos: ao enviá-los para clientes, é preciso pensar sempre na sua apresentação. Encaminhar um link ou anexo leve sempre será muito mais fácil.

Agora, se você pensa que um portfólio impresso ainda tem vantagens com relação aos digitais porque é, de fato, armazenado pelos recrutadores, há algo que se pode fazer: crie uma cópia em CD ou DVD do seu portfólio digital, para garantir que o mesmo acontecerá com ele.

Organizando as peças

O modo correto de fazer um portfólio não é tão complexo quanto muitos dão a entender. Basta selecionar as peças de maior destaque na sua coleção e encadeá-las de modo que seja possível entender o seu projeto como um todo.

Portanto, se você quiser exibir uma logo, é uma boa ideia incluir alguns rascunhos do projeto além da sua versão final, junto a um texto breve que explique a sua criação.

Algo também muito importante é anotar, de maneira clara, para quem foi produzido um determinado projeto — se ele faz parte de uma criação acadêmica, se foi feito junto a uma agência de design ou publicidade e se utiliza peças de terceiros.

Pense, por exemplo, na diagramação de um livro. Caso contenha ilustrações, é necessário citar os nomes dos ilustradores para lhes dar o devido crédito, certo?

O mesmo acontece com redatores, fotógrafos e outros designers. A ficha técnica do seu projeto é tão importante quanto o resultado visual dele. Lembre-se disso ao criar seu portfólio.

Outro aspecto relevante a se considerar no momento da publicação ou impressão diz respeito a quantas imagens incluir por trabalho. O ideal é que esse número nunca passe de 15 telas. Assim, você não cansa quem estiver avaliando o seu portfólio e, ao mesmo tempo, consegue transmitir com clareza o esforço feito.

É muito comum que as pessoas construam portfólios ao longo de suas vidas profissionais sempre adicionando peças, e nunca removendo-as. E isso é um erro de principiante.

O mercado espera que você remova trechos do seu portfólio conforme sua produção evolui. Assim, manter criações da época da universidade depois de já ter alguns anos de atuação profissional só é correto se essas forem realmente únicas e representativas do melhor que você tem a entregar como profissional.

Publicando o seu portfólio

Se você tiver optado pelo portfólio digital, há algumas formas de colocá-lo no ar. Mas, embora tenhamos citado os PDFs interativos, eles nem sempre são a melhor alternativa. Em muitos processos seletivos, sequer há a opção de se anexar um documento junto à sua carta de apresentação, o que pode fazer com que você se veja obrigado a criar um website.

Não é necessário, porém, registrar uma URL .com ou .com.br apenas para exibir as suas criações online. Embora possa conferir profissionalismo à sua página, um domínio personalizado não é a sua única escolha.

Você pode fazer uso de múltiplos sites de portfólio que existem por aí e obter exatamente o mesmo resultado. Abaixo, enumeramos alguns dos principais sites de portfólio em que você poderá fazer upload dos seus trabalhos:

Behance

Behance é a plataforma de portfólios mais conhecida da atualidade e uma das primeiras opções de como fazer um portfólio. O que começou como um website independente evoluiu a ponto de integrar hoje a Creative Collection da Adobe.

Isso significa que, com uma conta no site, é possível publicar itens no seu portfólio direto de ferramentas como o Illustrator, o Photoshop e o InDesign — o que faz com que ele seja uma das escolhas favoritas de designers.

O Behance não limita a quantidade de projetos e imagens que podem ser adicionadas ao seu perfil, e permite o uso de URLs personalizadas. Portanto, você poderá criar uma página e fazer com que ela seja acessível por meio de um link, como SeuNome.com

E já que o site dá muita liberdade em termos de diagramação, é possível exibir seus projetos da maneira como você achar melhor.

Lembre-se: um layout popular é o que traz o storytelling para a visualização dos seus projetos e cria uma página única, que contém desde os primeiros rascunhos até o resultado final.

CargoCollective

Outra página popular para criação de portfólios é o CargoCollective, que existe desde muito antes que o Behance. Aqui você pode desenvolver um site completo para contemplar as suas criações e utilizar os templates disponibilizados pela plataforma para exibi-las.

O site também aceita domínios personalizados e cuida de toda a integração entre a URL que você adquiriu e a sua página no CargoCollective.

Carbonmade

Outro destino tradicional de como fazer um portfólio de designers é o Carbonmade. Nele, como no CargoCollective, é possível escolher dentre uma gama de layouts e criar um website completamente personalizado.

Enfim, gostou deste guia de como fazer portfólio? Então aproveite para conferir o nosso blog e continue aprendendo conosco!