Como divulgar seu portfólio de design online?

portfólio de designer online

Trabalhar com design não é uma tarefa simples, ainda mais com a grande concorrência que existe nesse setor. Para se diferenciar no mercado, é fundamental evidenciar seus pontos fortes e tudo o que você pode oferecer para os eventuais futuros clientes. E a melhor forma de fazer isso é ter um bom portfolio de design online.

Trabalhar como freelancer abre inúmeras portas para conhecer clientes novos e conquistar muitos jobs, mas não é uma tarefa fácil. Para ser bem-sucedido, você precisa confirmar às pessoas o fato de que seu trabalho é o mais indicado para suas demandas.

Se você quer ganhar destaque no mercado de trabalho e conquistá-lo cada vez mais, é hora de reformular o seu portfólio e caprichar. Veja algumas dicas sobre como divulgar o seu portfólio e comece a conquistar muitos clientes hoje mesmo:

Fale sobre você em seu portfólio de design online

Falar sobre você não significa fazer uma biografia, onde contará toda a sua vida profissional. Mas é importante que em seu portfólio de design online você fale, por exemplo, sobre a sua formação e as experiências que lhe foram relevantes na área.

Seu cliente não quer saber se você trabalhou como caixa de supermercado, mas ele quer saber se você tem prática e noções aprofundadas em criação de uma identidade visual. Além disso, é importante destacar se você tem uma bagagem para fomentar o sucesso do negócio desse cliente em potencial.

Por esse motivo, fale sobre sua bagagem acadêmica e profissional como designer. Se você é formado, explore esse detalhe, pois ele poderá fazer toda a diferença na hora de ser escolhido para um job novo.

Capriche na apresentação

Ao buscar um designer, todos os empreendedores buscam por alguém que tenha talento, experiência e principalmente criatividade. Esta parece ser a receita certa para um profissional de sucesso. Use o seu portfólio de design online, então, para mostrar todo o seu potencial.

Ao caprichar em sua apresentação, você fará com que seu futuro contratante se apaixone não apenas pelo seu trabalho, mas também por sua capacidade criadora e bom desempenho. São muitas as apresentações de portfólio que conquistam os olhares, de modelos visuais a vídeos e sites. O importante é enfatizar os aspectos fortes que você tem para oferecer.

Na hora de caprichar na apresentação, leve em consideração a forma como as pessoas verão o seu trabalho. Porém, cuidado ao tentar criar algo extremamente inovador. Antes disso, pense na utilidade do material apresentado: de nada adiantará um portfólio de design online muito criativo e bacana se a sua página demorar a carregar ou não for compatível com smartphones. O design, muito além do apelo estético, está na funcionalidade e responsividade de seus produtos.

Use apenas seus melhores trabalhos no portfólio

Faça uma pré-seleção de trabalhos para colocar no portfólio de design online. Inserir dezenas de coisas aparentemente demonstra experiência — pois evidencia que fez diversos trabalhos —, mas, por outro lado, dilui trabalhos realmente bons entre projetos menores, dificultando o acesso ao que você tem de melhor.

Selecionar seus trabalhos mais notáveis para o seu portfólio de design online é a melhor alternativa. A qualidade do material valerá muito mais a pena do que a quantidade. Com poucos itens, porém muito bem-feitos e selecionados a dedo, você garantirá que seu trabalho seja visto e apreciado, aumentando as chances de conseguir novos projetos.

Você poderá, por exemplo, separar o material por categorias, como logotipos, cartões de visita, identidades visuais completas, cartazes, folders, adesivos e qualquer outro tipo de trabalho que você tenha realizado.

Mantenha seu portfólio atualizado

Outra dica importante para divulgar e ter sucesso com seu portfólio de design online é mantê-lo sempre atualizado quanto a novos cursos, experiências e técnicas. Se você se aperfeiçoou, o seu portfólio também precisará de uma repaginada para acompanhá-lo. Ao fazer isso, você garante sempre ter um bom material para apresentar.

Além disso, a vantagem de estar sempre se atualizando na área é que você também poderá divulgá-lo em vários canais de comunicação, como em marketplaces que conectam empresas a profissionais, em redes sociais e no seu próprio site.

Essa atualização também permite que você se destaque no mercado, conquistando cada vez mais clientes e sendo recomendado por eles.

Vá direto ao ponto

Já é sabido que é muito melhor selecionar o melhor percentual de todo o seu conteúdo a inseri-lo na íntegra em seu portfólio. Isso acontece porque ir direto ao ponto agrada muito mais do que enrolar. Além de ser mais prático, facilitará a visualização de suas habilidades.

A correria do dia a dia e a necessidade de conseguir melhores resultados fazem com que as empresas optem por contratar profissionais dinâmicos e ágeis. Ao criar um material cheio de conteúdo extra, que demorará muitos minutos ou até mesmo horas para ser analisado, a visualização do seu trabalho como profissional poderá ficar comprometida, fazendo com que seu portfólio de design online fique facilmente de lado.

Ao optar por ser direto, você permite que o seu portfólio de design online seja apreciado em detalhes, o que aumentará suas chances de contratação.

Tenha sua própria identidade visual

Espera-se que um designer que trabalha a identidade visual de diversas empresas e negócios também tenha sua própria marca. Afinal, se você se preocupa com a própria imagem, significa que você também será bem cuidadoso com a imagem de seus clientes.

Ter a sua própria identidade visual garante que seus futuros clientes te vejam com olhos profissionais. Para isso, crie a sua própria marca, aposte em cores e fontes próprias para usar em todo material que fale de você — no portfólio, cartões de visita e em seu site pessoal, só para citar alguns.

Uma última dica relacionada: crie um modelo com layout único. Dessa forma, você e sua identidade visual serão ainda mais facilmente reconhecíveis.

Seja um Welancer

seja_um_profissional_welancer

Uma ótima forma de divulgar o seu portfólio de design online é por meio de um marketplace.

Ser um Welancer, por exemplo, possibilita que você encontre mais clientes em potencial que buscam a criação de um logotipo, uma embalagem ou toda a identidade visual de um produto ou serviço. Ter um bom portfólio em um marketplace de grande alcance permite que você tenha cada vez mais clientes.

Quer conquistar mais espaço no mercado como designer? Seja um Welancer e cadastre o seu portfólio online!