Dicas para iniciar sua carreira freelancer

É desafiador iniciar uma carreira freelancer, especialmente no espaço de design gráfico. Você provavelmente enfrentará forte concorrência e clientes exigentes, ou provavelmente nem sabe por onde começar.

Então, se você está planejando seguir sua paixão, aqui estão algumas dicas para você começar.

1 – Não se precipite

Embora isso se aplique a qualquer nova carreira em geral, você deve ser mais sábio ao começar como designer gráfico freelancer, especialmente se estiver em transição do mundo corporativo. Isso porque ser funcionário é um mundo totalmente diferente de ser um freelancer.

Embora você tenha um fluxo constante de renda e benefícios quando estiver em seu emprego das 9 às 6, o setor de freelancers não oferece nenhum. Em vez disso, seu salário dependerá dos projetos que você assumir no mês e você terá que pagar seus benefícios do próprio bolso.

Portanto, antes de começar, verifique se você tem dinheiro suficiente em suas economias. Mesmo que as coisas não aconteçam do jeito que você imagina imediatamente, você pode viver sem se preocupar com sua sobrevivência.

2 – Construa um portfólio diversificado

Se você vai pedir às pessoas que paguem por seus serviços, você precisa garantir que tem algo para mostrar. Há também um milhão de projetos diferentes por aí, então é melhor construir um portfólio diversificado que mostre tudo o que você pode fazer.

Seu portfólio mostrará ao cliente sua qualidade de trabalho, estilo e habilidade. Além disso, construir seu portfólio como designer gráfico melhorará sua produção, especialmente à medida que você fizer mais criações.

3 – Encontre clientes em plataformas freelance

Quando você não sabe por onde começar a procurar clientes, o melhor ponto de partida é encontrá-los onde estão. Podem ser plataformas de freelancer como WeLancer ou Fiverr, mas também podem ser plataformas de redes profissionais como o LinkedIn.

Seja qual for a plataforma escolhida, você deve garantir que seu perfil esteja configurado corretamente. Afinal, os clientes vão querer ver as habilidades e capacidades das pessoas que contratam. E você também deve considerar que está competindo contra centenas, senão milhares, de colegas designers gráficos freelancers.

Você também deve participar de grupos de designers gráficos nas plataformas de mídia social em que está. Dessa forma, você pode se expor a colegas freelancers. Você pode até conseguir um cliente ou dois lá por meio de referências.

4 – Seja um comunicador profissional

Quando você está administrando seu próprio negócio, você deve se comunicar profissionalmente. Isso significa que você deve saber como falar efetivamente com seus clientes – garantindo que tudo esteja claro e nada se perca na tradução. Se houver algo obscuro em sua conversa, não adivinhe. Em vez disso, peça esclarecimentos.

Você também deve responder às mensagens e consultas dentro de 24 horas de um dia útil. Afinal, seus possíveis clientes também são limitados no tempo e provavelmente também estão em contato com outros freelancers. Então, se você quiser colocar esse projeto pra dentro, responda a tempo.

5 – Não quebre expectativas

Ninguém quer a frustração de expectativas perdidas. Portanto, quando você está trabalhando com um cliente, é melhor definir metas que você sabe que estão dentro de suas possibilidades, além de alguma margem de manobra para o inesperado. Por exemplo, se um projeto de design gráfico levar três dias, diga ao cliente que levará cinco dias. Ou, se você puder aceitar cinco revisões, diga ao cliente que você fará apenas três.

Dessa forma, quando você terminar mais cedo, em torno de dois dias, seus clientes ficarão surpresos. Ou, quando seu cliente pede uma pequena revisão, mas pela quarta vez, você ainda pode fazê-lo de graça sem que isso se torne um problema entre você e seu cliente.

Quando entregar o “a mais”, provavelmente deixará uma possível impressão com seu cliente, mantendo assim a porta aberta para novos negócios. Além disso, eles podem até indicá-lo para seus amigos e sócios, dando-lhe acesso a uma base de clientes maior.

Comece sua carreira freelancer de designer gráfico

Freelancing é um jogo totalmente diferente do emprego corporativo, mas é uma carreira gratificante, no entanto. Embora você possa perder algumas das garantias de um emprego das 9 às 6, como licenças remuneradas, bônus e afins, ter o controle final de seu salário e tempo é uma de suas melhores vantagens.

É possível ter muito sucesso com uma carreira freelancer. Talvez seja hora de você encontrar o seu sucesso também. Você não precisa de experiência como freelancer online para começar; afinal, todos nós temos que começar de algum lugar. No entanto, é ótimo ter um guia para ajudá-lo a dar o primeiro passo. Busque a plataforma WeLancer, com diversos projetos de concorrência criativa disponíveis e uma estrutura para construção de portfólio. Conte conosco!