8 erros que você não pode cometer ao criar uma logo

Ter uma marca elaborada abrange a ideia de criar uma logo bem produzida. Afinal, esse será o estímulo visual que conquistará clientes e diferenciará a empresa de seus concorrentes, de quebra ainda proporcionar destaque dentro do mercado.

Porém, o cometimento de alguns erros na logo pode causar efeitos indesejados, como o duplo sentido, uma logo que já nasce obsoleta, falta de proporcionalidade, entre tantos outros.

Todo designer deve saber quais são os erros que devem ser evitados, essa é uma maneira de produzir um bom trabalho e construir o manual da marca de forma eficiente. Conheça esses 8 erros que você não pode cometer ao criar uma logo e otimize o seu trabalho:

1. Criar uma logo com tipografia inadequada

Criar uma logo com uma tipografia ruim poderá gerar sérios problemas, como dificultar a leitura do nome da marca ou ainda apresentar um visual que não combina com o posicionamento da marca e seu público-alvo.

Para corrigir o erro, o ideal é que a fonte utilizada também seja legível em vários formatos diferentes. Analise se ela é flexível para usar em outros materiais e verifique se há falta de acentuação, já que esse também é um problema que deve ser levado em consideração.

Tente, também, não ajustar várias fontes diferentes dentro da mesma logo. O ideal é seguir um padrão com no máximo duas tipografias.

Como forma de evitar essa falha, muitas marcas possuem sua própria tipografia, pois isso é uma maneira de conseguir se destacar no mercado e garantir que aquela fonte será apenas sua. Um exemplo clássico disso é a Coca-Cola.

2. Não pensar em reduções

Imagens inflexíveis são um dos piores erros que você pode cometer ao criar uma logo. Devem-se pensar nos diferentes meios que essa logo será utilizada: identidade visual, como cartões de visita e fachada, sites, redes sociais, embalagens, outdoor, comerciais de TV, e tantos outros locais onde poderá ser veiculado.

A logo ideal deverá encaixar em todos os meios. Afinal, aquele é o registro que deverá indicar a empresa no mercado, não é mesmo? Sendo assim, a mesma logo deverá ser exposta em todos os meios de divulgação da empresa.

Ao criar uma logo, pense além da criação do site ou de seu cartão de visita. Isso vai evitar divergências futuras, quando a empresa for trabalhar com outro material de divulgação. Uma dica é utilizar o Adobe Illustrator para elaborar o visual, já que ele permite trabalhar bem com a escalabilidade.

3. Não levar em consideração as aplicações em negativo

Outro deslize comum é não testar a aplicação da logo em negativo. Afinal, em algum momento ele poderá ser utilizado em preto e branco, com a inversão de cores.

Esse erro afeta principalmente quando a logo criada tem base colorida. A depender da forma como foi elaborada, será impossível usá-la em preto e branco sem perder suas características.

Lembre-se: muitos materiais de impressão precisam que o seu suporte seja em preto e branco, como os papéis de recibo, receita médica, entre outros. Por isso, faça testes e garanta que o resultado final funcione também na escala de cinza.

4. Não ter cuidado com o excesso de elementos

Tenha cuidado com os elementos utilizados ao criar uma logo. Muitas vezes, a união de um ou mais elementos acaba gerando um duplo sentido no resultado final, o que poderá causar uma imagem negativa ou chistosa para a marca.

Complicar demais também é um erro na logo, já que ela poderá ficar incompreensível e difícil de ser memorizada. A logo precisa impactar e gerar uma assimilação rapidamente por parte do cliente.

Lembre-se: o simples pode ser lembrado muito mais facilmente, o que significa que o resultado será muito melhor do que um desenho extremamente complexo e cheio de excessos.

Os monogramas também precisam ser utilizados com cautela, pois não é toda empresa que pode utilizar esse tipo de logo. O resultado final também poderá ser ruim para construir uma boa marca. Então, na dúvida, é sempre melhor apostar na simplicidade e facilidade de assimilação.

5. Seguir apenas as tendências e modismos

A logo deverá ser utilizada pela empresa durante muitos anos. Seguir apenas as tendências e modismos pode ser um erro fatal, de maneira que se vai elaborar uma logo com data de validade.

Utilizar somente as formas, tipografia e as cores que estejam em alta em determinado momento pode deixar a marca com cara de ultrapassada no futuro.

O ideal é criar uma logo que fale mais sobre a empresa e o seu posicionamento, incorporando tendências que não sejam tão datadas. Em vez de fazer uma grande mistura de itens que estão em alta, procure selecionar os que têm a ver com a marca e mescle-o a elementos mais clássicos.

Isso garante que o design produzido seja único e que crie uma identidade duradoura para a empresa.

6. Não pensar no mercado

Seja na criação da logo ou qualquer outro tipo de material gráfico ou campanha de marketing, é essencial pensar no mercado. O trabalho que você desenvolverá deve ter enfoque no público — e não em você.

Por isso, comece analisando o perfil e o comportamento do público-alvo, pois isso influenciará na forma, na tipologia e na escolha das cores da logo.

O mercado também deve ser levado em consideração. Por isso, verifique como é a área em que a marca atua, veja quais são os pontos fortes e fracos.

Não se esqueça de conferir apropriadamente a sua concorrência. Analisar o material produzido por empresas concorrentes poderá auxiliar muito na elaboração de uma logo incrível para a sua empresa. A partir disso pode-se pensar em algo único, que colabore para a identificação da marca.

7. Fazer plágio de qualquer dimensão

Todo designer até pode se inspirar em algo ou alguém. Contudo, todo cuidado é pouco a fim de não plagiar nenhum trabalho já produzido.

Existem no mercado diversas logos extremamente parecidas. Em vez de inspirados, percebe-se nitidamente que foram copiados.

A marca deve ser algo único para poder gerar a identificação por parte dos clientes. Afinal, ninguém quer ver sua marca confundida com outra empresa, não é mesmo?

Para não cometer essa grave falha, redobre os cuidados para elaborar algo que seja, realmente, uma criação inédita.

8. Usar cores inadequadas

A escolha das cores deve ser cautelosa e baseada na psicologia — e nunca porque o gestor ou o dono da empresa gosta de determinada cor.

Cada cor possui um efeito na mente das pessoas e, principalmente, cada empresa possui um significado mais adequado. Empresas que desejam transmitir a sensação de urgência — como os fast foods — normalmente empregam os tons de amarelo, vermelho ou laranja.

Já aquelas que querem transmitir mais seriedade e confiança ou que querem aumentar a permanência — como as redes sociais — podem investir no azul. Porém, é importante levar em consideração elementos como a história da marca, a comunicação que ela estabelece e o público que atinge. Somente assim é possível selecionar o tom mais adequado.

Baseie a escolha das cores na análise de mercado feita. Nessa aferição, você terá informações importantes, como o tipo de serviço adequado e o que leva os consumidores a adquirir seus produtos ou serviços. A partir disso, use as cores que despertem a confiança ou a necessidade do consumidor, de acordo com a psicologia das cores.

Criar uma logo atraente e eficiente é uma tarefa árdua. É fundamental evitar esses erros na logo para que ela tenha o resultado desejado e seu cliente fique satisfeito! Você já cometeu algum desses deslizes? Conte para a gente, nos comentários!