Como criar um manual de identidade visual?

Você sabe o que é um Manual de Identidade Visual? Para que o trabalho do designer seja bem feito após a entrega do trabalho, geralmente é produzido um documento com instruções para o uso de sua criação. Quais as cores corretas, a fonte utilizada, as melhores maneiras de deixá-la integra mesmo ao separar texto e imagens. Essas são algumas das possibilidades apresentadas em um manual de identidade visual.

Pode parecer um capricho profissional, mas faz toda a diferença. Quer entender melhor como funciona esse material? Confira o nosso post e aproveite para conhecer um template exclusivo criado pela parceria Smartalk e We Do  Logos.

O que é um manual de identidade visual

O manual de marca é a referência criada pelo designer para a aplicação correta de sua identidade, suas recomendações, especificações e normas. Esse material faz com que a integridade e contexto sejam mantidos em todos os momentos. A ferramenta é essencial e começa com o contexto: quais as razões para a construção daquela marca e a realidade em que ela se apresenta. Isso deixa a percepção do profissional clara e ajuda a compreensão da importância do material para o conjunto da empresa ou projeto atendido. Se for uma renovação, é bom mostrar como as novas alterações se diferenciam da anterior.

O próximo passo é mostrar como ela pode ser variada: original, negativa, uma cor, fundos e aplicações coloridas, horizontalmente ou verticalmente, apenas texto, apenas imagens, com e sem assinatura. As possibilidades podem ser muitas e devem ser bem explicadas para que possam ser seguidas perfeitamente. Se a marca não pode ser aplicada separadamente, é melhor que a agência, profissional ou empresa de sinalização não façam isso e mantenham a linha determinada no Manual.

Estabelecer normas de distância entre os elementos que compõe uma marca e a tipografia correta para criar qualquer material é mais uma das referências que devem estar presentes no documentos. Especificações técnicas das cores principais e secundárias com as devidas indicações em RGB, CMYK e Hexadecimais devem estar claras para garantir fidelidade em suportes diferenciados: se sua marca tem essas definições não ficará vermelha no vídeo e rosa no impresso!

Se você é o designer, não deixe de mostrar casos de aplicação corretas em alguns materiais, como site, papelaria e brindes e deixe claro quais serão as maneiras não indicadas ou proibidas. Por exemplo, no nosso caso, a nova marca da SMARTalk não pode ser rotacionado ou aplicado em fundos de baixo contraste com o nosso laranja.  

Identidade de marca alinhada

E essas referências não são apenas para deixar o design alinhado, mas toda a identidade da empresa. Uma empresa focada em inovação e modernidade gráfica possivelmente indicará que não podem ser utilizadas em seus materiais fotos muito artificiais de banco de imagem, assim como organização de perfis mais sérios proibirão o uso de imagens infantilizadas de situações.

O acordo nessas indicações e seu cumprimento deixa os dois lados da relação felizes: o cliente/designer que terá a sua especificação seguida e a agência/prestador de serviço que terá um norte para sua criação. Organizações com aplicações mais complexas, como serviços que exigem muitos suportes (uniformes, materiais de vendas, carros adesivados…) podem ter manuais bem mais complexos e completos do que empresas que terão site, papelaria e embalagens simples, por exemplo. Mas isso deve ser definido de acordo com o segmento de atuação e o planejamento de cada instituição. E não se sinta preso na “caixa”: vá além e tente imaginar diversas possibilidades!

manual de identidade visual

Agora que você conheceu algumas dicas e aprendeu muito mais, que tal participar do WeLancer? A melhor plataforma da América Latina para encontrar trabalhos para criação de material gráfico, fotografia, oportunidades para redatores, e muito mais!

Acesse o WeLancer.com e conheça!

Esse post foi escrito por Lígia Braga, da Smartalk.