9 dicas de gestão de tempo para freelancers

Este post foi escrito pela Luiza Drubscky, do Escreva Para Web.

A gestão de tempo é uma das características mais importantes que um profissional freelancer precisa ter. Sem ela, perdemos produtividade e, consequentemente, qualidade no trabalho.

Neste artigo, separamos diversas dicas de gestão de tempo para freelancers. Você aprenderá como criar uma rotina, como definir prioridades e estabelecer metas. Perceberá que, ao final da leitura, estará mais seguro para trabalhar com agilidade e eficiência no seu dia a dia. Vamos lá?

1. Escolha seu local de trabalho

Para melhorar a sua gestão de tempo, antes de mais nada, é essencial escolher em qual cômodo da casa será o seu home office. Isso é muito importante, pois afeta diretamente em sua produtividade.

Por exemplo: trabalhar na mesa da cozinha ou da sala de estar pode não ser uma ótima ideia. A circulação constante das pessoas, o barulho dos vizinhos e os latidos do seu cachorrinho de estimação, por exemplo, são ruídos que deixam qualquer freelancer irritado.

A melhor saída é escolher um local silencioso como, por exemplo, seu quarto. Entretanto, não trabalhe na cama. Se possível, use uma mesa para organizar seus materiais.

Não deixe nada fora do lugar e crie um espaço confortável com a ajuda de uma boa iluminação e pequenos armários. Com tudo em ordem, você produzirá conteúdos épicos com mais facilidade.

2. Crie uma rotina  

Um dos grandes luxos do nosso trabalho como freelancer é a possibilidade de definir o nosso expediente. Mas, algumas vezes, essa flexibilidade pode se tornar um problema.

Por isso, antes de iniciar uma semana de trabalho, escreva como será a sua rotina. Use uma agenda para que você possa verificar suas tarefas com mais praticidade. Ou, se preferir, instale aplicativos em seu celular para facilitar o seu dia a dia.

Se você é mais produtivo pela manhã, por exemplo, reserve esse período para desenvolver as atividades mais complicadas, pois o seu corpo estará mais preparado para encarar um grande desafio.

3. Defina prioridades

Não adianta anotar tudo se você não consegue cumprir 1/3 das suas demandas. Além de deixar várias tarefas acumuladas, provavelmente você terá dificuldades em se organizar e de entregar tarefas no prazo, o que te prejudicará no momento de fidelizar clientes.

O problema é que, infelizmente, esse cenário é muito comum na vida de um freelancer. Geralmente, ele ocorre pelo excesso de tarefas que precisamos cumprir para atingir a meta financeira.

Concordamos que ter um orçamento equilibrado é importante, porém, a sua imagem como profissional possui o mesmo valor. Então, procure estabelecer critérios de prioridade no momento de realizar as suas tarefas. Dessa forma, você conseguirá produzir com mais agilidade e eficiência.

4. Foque em uma tarefa por vez

Um dos grandes segredos dos freelancers que consegue administrar a sua gestão de tempo é não cuidar de dois projetos simultaneamente. Por isso, ao criar uma logomarca, por exemplo, concentre os seus esforços para terminar o trabalho.

Dessa forma, irá concluí-lo com mais qualidade e a chance de ter que refazer o trabalho ou de realizar ajustes diminui consideravelmente.

5. Estabeleça metas

Você sabe onde quer chegar? Em um primeiro momento, essa pergunta pode parecer simples, mas não são todos freelancers que conseguem respondê-la imediatamente. Muitas vezes, produzimos diversos trabalhos sem ter um objetivo definido. Mas, ter essa postura, é um erro.

As metas são importantes para qualquer freelancer. É, por meio delas, que medimos o nosso desempenho, e permanecemos com a motivação durante o trabalho. Quando atingimos o objetivo, a satisfação é recompensada com merecidas horas de descanso.

Mas, como descobrir se estou alcançando o objetivo? Onde colocar essas metas?

Simples!

É possível ter acesso a todas essas informações através da calculadora freelancer. Nela, você  calcula sua metas, cria uma estratégia e alcança os seus sonhos.

Então, que tal experimentar essa novidade?

6. Evite distrações no celular…  

Seja sincero!

Durante a leitura desse texto, quantas vezes você parou para visualizar uma mensagem em seu celular ou conferiu as últimas atualizações das redes sociais? Vivemos constantemente ligados no mundo da tecnologia e, talvez, se você não foi vencido por essas distrações, seria uma surpresa para nós.

No entanto, se elas te dominaram, é melhor mudar a sua postura, caso contrário, atrasará ainda mais as suas demandas.

Manter o foco não é um desafio fácil de ser superado, mas, quando percebemos quem são os principais vilões da nossa concentração, é mais tranquilo vencê-los.

7. … E no e-mail

Quando acessado com frequência, o e-mail pode atrapalhar a sua rotina. Pensando nisso, listamos abaixo quatro dicas para que ele não se torne um problema em sua vida.

  1. Não mantenha seu e-mail aberto enquanto realiza tarefas;
  2. Defina horários específicos para checar o e-mail;
  3. Desative as frequentes notificações;
  4. Cancele as newsletters que não lê.

Essas dicas, por mais simples que pareçam, vão fazer com que você consiga se concentrar muito mais no momento de realizar as suas tarefas como freelancer.

8. Descanse

Não abuse da sua flexibilidade de horário. Estender o horário de trabalho com frequência pode te deixar bastante cansado e diminuir a sua produtividade. Mesmo que você esteja com disposição para encarar uma madrugada inteira pela frente, relaxe e durma.

Além disso, faça intervalos durante a execução da tarefa, faça alguns alongamentos e se alimente corretamente. Seguindo essas orientações, a sua produtividade aumentará, sem fazer tanto esforço.

A consequência da falta de energia é cruel e basta uma cochilada para cometer pequenos erros que podem atrapalhar o seu projeto.

9. Faça um balanço

Para finalizar as nossas dicas de gestão de tempo para freelancers, recomendamos que você, no final da semana, anote em um papel todos os hábitos que funcionaram e quais não surtiram efeitos em seu trabalho.

Faça uma análise e verifique em quais tarefas você gastou menos tempo e quais foram aquelas que você se dedicou mais. Assim, será possível definir prazos, prioridades e metas com mais eficiência.

Após conhecer várias dicas de gestão de tempo para freelancers, acreditamos que a sua carreira será com menos estresse, mais organização e trabalho. Mas, não deixe de acompanhar as últimas informações do mercado para melhorar ainda mais a sua rotina. Então, curta a página do Escreva Para Web no Facebook e confira dicas exclusivas!