Logos famosas e sua evolução criativa com o tempo

logos famosas

Todas as logos famosas tem uma história para contar. As logomarcas evoluem com o tempo, sempre refletindo as mudanças na sociedade e mercado, e se adequando a novos cenários para melhor se comunicar com o consumidor. Uma logomarca bem desenvolvida é capaz de mudar a história de uma marca.

Algumas marcas alcançaram o status de titãs em suas áreas e suas logos se tornaram sinônimo de qualidade e reconhecimento em todo o mundo. Mas quem vê essas logos estampadas em revistas e produtos, não imagina a história de suas criações, nem o trabalho envolvido para estabelecer essas marcas e transformá-las nas forças poderosas que são hoje.

Pensando nisso, separamos 10 logos famosas para você conhecer a história por trás de cada uma, e tirar insights valiosos para criar logos cada vez mais incríveis para seus clientes e suas marcas!

1. Nike

Você sabia que Nike é o nome da deusa grega da vitória? A mais conhecida das logos famosas do segmento de esportes nasceu a mais de 40 anos atrás, criada pela então estudante de design Carolyn Davidson, e custou exatos $35 dólares para ser feita. Era branco, com um traço curvo sobre um fundo azul, e foi desenvolvido para diferenciar da concorrente Adidas. A letra cursiva, desenhava o nome Nike escrito sobre o tracinho. A fonte como conhecemos hoje, com traços bem marcados e escrito em caixa alta bold, só mudou em 1978.

Em 1985, o design sofreu sua mudança mais marcante: deixou-se o azul de lado, surgindo a logo branca sobre fundo preto! A logomarca ficou tão famosa, que hoje adota um formato minimalista, dispensando a escrita do nome “Nike” e sendo estampado em todos seus materiais, divulgação e produtos, somente com seu ícone sobre o fundo preto. A logomarca hoje representa mais que só seus produtos, representa um estilo de vida.

Cores atuais: preto e branco

Criado inicialmente em 1971

logos famosas

2. Shell

A primeira criação da Shell foi lá em 1900 e mesmo assim se mantém como um clássico das logos famosas. Inicialmente, a logo era um pouco esquisita, desenhada em nanquim e em preto e branco, era uma representação realista de uma concha — shell em inglês é concha.

O processo de renderização, por volta de 1915, permitiu a melhor reprodução da logomarca e a inserção das cores. Apareceu primeiro em uma estação da marca na Califórnia. As cores ajudaram a logo a se destacar, já que eram as cores da Espanha, lar de muitos imigrantes da região. Após alguns anos, a logo passou a ficar em pé e por isso, mais parecida com uma concha de verdade. Mas com o passar do tempo, foi perdendo os detalhes nos traços que tentavam imitar uma concha e ganhou um design mais estilizado e arrojado.

Em 1948, adquiriu traços da identidade que conhecemos hoje, como as cores amarelo e vermelho — inspirado na bandeira da Escócia — e a grafia “Shell” na cor branca, o que foi abandonado em 1955. As cores e o essencial da logomarca se mantém até os dias atuais, só se transformando em opções mais modernas e estilizadas.

Cores atuais: amarelo e vermelho

Criado inicialmente em 1900

logos famosas

3. Volkswagen

Da indústria automobilística, uma das logos famosas é a da Volkswagen, criada em 1939 na cor preta e com um design bem mórbido. O V e o W de Volks Wagen — que significa carro do povo — já estavam lá desde o início. Em uma lembrança trágica da história alemã, as letras ficavam dentro de uma engrenagem circular, com 4 apêndices que se projetavam para fora, lembrando muito uma suástica exagerada e feia. Logo esses apêndices foram retirados, restando apenas o desenho como de uma engrenagem.

Já em 60, o círculo que formava a engrenagem ficou semelhante ao atual, como conjunto das letras dentro de uma caixa quadrada, todo em preto. Em 67, apareceu o azul claro com a grafia Volkswagen, escrita na mesma cor. Já em 1978, as coisas mudaram: letras em branco e o resto do desenho em azul, em efeito negativo. Somente em 1995 o tom celeste perdeu lugar para um azul mais escuro, marinho, sempre em cores chapadas, para evoluir finalmente para a logo atual, com volume, sombras e luz.

