Designer gráfico: é preciso morar onde está o trabalho?

Designer gráfico

As carreiras de um designer gráfico são muito associadas à liberdade e autonomia. E, de fato, existe muita verdade nisso.

Muitos designers, ao iniciar a profissão, procuram trabalho em empresas com carteira assinada e horário fixo. Geralmente, começam como estagiários para depois conseguirem a efetivação do contrato de trabalho.

No entanto, é cada dia mais comum ver esses profissionais abrindo mão de seus empregos convencionais para abraçarem uma carreira independente, realizando suas atividades em casa.

Essa é uma solução prática e cômoda para o designer gráfico, considerando que seus instrumentos de trabalho são, basicamente, ideias e um computador munido de alguns softwares.

Outro motivo é a escassez de vagas no mercado. A crise econômica mudou substancialmente o panorama econômico, forçando as empresas a enxugarem seus quadros de funcionários. Na área de design gráfico, esse cenário foi bastante afetado, obrigando muitos a trabalharem no conforto de seus lares.

Essa é uma chance de se reinventar e descobrir algo extraordinário. Afinal, a ideia de gerenciar seu próprio tempo e organizar seu espaço de acordo com suas necessidades pode ser o que grande parte dos profissionais dessa área realmente precisem.

O perfil do designer gráfico

O design gráfico é uma área vista como informal: os profissionais geralmente se vestem com despojamento e os ambientes de trabalho em agências de publicidade e estúdios de design são lúdicos e criativos. As mesas são sempre repletas de brinquedinhos, toy arts e outras referências do gênero.

A exceção a esse comportamento se encontra em empresas de perfil mais formal, como indústrias com departamentos internos de marketing. Nesses locais, a irreverência dá lugar aos uniformes e estações padronizadas de trabalho.

Designers gráficos, normalmente, possuem grande afinidade com desenho e arte. São qualidades importantes para quem pretende seguir essa carreira, uma vez que são fontes diretas para inspiração no desenvolvimento de projetos.

Algum tempo atrás, antes da popularização do computador pessoal, tudo era artesanal. Ilustrações feitas à mão só eram usadas depois de secas e textos tinham que ser recortados, encaixados e alinhados com auxílio de régua e esquadro. Para ajudar, produtos altamente tóxicos eram usados para a colagem.

Foi a época dos desbravadores da profissão, que possuíam apenas uma motivação para continuar nessa aventura: paixão sem limites! As dificuldades eram imensas, a valorização do trabalho baixíssima e poucos se aventuravam.

Hoje, as coisas são infinitamente mais fáceis. Na maior parte do tempo, o computador é a principal ferramenta do designer, em substituição às tintas e papéis. Gostar e saber manuseá-lo é fundamental, já que uma grande parcela do seu trabalho será projetada e armazenada em sua máquina.

Criatividade e capacidade de inovar são atributos essenciais. Quem não tem essas características bem desenvolvidas naturalmente pode aprendê-las em vários métodos de estudo e prática.

Uma das formas de desenvolver a criatividade e senso estético é estar sempre por dentro das tendências do setor. As pesquisas podem ser feitas em inúmeras plataformas, como sites, blogs e redes sociais.

Em contraste com a popular espontaneidade dos designers, existe a necessidade de manter disciplina, organização e comprometimento com o trabalho. São qualidades exigidas principalmente para aqueles que optam pelo home office — escritório em casa.

O mercado de trabalho para design gráfico

A tecnologia contribuiu não só com a expansão do mercado para design gráfico, como pela total transformação dos métodos e possibilidades de trabalho. A internet e a telefonia celular trouxeram um campo vasto para a atuação do designer.

Diversos profissionais trabalham no desenvolvimento de aplicativos de celulares para as mais variadas necessidades. Outros trabalham integralmente vinculados à internet, em plataformas de desenvolvimento de projetos de design para clientes do mundo todo.

A publicidade também está intimamente relacionada ao design gráfico e isso despertou as grandes empresas para a importância desse profissional, que ganhou espaço e reconhecimento.

Muitas dessas empresas são agências de publicidade, editoras, estúdios de design, emissoras de TV, indústrias de embalagens, produtoras de vídeo e cinema, gráficas etc. O campo de trabalho está crescendo.

Contudo, muitos preferem trabalhar de forma autônoma, prestando serviços para todos os tipos de empresa, firmando contratos de trabalho remoto ou atuando como freelancers.

A vida de freelancer no home office

Trabalhar como freelancer é o sonho de consumo de muitos profissionais pela simples possibilidade de se transformar em seu próprio chefe. É claro que isso facilita muito a vida das pessoas em termos de comodidade, deslocamento e gerenciamento do tempo, mas tem seus desafios.

Muita gente está trabalhando em casa porque perdeu seu emprego fixo ou simplesmente decidiu mudar sua vida profissional. O tumulto das grandes cidades vem abrindo espaço para o crescimento dos home offices.

Deixar de perder horas estressantes no trânsito para chegar ao local de trabalho é um ganho de tempo e de combustível para quem se desloca de carro. Além disso, a qualidade de vida passa a ganhar novos e melhores contornos.

Ultimamente, há poucas perspectivas de salários realmente expressivos no mercado de trabalho. Isso tem sido a principal motivação para as pessoas voltarem para suas casas, ou lá permanecerem desenvolvendo seus próprios projetos ou abrindo suas empresas.

Infelizmente, muitas profissões não são compatíveis com esse novo perfil, como a odontologia e a medicina. Porém, as oportunidades de trabalho oferecidas na internet são incontáveis.

Para aqueles que se especializam e desenvolvem as competências necessárias em alguma modalidade de trabalho online, há possibilidade de grandes resultados financeiros.

Para os designers gráficos, existem diversas plataformas de desenvolvimento de projetos online, conhecidas como marketplaces.

Plataformas de trabalho online

No mundo digital, as plataformas online estão crescendo e se aperfeiçoando rapidamente. Os marketplaces são sites que funcionam como intermediários na relação entre ofertas de trabalho e freelancers.

Há uma extensa demanda por programadores, desenvolvedores na área de TI, marketing digital, web designers e, claro, designers gráficos.

O uso desses sites pode servir como ótima opção para profissionais iniciantes. É uma chance de construir uma rede de contatos, formar uma reputação no meio e desenvolver a carreira a partir desse ponto. É também uma forma de impulsionar a atividade dos profissionais que já atuam no ramo e precisam de uma renda extra.

Com esse modelo de trabalho é possível, ainda, morar em qualquer lugar. O designer gráfico pode trabalhar onde e quando for conveniente. Muitas pessoas já conseguem viver da renda de seus trabalhos desenvolvidos exclusivamente na internet.

A liberdade de trabalhar em um ambiente que tem sua personalidade embutida, sem controle de produtividade, tendo como única preocupação a entrega do resultado na data combinada, é o desejo da maioria das pessoas.

E o futuro está caminhando a passos largos para essa realidade. A internet oferece a cada dia mais opções de trabalho para realizar em casa, enquanto cuidamos de nossos interesses pessoais e desenvolvemos projetos paralelos.

Para quem pretende se manter como designer gráfico e ama o que faz, as vantagens de trabalhar em casa são inúmeras. O importante é ter foco e dedicação, pois os resultados podem ser surpreendentes e a vida mais leve e plena.

Quer saber mais sobre as vantagens de trabalhar em casa? Curta nossa página no facebook e fique sempre por dentro das novidades na área de design.