Logo Design: Por que você não deve usar Stock Art em seu projeto

Faça um design mais “fora da caixa”

Dentre os termos comentados no mundo do design, temos um que acaba sendo quase que um tabu entre os profissionais da área: a Stock Art. Trata-se do uso de imagens pertencentes a bancos de imagens na criação de projetos. Esse assunto mexe com os designers porque sempre surge a dúvida “até que ponto seria certo fazer uso dessa opção?”. O texto abaixo pertence ao site YouTheDesigner e explica direitinho os motivos pelos quais você deve evitar o uso da Stock Art.

Enquanto navegava em alguns livros de design que temos aqui no escritório, notei que alguns logos foram inicialmente feitos à mão, enquanto há outros que usaram fontes e imagens pré prontas para depois mesclá-las. Bem, ambos são processos aceitáveis e não há processo de produção padrão para dizer-lhe que é melhor do que outro, alem disso, eu acho que escolher entre os dois é apenas uma questão de como você quer que o seu logotipo seja visto e sentido no projeto final.

Falando em Stock Art, eu escrevi um artigo há algum tempo sobre imagens de bancos de dados e seus prós (e 1 contra). A Stock Art é utilizada, basicamente, da mesma forma que as imagens de bancos de dados – elas estão lá para dar sabor a um projeto ou para aprimorar a experiência de leitura da audiência. Mas, na concepção de um logotipo, a Stock Art é pouco ou nunca usada. O único exemplo em que eu posso pensar onde você precisa usar Stock Art é quando você quer uma referência de design para o seu conceito de arte. Mesmo nesse ponto que você não vai usar toda a Stock Art em seu projeto final.

Se você já vasculhou na internet por Stock Graphics, tais como brushes e templates, é provável que você tenha visto os gráficos que você “googlou” em outro site – utilizados de uma forma ou de outra. A Stock Art é tão onipresente que você vai encontrá-la em praticamente todos os lugares, o que torna o uso desta uma coisa ruim para seu projeto.

Design Elementar de Logo

Se este é o primeiro artigo que você lê a respeito de design de logotipo em geral, deixe-me informá-lo sobre os princípios de um grande projeto de logotipo. Há cinco chamados elementos de um projeto de logo, mas eles não são tão necessários para o seu design – como as pessoas costumam ter gostos variados, suas escolhas podem variar. Aqui estão os cinco elementos de um bom desenho de logotipo, sem ordem particular:

  • Memorável – Se as pessoas não conseguem se lembrar com facilidade do seu logotipo e vinculá-lo à sua marca, você está em apuros. É hora de você avaliar um novo projeto.
  • Distinto – Tudo em um logo é importante – qualquer semelhança com o design de outra marca pode resultar em desastre, ou em dura concorrência (o que é bom, na verdade). Apenas preste atenção a todas as logos de fast food – elas são todas vermelhas e amarelas.
  • Escalável – Como designer, você precisa pensar antes de todo mundo. Você tem que pensar onde o logotipo pode ser colocado, e como você pode ajustá-lo para fazê-lo parecer e passar a sensação de unidade, dadas as mudanças na escala e nos detalhes.
  • Relevante – Um logotipo deve ser apropriado para a indústria do seu cliente. Ele deve ter elementos de design que podem ser facilmente associados à empresa do seu cliente e ao negócio.

Considerando os “elementos de um bom desenho de logotipo”, você terá uma ideia de comoStock Art não funciona bem dentro desse setor. Para expandir a ideia de não usar Stock Art em design de logotipos, aqui estão algumas das razões pelas quais você não deve usá-la em seus projetos de logo:

  • Ela retarda seu processo criativo – Fazendo uso de Stock Art como seu principal ponto de referência na criação de um projeto de logotipo, você pode abrandar o seu processo criativo. A maioria dos artistas concordam que o caminho mais rápido para mover uma ideia é através de lápis e papel. Se eu fosse aconselhar qualquer designer gráfico promissor, eu diria a ele para iniciar seu processo criativo em esboços em vez de ir á internet à procura de inspiração.

p

p2

p3

p4

Fonte: Behance – Design em processo

 

Seu logotipo ficará muito genérico – Como já mencionado acima, logos devem destacar-se, devem ser únicas e devem estar incorporadas á empresa do seu cliente e sua missão, visão. Um logotipo genérico não irá ajudá-lo nesses quesitos; o pior cenário possível é que o logotipo que você fez com Stock Art será um equívoco, se usado como logotipo de outra empresa.

p5

p6

p7

Fonte: Behance – Design em processo

Ela diminuirá você e sua credibilidade com o cliente – Depois do projeto, se você tiver criado um logotipo genérico para um cliente, suas chances de conseguir um outro projeto de design de logotipo será menor. Os clientes vão pensar duas vezes antes de contratar o seu serviço por você possuir um portfólio medíocre e o seu processo criativo ser padrão.

Então, se você tem, se você está planejando assumir o design de logos como o seu campo de especialização, tenha em mente que você precisa de uma imaginação muito selvagem. Design de logo é muito mais do que estética, é uma realização do objetivo de uma empresa e sua filosofia – assim você vai ter que acelerar e sair da caixa para visualizar esses conceitos. Além disso, certifique-se de que você estabeleceu um processo criativo adequado e eficaz. Navegar na web para se inspirar não é tão ruim, mas quando se trata de criar conceitos para um projeto, é melhor encontrar um lugar mais confortável para pensar – não no seu computador. Encontre um lugar descontraído e deixe sua mente viajar.

WeLancer-CTABlog