Confira 8 mockups de logo para surpreender seus clientes

mockups de logo

Você já sentiu que precisava de algo a mais para apresentar aquele logotipo projetado com tanto cuidado? Muitas vezes, o resultado de um trabalho de design está perfeito, mas a demonstração parece incompleta, deixando a desejar. Para resolver esse impasse, existe na web uma infinidade de mockups de logo disponíveis para complementar o layout de trabalhos de design.

Mas, afinal, o que são esses mockups? São templates ou ambientações criadas — principalmente no Photoshop — com intuito de inserir um logotipo, ilustração, ou outra peça de design em um contexto. Dessa forma, sua representação ganhará uma aparência mais realista e poderá ser devidamente compreendida e valorizada.

Podemos citar como exemplo um cartão de visita com seu logotipo: em vez de simplesmente adicioná-lo solto no portfólio, você pode usar uma foto — de alta definição — da mão de uma pessoa segurando esse cartão. É uma simulação do uso prático de um produto que passa a real dimensão do que ele é.

Trata-se de uma forma prática e efetiva de demonstrar a ideia que se deseja transmitir e sua adequada aplicação. Para isso, existem diversas situações nas quais os mockups podem funcionar perfeitamente. E, para ajudá-lo a encontrar rapidamente o mockup mais adequado para cada situação, separamos 8 sites com opções incríveis. Confira!

Quando usar um mockup

Os mockups são muito usados para representação de projetos em portfólios de profissionais de design gráfico e de produto. Também se valem desse recurso arquitetos, engenheiros, publicitários e fotógrafos. Além de valorizar o portfólio, os mockups são extremamente úteis para apresentar layouts realistas aos clientes.

Ao contratar um profissional para elaborar um projeto, as pessoas desejam visualizar o resultado. Nesse momento, é possível proporcionar ao cliente a experiência do produto em pleno uso, por meio de fotos com ambientação estática e até em vídeos. Essa é a principal vantagem ao finalizar um trabalho com uso de mockups.

Dessa forma, não é necessário esperar que o projeto seja materializado para saber exatamente que impressão ele passa e se atenderá as expectativas de quem o idealizou. Uma simples foto bem produzida resolve toda a questão imediatamente.

Outras vantagens do uso de mockups

Outras vantagens do uso dessa ferramenta são o tempo e o custo. Por se tratar de um recurso digital, o custo é praticamente zero. O tempo gasto para compor uma cena também é curto, uma vez que a web disponibiliza inúmeros sites com opções para as mais variadas necessidades e de fácil aplicação.

Em poucas horas, é possível representar um projeto em diversas aplicações e depois enviar ao cliente por e-mail. Além disso, existe a possibilidade de usar texturas diferentes para ensaiar a melhor forma de aplicar um logotipo. Alguns mockups simulam superfícies de madeira, vidro, transparências e rugosidades.

São recursos que proporcionam uma visão mais ampla de como uma marca pode ser usada de acordo com o ramo do negócio.

Os mais badalados sites de mockups de logo

Como ficou claro, criar uma apresentação memorável — seja para o portfólio ou apresentação ao cliente — deixou de ser uma tarefa árdua e demorada. Veja, abaixo, 8 sites com opções incríveis de mockups de logo. Escolha os seus e bom trabalho!

1. Magic Mockups

É um site totalmente gratuito, no qual você pode elaborar seus layouts diretamente online. Alguns cliques simples permitirão o upload de seus trabalhos em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets, laptops. O resultado é rápido e de alta qualidade.

2. Placelt

Com esse site, você poderá sair do lugar comum, inovando em seus layouts. Deixe de lado as imagens estáticas — de vez em quando — e crie suas apresentações em vídeo, proporcionando ao seu cliente uma experiência dinâmica e animada.

É também uma opção muito fácil e ágil, que precisa de apenas alguns minutos para finalizar e conferir um diferencial para o seu projeto.

3. PSD Covers

Para quem prefere o “bom e velho” Photoshop, com o PDS Covers será possível deixar os trabalhos em 2D com aspecto de 3D em altíssima qualidade, com tempo reduzido. Basta baixar o template e inserir seu logotipo na imagem com alguns cliques.

4. Graphicburger

Esse site é bastante completo. Nele, você pode encontrar mockups para as mais diversas apresentações. Os arquivos para logotipos estão disponíveis em Photoshop e Illustrator. Além disso, você encontrará mockups para branding, UI kits, efeitos de textos, backgrounds, ícones e muitos outros.

5. Clube do Design

Nesse site, você terá acesso a diversos mockups interessantes para colecionar e usar em seus trabalhos. Todos estão disponíveis em arquivos do Photoshop com o link de um tutorial disponível em vídeo, ensinando como editar seu logo em um desses templates. Vale a pena conferir!

6. Weblizards

O Weblizards também disponibiliza um mockup com textura em madeira e efeito 3D. Da mesma forma que o Clube do Design, há um curto tutorial demonstrando como usar esse arquivo. O resultado é impressionante e agrega enorme valor ao trabalho final.

7. Webpage FX

Nessa plataforma, existem vários templates para branding — identidade visual completa — nos quais você poderá inserir seu logotipo em versões variadas e mostrar amplas possibilidades de aplicação da sua marca.

O realismo do resultado é fantástico. Parece mesmo que as fotos foram feitas com o seu próprio material. Para acessar os mockups, basta clicar na imagem e você será redirecionado à página disponível para download do arquivo.

8. Freepik

Essa plataforma é muito conhecida pelos seus vetores de ícones, modelos de logotipos e backgrounds de todo tipo — imagens de fundo, cartões variados, texturas etc. Porém, disponibiliza, também, alguns arquivos para apresentação de logotipos como nos demais sites já citados. É mais uma opção para compor seus layouts de forma profissional causando boa impressão.

 

Todas as plataformas acima listadas viabilizam o mesmo tipo de serviço, além de tantos outros sites disponíveis na web. No entanto, os quatro primeiros — Magic Mockups, Placelt, PSD Covers e Graphicburger — são plataformas projetadas especificamente para fornecer esses templates.

Os outros sites possuem finalidades variadas em seu conteúdo, e muitos dos mockups de logo por eles indicados são direcionados, principalmente, para o Graphicburger. De qualquer maneira, todos os mockups de logo sugeridos são bem-vindos e muito úteis a quem procura opções profissionais e de alta qualidade para apresentar seus trabalhos.

Se esse é o seu caso, use e abuse desses recursos e garanta seu sucesso no mercado!

E então, você já viu ou usou algum desses mockups de logo para dar um up nos seus trabalhos? Curta a nossa página do Facebook e conheça mais dicas como essas!