Conheça 6 cursos gratuitos para designers

Conheça 6 cursos gratuitos para designers imperdíveis

O mercado atual exige de profissionais de diferentes áreas atualizações constantes. No ramo do design, por exemplo, o domínio de uma série de ferramentas e de recursos é indispensável para destacar-se. Para auxiliar nessa formação, diversos cursos gratuitos para designers estão disponíveis na internet.

A formação de um designer pode ser bem variada e, muitas vezes, é necessário que ele tenha conhecimentos em linguagens de programação e edição de fotos e vídeos. Dessa forma, diferentes cursos podem ser feitos pelos profissionais que visam aprimorar a própria atuação na área.

Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje!

Cursos gratuitos para designers

A internet dinamizou o acesso a uma série de recursos, incluindo cursos grátis de diferentes formatos. Atualmente, não são apenas os modelos tradicionais de materiais que permitem aprender sobre um determinado tema.

Agora é possível aprender de várias formas utilizando vídeos, tutoriais, artigos, e-books e outros materiais que tornam o conhecimento mais acessível. Confira uma lista com seis cursos ou canais que podem ser usados para aprendizado na área de design!

1. HTML e CSS para designers

O curso de HTML e CSS essencial, voltado para web designers, programadores e desenvolvedores, é promovido pela MX Cursos. Apesar de ser um portal com diversos cursos pagos, esse é oferecido gratuitamente.

Ainda que não seja a área de atuação de todo design, conhecer as linguagens de programação e saber trabalhar a partir delas é uma boa base para profissionais que desejam tornar-se desenvolvedores — ou atuar com web design.

O curso é destinado principalmente para iniciantes que ainda não tenham um conhecimento básico sobre HTML e CSS e queiram conhecer os pontos fundamentais das linguagens de programação. O curso tem uma duração de 25 horas de aulas expositivas em vídeo.

2. Tratamento profissional de imagens

O domínio das ferramentas para edição de imagens é um dos principais conhecimentos necessários a um design. O site Design Cafeinado está oferecendo, gratuitamente, o workshop “Photoshop para Tratamento Profissional de Retratos” com carga horária de 8 horas.

Para além de ensinar sobre os recursos básicos que o Photoshop possui para edição de imagem, o workshop permite um aprofundamento sobre as técnicas. O material engloba métodos para valorização do olhar, sobrancelha e cílios, tratamento de pele e também de iluminação, nitidez e um bônus sobre edição de retratos no Adobe Camera RAW.

3. Curso de Web Design básico

Oferecido pelo site Cursou, o curso Bases do Web Design tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da área para profissionais que estejam começando o desenvolvimento de páginas na web.

Como benefício do curso está o desenvolvimento, desde o início, de um layout, o que permite que o estudante aprenda quais etapas são necessárias para a criação de um trabalho próprio. O curso é dividido em três módulos e tem duração total de cinco horas, sendo considerado um material de nível básico.

4. Design gráfico online

Também disponível no site Cursou, o curso de Design Gráfico Online permite que profissionais que estejam começando na área tenham um melhor domínio de ferramentas importantes para a realização de trabalhos de design gráfico. Os seguintes programas são abordados no curso:

  • CorelDRAW X6;
  • Adobe Photoshop CS6;
  • Adobe Illustrator CS6;
  • Adobe Indesign CS6.

O material vai do nível básico ao intermediário, sendo indicado para pessoas que estejam começando na área de design gráfico ou que queiram aprimorar os conhecimentos em ferramentas específicas da área. O curso tem duração de, aproximadamente, 260 minutos.

5. Corel Draw

No curso de Corel Draw do Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED), os alunos têm acesso aos recursos disponíveis no software para a criação de ilustrações e layouts de página para produção de desenhos vetoriais e bidimensionais. Com diversas opções de planos pagos, o iPED oferece esse curso gratuitamente no plano grátis de 20 horas.

O curso é dividido em três capítulos e contém, ao todo, 20 aulas sobre o tema. O conteúdo é apresentado em videoaulas. O primeiro capítulo apresenta o aluno ao Corel Draw e é indicado para iniciantes.

Os demais materiais do curso já possuem um conteúdo mais aprofundado, sendo relevante para profissionais com conhecimento prévio do tema ou que tenham cursado a primeira parte do curso. Dessa forma, o curso do iPED pode ser realizado tanto por pessoas que estejam começando quanto por profissionais que querem adquirir um melhor domínio do Corel Draw.

6. Tutoriais e artigos online

Outra forma de adquirir conhecimentos sobre design é por meio de tutoriais, artigos e e-books em sites especializados no tema, como o WeLancer. Muitos profissionais já optam por esse recurso para aprimorar os conhecimentos em determinada área.

Além de ser possível conhecer um tema em profundidade de forma mais autônoma, os materiais digitais gratuitos permitem que o profissional acompanhe constantemente as novidades do setor, mantendo-se sempre atualizado.

Uma grande vantagem do site é oferecer auxílio ao design em assuntos menos discutidos, como a otimização do tempo para freelancers, o relacionamento com cliente, a influência das cores no design e vários outros.

Com tantos conteúdos e cursos gratuitos para designers online, é necessário usar diversas fontes para ter um amplo acesso às informações, diversificando as formas de aprendizado para que ele possa ser mais eficaz e render os resultados desejados.

No caso dos freelancers em design, os conhecimentos não envolvem apenas o trabalho referente à execução da tarefa, mas também:

  • gestão de tempo;
  • empreendedorismo;
  • fidelização de clientes;
  • dicas de home office;
  • dicas para a impressão de materiais gráficos.

Portanto, diversificar as formas de aprendizado quando se trata de profissões que frequentemente exigem atualização é uma forma de manter-se competitivo no mercado, consolidar uma boa atuação e continuar a aprender mais sobre as melhores opções de execução de tarefas — como uso de softwares, recursos, técnicas de impressão e outras.

Todas as opções de cursos e plataformas indicadas neste post se destacam por serem gratuitas, sem perda da qualidade do material disponibilizado. Os cursos gratuitos para designers auxiliam diversos profissionais que, mesmo atuando no mercado, procuram novas oportunidades de atuação e aprimoramento.

Quer aprender mais sobre design usando materiais gratuitos da internet? Baixe o e-book “Como preparar material de papelaria para impressão” e comece a ampliar seus conhecimentos agora mesmo!