OpenDyslexic, a fonte para ajudar leitores disléxicos

OpenDyslexic

Uma fonte gratuita projetada para ajudar pessoas com dislexia a ler conteúdo online está ganhando popularidade nos últimos meses, conheça a OpenDyslexic!

A OpenDyslexic é uma nova fonte de código aberto criada para aumentar a legibilidade para leitores com dislexia. O tipo de letra inclui os estilos regular, negrito, itálico e negrito-itálico e 2 tipos de letra: OpenDyslexic e OpenDyslexic-Alta. Ele foi criado para ajudar na leitura de seu criador, o designer Abelardo Gonzalez e está sendo atualizado continuamente e aprimorado com base na entrada de outros usuários disléxicos.

Embora existam aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo com esse transtorno de aprendizagem, são poucas as alternativas e opções que integram recursos para melhorar a legibilidade e, assim, estimular a leitura. Nos últimos anos, no entanto, a dislexia tem sido estudada com maior interesse no diagnóstico precoce e descoberta de novas soluções.

OpenDyslexic

De acordo com vários estudos, fontes como Helvetica, Courier, Arial e Verdana são boas escolhas para melhorar a legibilidade de pessoas com dislexia. No entanto, embora sejam recursos úteis, eles não são projetados com as necessidades e problemas específicos enfrentados pelas pessoas com dislexia.

O criador faz questão de manter sua utilização totalmente aberta e gratuita. As letras têm fundos pesados para indicar a direção, e o usuário é capaz de descobrir rapidamente qual parte da letra está para baixo, o que ajuda a reconhecer a letra correta e, às vezes, ajuda a impedir que seu cérebro a gire. Fundos consistentemente ponderados também podem ajudar a reforçar a linha de texto, tornando a compreensão mais tranquila. As formas únicas de cada letra podem ajudar a evitar confusão ao virar e trocar.

Você pode baixar gratuitamente a fonte no site oficial dela, e também auxiliar o criador com doações para aperfeiçoamento da fonte!