Conheça a incrível ferramenta de AI em texto do Facebook

Atualmente já vimos todos os tipos de deepfakes impressionantes (e até mesmo aterrorizantes) nos últimos meses, principalmente envolvendo cabeças de atores sendo substituídas pelo poder da inteligência artificial. Mas esta última ferramenta de AI em texto do Facebook envolve algo totalmente diferente: tipografia.

A ferramenta TextStyleBrush do Facebook é apresenta um projeto de pesquisa de IA que pode copiar o estilo do texto em uma foto, com base em apenas uma única palavra. Isso significa que absolutamente tudo, desde caligrafia à fontes incomuns, pode ser recriado com uma precisão impressionante.

Ao contrário da maioria dos sistemas de IA, o Facebook diz que TextStyleBrush é o primeiro modelo de IA auto-supervisionado que pode substituir “texto em imagens de escrita e cenas usando uma única palavra de exemplo”.

À primeira vista, a tecnologia parece muito impressionante. Nos exemplos acima, a ferramenta não apenas imita com precisão a tipografia do texto original, mas também parece colocá-la perfeitamente no local no fundo original. Um dos benefícios potenciais mais óbvios é a capacidade de traduzir texto em tempo real, sem comprometer a aparência original.

o Facebook faz questão de enfatizar como a ferramenta pode ser usada para o bem. “Ao publicar as capacidades, métodos e resultados desta pesquisa”, diz a empresa, “esperamos estimular o diálogo e a pesquisa para detectar o uso indevido potencial deste tipo de tecnologia”

Mas, como diz o Facebook, neste momento, este é “apenas um projeto de pesquisa”. Provavelmente vai demorar um pouco até que uma ferramenta de IA tão poderosa chegue ao público.