Cores atuais: azul e branco

Criado inicialmente em 1939

logomarcas famosas

4. Apple

Falar de logos famosas e não falar da Apple, seria um pecado. Reza a lenda, que em 1976 em homenagem a vida que levava de trabalhador comum colhendo maçãs, Steve Jobs criou a logomarca. Sob uma árvore de maçã ele retratou, em um desenho de bico de pena — com pouca noção para aplicação —, a cena em que o famoso cientista Isaac Newton descobre a teoria da gravidade. Mas, felizmente no mesmo ano, a logo foi alterada para a famosa maçã com uma mordidinha do lado. Inicialmente era colorida com listras horizontais, de cima a baixo. Até hoje se mantém a mesma maçã, porém em 1998 adquiriu um design todo preto. Hoje, ganhou volume e brilho, está mais moderna e a sua cor é prata.

Cores atuais: prata

Criado inicialmente em 1976

logos famosas

 

5. BMW

Outra que não poderia faltar entre as logos famosas é da BMW. Mais uma marca de carros alemães! Criada em 1917, podemos dizer que mudou quase nada. Com poucas alterações em todos esses anos, as cores branco e azul se mantêm também dentro do círculo negro, com outro círculo em seu interior dividido em 4 quadrantes iguais, sendo dois brancos e dois azuis, alternados. O dourado apareceu em algumas versões da logo, conferindo certa preciosidade, principalmente nas letras. Em 1936, o azul marinho ficou mais claro e o dourado sumiu, substituído pelas letras brancas. Já em 54, as letras perderam as serifas e o azul voltou a escurecer, dando um ar mais moderno e maduro à logo. Os anos setenta parece que foram bem loucos e psicodélicos lá na BMW, dizem que até rosa apareceu na logo… Hoje, tudo voltou ao normal, com mais volume, luz e sombra ao círculo tradicional que conhecemos.

Cores atuais: prata, preto, azul e branco

Criado inicialmente em 1923

logomarcas famosas

6. Coca-Cola

Coca – Cola! Sim, afinal, é a principal das logos famosas. Resumimos a história por que as mudanças foram tantas ao longo dos anos, que poderíamos escrever um livro. A logo nunca teve uma mudança radical, mas foram pequenas mudanças que começaram lá em 1887, época que a logo já era bem parecida com as letras atuais, só que em preto. Em 1890 a tipografia mudou um pouco, com raminhos nas fontes que lembram a folha de qual é feito o refrigerante. Mas logo mudaram de ideia, para ficarem com uma identidade praticamente igual a atual já em 1941, mas ainda na cor preta. De lá para cá foram várias pequenas alterações. A mais importante foi a introdução do vermelho em 1958, cor que se tornou sinônimo da marca e, dizem alguns, até alterou a cor da roupa do papai Noel. Será verdade? Quanto àquela faixa ondulante, presente em muitas versões da logomarca, apareceu pela primeira vez em 1969.

Caso queira ver os detalhes completos, pode pesquisar em História da marca Coca-Cola.

logos famosas

 

7. Pepsi – Cola

A marca Pepsi – Cola é uma das mais conhecidas da indústria. Podemos encontrar suas cores e produtos em qualquer conveniência, supermercado e posto de gasolina ao redor do globo. A logo, no entanto, passou por diversas mudanças ao longo dos anos.

Foi criada originalmente em 1898 por Caleb Bradham, que produzia a bebida em sua própria casa. Ela era vendida sob o nome de “Brads Drink”, mas buscando um público maior, mudou o nome para Pepsi- Cola, e em 1906, foi criada a primeira logomarca da Pepsi-Cola, que durou até 1940, quando o CEO da empresa decidiu criar uma logo na tampa da garrafa, originando uma tradição que durou décadas.

Durante a segunda guerra mundial, buscando demonstrar patriotismo e lucrar com ele, introduziram as cores vermelho, azul e branco. Em 1973, foi introduzido o conceito “boxed- in”, que inseria a logo dentro de uma moldura, com o qual a marca experimentou diversas cores durante a década de 90. O globo redondo da Pepsi, nome oficial da logo, ganhou mais e mais destaque durante esse tempo, até que em 2003, a empresa se livrou dos outros elementos e focou somente nele. A logomarca atual usa os seus elementos para transmitir a sensação de refrescância, que combina com seu novo slogan: “Pepsi, refresque sua mente”.

