A influência das cores nas marcas

A influência das cores nas marcasAs cores são as maiores ferramentas utilizadas pelas empresas na construção de um branding. São o primeiro contato e a primeira impressão que uma marca causa no público, que decide naquele momento se existe identificação (ou não) com uma empresa.

Estudos científicos comprovaram o papel delas em nosso humor e sentimentos de maneiras que, muitas das vezes, nem sequer notamos. Cores moldam nossa atitude em relação a produtos e marcas, e são um fator essencial na hora de empresas desenvolverem suas identidades visuais.

Em uma análise das mais valiosas empresas do mundo, baseadas na listagem da Forbes, especialistas analisaram que dentre as cores utilizadas em suas logos, 35% usam a cor azul, 30% o vermelho, 23% o espectro do cinza, preto e branco, 20% o amarelo e dourado, 7% o verde, 3% usam mais de quatro cores ao mesmo tempo e apenas 1% é roxo.

Qual a influência das cores nas marcas abaixo

Agora vamos abordar como cada cor deste espectro pode influenciar o consumidor na identificação com cada marca. Confira também a influência das cores nas marcas com o  infográfico do FinancesOnline.com 

Azul

A influência das cores nas marcas - cor azul

O azul é a cor mais “segura” a ser utilizada no branding de grandes empresas. Ela transmite confiança, responsabilidade e calma. Muitas empresas apostam no azul por ser uma cor que não causa nenhum tipo de irritabilidade ao ser visualizada e, por si só, chamam a atenção e se destacam. É fácil encontrar empresas mais sérias e formais, do ramo médico, legal ou financeiro usando o azul como base de sua identidade, por transmitir sentimentos de confiança logo à primeira vista.

Vermelho

A influência das cores nas marcas - cor vermelho

Em contrapartida ao azul, o vermelho desperta no cérebro a sensação de movimento, aguça nossos sentidos, chegando a aumentar nosso batimento cardíaco. Não é difícil ver empresas de fast food utilizarem o vermelho, que chama a atenção no meio de outras cores e aguça qualquer sentido. O vermelho atrai o olhar e o movimento, fato esse que também faz com que muitas empresas automotivas também o utilizem.

Amarelo/Dourado

A influência das cores nas marcas - cor amarelo

Da mesma maneira que o vermelho, o amarelo também chama a atenção, de maneira menos intensa. O amarelo emana felicidade e calor, o que faz com que empresas de energia e de bens domésticos o utilizem. Por essa sensação de felicidade e conforto, empresas de serviços gerais tendem a utilizar o amarelo e o dourado para representarem a comodidade dos produtos ou atividades que oferecem.

Cinza/Preto/Branco

A influência das cores nas marcas - cor preta-cinza-branca

Simplicidade é a palavra chave. Com uma popularidade cada vez maior, essas três cores conseguem projetar muito valor a uma marca. O preto e, o branco em contraste, trazem a sensação de luxo e requinte, e muitas empresas vão remodelando sua identidade conforme crescem para se adequar às sensações que a chamada “ausência de cor” traz. Um exemplo bem popular disso é a Apple, que ao abandonar a diversidade de cor em sua logo se tornou a marca mais valiosa do planeta.

Verde

A influência das cores nas marcas - cor verde

O verde representa a saúde e, o bem-estar, além de causar uma sensação de frescor ao ser visualizado. Do mesmo modo que o luxo da ausência de cor vem crescendo, o verde tem sido cada vez mais usado para representar a lealdade de uma marca e seu comprometimento com a natureza. O Starbucks, marca gigante de café expresso, abandonou a logo marrom para associar-se ao branding predominantemente verde e expressar um sentido de comunidade, cuidado com o meio-ambiente e conforto do lar.

Roxo

A influência das cores nas marcas - cor roxa

O roxo, apesar de não ser extremamente popular no branding de grandes empresas, é utilizado com frequência para passar a ideia de luxo, realeza e riqueza. No extremo oposto, é uma coloração amplamente adotada por marcas infantis, pois chama a atenção de crianças quando utilizada em brinquedos ou doces. O roxo também pode ser associado à criatividade de empresas mais modernas.

Diversidade de cores

A influência das cores nas marcas - colorida

Se cada cor representa um sentimento ou emoção diferente, empresas que utilizam em suas logos uma variedade de cores não conseguem exatamente passar apenas uma imagem ao seu públicos, correto? Sim e não! Por mais que estudiosos afirmem que essa diversidade colorida seja uma escolha arriscada, diversas marcas poderosas e valiosas a utilizam. O Google e a Microsoft, por exemplo, utilizam essa gama gigante de cores justamente para mostrar que estão presentes totalmente em qualquer momento da vida de uma pessoa. Conseguem, com diversas cores, serem universalmente aceitas.

cadastro welancer

No geral, as empresas têm sucesso em passar o sentimento certo que esperam de seus consumidores. Para quem se aventurar como designer gráfico na criação de logos, é necessária uma atenção redobrada ao briefing do cliente, entendendo bem as atividades da empresa, a imagem que ela quer passar para o público e como elas querem ser reconhecidas no mercado. 

 

Este post foi escrito pelo João Cardoso, do time WeLancer.