Conheça o tamanho padrão para impressão de material de papelaria

Criar um material de papelaria profissional e diferenciado vai muito além da criatividade. Saber usar as ferramentas de edição gráfica (AI, PSD, CDR, etc) é essencial. Escolher as informações que serão usadas permitem uma criação mais balanceada e com boa visibilidade. Mas uma das características essenciais para aquele material ficar tão incrível quanto no monitor é saber preparar os arquivos nos tamanhos certos e escolher o melhor modelo de papel de impressão.

Cada gráfica e região possui suas próprias diretrizes, mas existe um tamanho padrão para impressão de material de papelaria. Nesse post vamos falar do tamanho padrão para cada uma das peças principais de material de papelaria, cartão de visita, papel timbrado, folheto, folder e etc, e vamos te dar dois materiais gratuitos em um super bônus no final do texto! Confira agora:

Cartão de Visita

cartao de visita

O tamanho padrão de um cartão de visita é de 9,5 cm de largura x 5,5 cm de altura. Se for fazer uma modelagem na vertical, lembre-se que o parâmetro muda para 5,5 cm de largura x 9,5 cm de altura.

Importante: A maior parte dos cartões de visitas são impressos em uma única página com várias unidades. Por isso, é importante falar com a gráfica ou o cliente sobre a quantidade de cartões que serão impressos e também qual a modelagem que eles usam (distância entre os cartões, quantos em uma página), assim você pode montar o arquivo já no tamanho (no modelo da gráfica mesmo ou em PDF).

Papel Timbrado, Receituário e Envelope

papel timbrado

O tamanho padrão de um papel timbrado geralmente é baseado no tamanho de uma folha A4, que é 29,7 cm de largura x 21 cm de altura. Já o receituário (aquele menorzinho que os médicos receitam os medicamentos) tem como tamanho padrão uma folha A5 de 21 cm de largura x 14,8 cm de altura, que é metade de uma folha A4. Já o envelope comercial comum que usamos mede 25 cm de largura x 35 cm de altura.

Folheto/Panfleto

flyer ou panfleto

O tamanho padrão do folheto (ou folheto) não possui um tamanho padrão muito certo. O tamanho vai variar para cada tipo de divulgação da empresa, um panfleto que precisa ter mais informações ou trabalhar com imagens vai ser maior, em outro caso que precise passar uma informação de forma mais direta, uma opção menor com certeza será melhor. Mas dentro dos padrões, os tamanhos mais usados seriam o tamanho de uma folha A5 (21 cm de largura x 14,8 cm de altura) e de uma folha A6 (14,8 cm de largura x 10,5 cm de altura).

Folder

folder

O tamanho padrão de folder também varia muito. Podendo ser usado em um formato com 1 dobra (dobrado no meio) ou 2 dobras (três áreas separadas), ou até mais. Também não existe um tamanho certo, podendo ser no modelo de uma folha A5 (21 cm de largura x 14,8 cm de altura) ou de uma A4 (29,7 cm de largura x 21 cm de altura). Já se for usado na versão de 3 dobras, o tamanho mais usado é de folha A4.

Importante: Antes de criar o folder, é essencial fazer a marcação das dobras no arquivo, para que as informações, como textos, não fiquem entre as dobras, pois depois de pronto, se não for verificado os espaços no layout com as marcas, corre o risco de não ficar tão bom.

Tag

tag

O tamanho padrão dele varia muito de designer para designer, mas pelo que eu já trabalhei, teria dois padrões, o de 9 cm de largura x 5 de altura e o de 18 cm de largura x 5 de altura. Esse tipo de impresso tem mais liberdade na hora de escolher o tamanho, e ainda tem a opção de fazer uma ótima face de corte.

Encarte de Loja

O tamanho padrão dele vai desde do tamanho de uma folha A3 (42 cm de largura x 29,7 cm de altura), o mais usado, e depois tem os tamanhos de 42 cm de largura x 30 de altura e o de 44 cm de largura x 31 de altura.

Pasta

papelaria

O tamanho padrão dela, tanto com a opção com bolso, e opção com orelha tem o tamanho de 45 cm de largura x 31 de altura.

Importante: A opção de bolso (na parte interna da pasta, possui uma parte de papel, com o formato que lembra um bolso, para ser colocado as folhas dentro) ou orelha (na parte da dobra da pasta, existe 2 cortes na parte do meio, em forma de orelha), você pode oferecer ao seu cliente, e deve ser escolhido de acordo com a necessidade do mesmo.

Marcador de Página

O tamanho padrão de um marcador de página seria de 5 cm de largura x 18 de altura, mas pode variar nos tamanhos de 5 cm de largura x 22,5 de altura e 5 cm de largura x 27 de altura. Como a tag, ele tem mais liberdade na hora de escolher o tamanho, e ainda tem a opção de fazer uma ótima face de corte.

Espero que tenham gostado do post! Conforme prometido, separamos dois super materiais bônus para você começar a usar hoje:

Se curtiu, comente aí embaixo e compartilhe com seus amigos!

WeLancer-CTABlog