Cores atuais: vermelho, azul e branco.

Criado inicialmente em 1898

logos famosas

8. Canon

O logo da marca Canon é um dos mais distintos e reconhecíveis do mercado. Podemos rastrear sua criação até 1933, no Precision Optical Instruments Laboratory.

As primeiras câmeras criadas pelo laboratório foram batizadas de “Kwanon” em homenagem a deusa budista da misericórdia. A primeira logo criada era inspirada na imagem da deusa, que possui mil braços e chamas flamejantes.

Buscando a universalização da marca, mudaram o nome para Canon em 1935. O nome tem um significado próprio e significa o conjunto de alto patamar que a marca buscava estabelecer como padrão de mercado em sua área. Em 1947 a empresa se torna a Canon Camera Co Inc., e desde então várias versões da logo foram utilizadas. Só em 1953 a versão unificada da logo foi criada. Alguns ajustes foram feitos até 1955, quando a versão final foi introduzida e permaneceu intocado por quase meio século.

Hoje, a logo é reconhecida globalmente, se provou à frente de seu tempo, e reflete a ambição global da empresa de oferecer sempre seu alto padrão de excelência.

Cor atual: vermelho

Criado inicialmente em 1933

logos famosas

9. Nestlé

A icônica logomarca da Nestlé passou por severas mudanças ao longo dos anos. A logo original, idealizada por Henri Nestlé, era inspirada no significado da palavra em seu idioma original, um dialeto alemão, e significa “pequeno ninho”, e era uma representação artística do brasão de sua família. Em 1875, depois de sua aposentadoria, a logo foi patenteada pelos novos donos da Nestlé S.A, na Suíça. Mais de 6 décadas depois, o nome da empresa foi adicionado a insígnia do ninho. Em 1966, algumas mudanças mínimas foram efetuadas para simplificar o já consagrado símbolo do ninho e atualizar a tipografia. Em 1988, a minhoca no bico da mãe foi retirada, e mais um elemento foi inserido na tipografia para refletir o esforço da empresa em desenvolver produtos diversificados e atingir novos nichos de mercado. A logo ainda se modernizou para refletir famílias modernas, com apenas dois filhos. A versão atual da logo foi recentemente simplificada para ser mais coesa e contemporânea.

Cores atuais: Azul e prata

Criado originalmente em 1868

logos famosas

10. Lego

A popular marca Lego possui uma história rica. Inicialmente, os blocos de maneira criados pelo criador de brinquedos Ole Kirk Christiansen em 1932, a marca foi renomeada para Lego inspirado na frase dinamarquesa “leg godt” que literalmente significa “brincar bem”. A primeira logomarca é uma simples representação do suporte usado para expor os brinquedos. Era escura com cores mornas que representavam a madeira, já que as peças eram do mesmo material.

Em 1973, quando a produção dos brinquedos se expandiu para os Estados Unidos, a logo foi atualizada para uma versão mais moderna para a época, numa tentativa de tornar a marca familiar no mercado global, e dotaram as cores vermelho, amarelo e branco, que continua muito reconhecível até hoje. Era planejado para ser reconhecida facilmente e suas formas pensadas para lembrar das formas dos blocos mais populares da marca. Em 1998, a marca adotou a sua logo recente.

A nova versão, apesar de ser bem similar a anterior, recebeu cores mais vivas para se destacar na internet. As cores mais vibrantes e tamanho superior tem a intenção de atrair a atenção de crianças e adultos. A logo hoje é aplicada ao grande leque de mercados em que a marca se envolveu, desde os seus consagrados brinquedos, mas também vídeo games e filmes, e continua sendo eficaz e precisa.

Cores atuais: vermelho, amarelo, branco e preto

Originalmente criado em 1932

logos famosas

Como dá para ver, as logos são criados para representar uma marca e comunicar os seus valores, para atrair a atenção e criar um laço de confiança com o consumidor. Uma logomarca bem desenvolvida pode abrir caminhos e solidificar um negócio, além de se tornar uma dessas logos famosas como as que acabamos de ver.

E aí, gostou do conteúdo? Comente aí embaixo se você acha que ficou faltando alguma empresa para a lista de logos famosas.