Como calcular a hora do profissional de serviços freelancer?

Essa postagem foi escrita pelo Time de Marketing da Preço Certo.

A precificação é um dos elementos mais importantes para o sucesso ou fracasso de um produto ou serviço. Ponto. Mesmo sabendo disso, muitos empreendedores encontram problemas em encontrar o preço de venda correto para a empresa.

Porém, algumas empresas de serviços e pessoas, como designers, enfrentam problemas maiores: Como calcular o meu preço de venda para meu serviço? Esse valor deve ser definido levando em consideração vários aspectos para que, no final, o preço de venda do serviço ou produto seja interessante não só para o cliente, como também para o negócio. Afinal, precificar incorretamente aquilo que a empresa oferece pode trazer prejuízos à saúde financeira dela.

Haja demanda ou não, vendendo ou não, se o seu preço não for justo e compensar suas despesas, você não verá a cor do dinheiro no fim do mês

Das pequenas até as grandes empresas, todas precisam ter preços que façam sentido.

hora do profissional

O que levar em consideração na hora de precificar um produto ou serviço?

Custo direto, despesas comerciais e margem de contribuição. Três elementos vitais para se entender o preço de venda. A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada um deles. Veja:

  • custo direto: é o valor da compra do produto para revenda, da fabricação de um produto ou da prestação de um serviço;
  • despesas comerciais: são os custos relacionados à venda de um produto ou à prestação de um serviço. Nessa categoria estão inclusos os impostos, as comissões dos vendedores, as passagens e tudo o que for relacionado à venda ou à execução de um serviço;
  • margem de contribuição: essa é uma das partes mais importantes, pois nesse momento o gestor deverá definir quanto cada produto ou serviço contribui para o pagamento das despesas fixas da empresa — aluguel, salários dos colaboradores, encargos, água, luz, telefone, internet — e para gerar o lucro esperado.

Levando em consideração esses três indicadores, o gestor poderá chegar ao valor referencial daquele produto e avaliar se o preço final do serviço será compensatório ou não, tanto para a empresa quanto para o mercado.

Para chegar a esse resultado, o empreendedor deverá realizar o seguinte cálculo: custo direto + despesas comerciais + margem de contribuição = Valor Referencial.

A importância do Valor Referencial na precificação de serviços e produtos

Se o valor referencial for menor do que o preço praticado no mercado, então o gestor poderá aplicar uma margem de lucro maior sobre o serviço ou produto oferecido, trazendo mais lucratividade para a organização.

Por exemplo: se o produto de sua empresa tem um valor referencial de R$ 50 e o valor praticado no mercado é R$ 60, isso quer dizer que ele é compensatório. Ou seja, está compatível com o mercado e gera um bom lucro para empresa.

Contudo, no caso dos prestadores de serviço, em muitas situações não há um custo direto. É o caso das consultorias e de serviços que demandam o conhecimento do profissional. Nessas situações, é recomendável utilizar o tempo gasto para realizar o trabalho e estimular um preço baseando-se nas horas gastas para executá-lo.

Veja os 3 passos para calcular a hora do profissional:

1. Definir periodicidade de recebimento do seu ticket

A primeira coisa a ser feita é definir a periodicidade em que você recebe o pagamento. Normalmente aqui nós preferimos fazer em semanas por que fica mais fácil para o cálculo do preço de venda do seu serviço.

Ou seja, de quanto em quanto tempo seu cliente pagará você o seu ticket? Exemplo: Recebe do seu cliente a cada entregável? E serão 2 entregáveis? Então no total você terá o período de 2 semanas por ticket.

Depois disso, defina então quantos tickets serão pagos no contrato total baseado na periodicidade de recebimento dos tickets. Se estiver em semanas, quantas semanas, se for mensal, quantos meses será o projeto.

Assim você terá insumo para passar  para o próximo passo.

2. Definir a alocação de mão de obra do serviço

O segundo passo usa a informação acima para avaliar a alocação semanal da mão de obra em serviço. Usado para aqueles que recebem semanalmente. Óbvio, se o seu é diferente, quebre em semanas. Se for a vista, mantenha o valor em 4 semanas, no caso, sendo considerado como mensal.  

Primeira coisa a fazer é definir, por cargo ou por pessoa, quanto eles trabalham por semana (160 horas, padrão) e pegue seu salário para saber o custo por hora desse funcionário por segmento. Aqui é horas totais. Não vinculadas ainda ao serviço.

Após isso, você tem que analisar o projeto. Selecione a equipe ou os funcionários que estarão alocados no serviço. Análise quantas horas serão necessárias para com o projeto por equipe ou funcionário. Após saber isso e juntar com custo de hora dele, você saberá o gasto que terá com o time.

3. Definir custos variáveis

Quaisquer outros custos que estejam linkados diretamente e somente ao serviço em caso, devem ser considerados nessa precificação.

Vai ter passagem? Alimentação? Uber? Então isso deve ser somado e levado em consideração para a precificação também.

É sugerido ter isso feito em uma planilha para usar fórmulas que te ajudem a automatizar esse processo.

4. Definir comissões e aliquotas

Por fim, teremos a definição de aliquotas e comissões. Aliquotas são as taxas de impostos em função do faturamento. Informe quanto terá que pagar em somatório por esses impostos. .

Além disso, é importante saber a porcentagem que terá, se tiver, de comissão em cima do serviço prestado.

Após isso tudo, escolha sua margem de contribuição e calcule o preço de venda do ticket baseado nos custos somados que calculou.

Fique de olho na concorrência

Uma boa estratégia para precificar uma venda ou um serviço é dar uma olhada na concorrência. Isso serve para ver se seu preço está compativel com o mercado. Obvio que não deve ser a única estratégia a ser considerada, pois somente olhar para o concorrente significa não levar em consideração todos os passos que apresentamos aqui.

Porém, faz sentido em nível de competitividade e promoções.

Saiba mais acessando nosso software de precificação e análise de indicadores financeiros: https://precocerto.co/