Tutoriais de design – Ninja no Illustrator

Inauguramos hoje mais uma seção de posts dentro do Blog do WeLancer: Design Tutorials. Aqui, apresentaremos semanalmente tutoriais criados por designers renomados do meio online, bem como passo-a-passos criados pelos próprios usuários do WeLancer.

Para participar e ter o seu guia postado em nosso blog, envie um e-mail para falecom@welancer.com colocando como assunto o termo “Design Tutorials”, seguido de seu nome e usuário no WeLancer. Esperamos contar com a sua participação para tornar nossa comunidade ainda mais unida e criativa.

O tutorial de hoje foi retirado do blog Spoon Graphics, do designer Chris Spooner, e pode ser visualizado na sua forma original – e em inglês – clicando aqui. Espero que gostem!

vector-ninja-character (1)

Você confere acima o resultado final do processo. O personagem será criado através de simples formas, mantendo o foco na aparência “fofa” e amistosa do personagem. Comecemos?

01

Abra o Adobe Illustrator e desenhe no artboard um círculo, esta será a base da cabeça do ninja.

02

Continue usando a ferramenta de criação de círculos para desenhar os olhos da figura, começando com um círculo oval na região central da máscara, e depois com outros dois círculos menores, de cor preta, no interior do círculo oval.

03

Com a ferramenta caneta desenhe o corpo do personagem. Clique e arraste para criar linhas ligeiramente curvadas, dando um aspecto dinâmico ao corpo. Pressione CMD+Shift+[ (ou Crtl+Shift+[ se você usa o Windows) para mandar o ítem criado para atrás da cabeça.

04

Clique e arraste criando linhas curvadas para representar os braços e pernas em uma pose de combate. Para curvas mais suaves, arraste de maneira exagerada as linhas da bezier.

05

Aumente o contorno das linhas que você acabou de desenhar para algo perto de 25pt e busque a opção “Round Cap” para deixar as pontas redondas, como na imagem acima.

06

Com ambas as linhas selecionadas, vá a Object > Expand. Selecione apenas o contorno (stroke) para converter apenas os contornos em formas sólidas.

07

Selecione a cabeça do personagem e pressione CMD+C (ou Crtl+C no Windows) para copiar, iremos precisar dessa forma novamente daqui a pouco. Adicione à seleção da cabeça os braços, pernas e o corpo e clique na opção de Solda de Objetos (Merge) na janela Pathfinder.

10

Altere a cor do elemento recém-soldado para 90% de preto e ajuste seu contorno para preto 8pt, alinhado fora da imagem (outside).

09

Na paleta de aparência (Appearances) selecione a opção de adição de contorno (Add New Stroke), como demonstrado na figura.

10

Ajuste este novo contorno para 93% preto 4pt, alinhado para fora (outside), para criar um efeito de contorno duplo.

11

Pressione CMD+F (Crtl+F no Windows) para colar a imagem copiada anteriormente (lembra que iríamos precisar dela depois?) em cima de tudo o que foi criado até agora. Mude a cor do preenchimento para 90% preto e de à imagem um contorno de 93% preto 4pt alinhado para fora (outside). Precione, em seguida, CMD+[ (Crtl+[ no Windows) até que a cabeça fique abaixo das formas que formam os olhos (como na figura acima).

12

Selecione o contorno do círculo da máscara onde estão os olhos e de a ele um contorno cinza, em seguida, ajuste a cor do preenchimento da forma para uma cor próxima a da pele humana. Adicione um segundo contorno e o alinhe, dessa vez, para o interior (inside), pintando-o de uma cor um pouco mais escura que a da pele escolhida.

13

Utilize a ferramenta da caneta (Pen Tool) para desenhar algumas formas retangulares curvas que irão firmar as faixas da roupa do nosso ninja. Pinte-as de 93% preto para que elas se mesclem naturalmente com o contorno do personagem.

14

Nosso pequeno ninja de desenho está ficando bem bacana, não é? Para deixá-lo ainda melhor, busque aplicar um pouco de profundidade às formas presentes no desenho, utilizando gradientes.

15

Torne as cores do interior do ninja de 93% de preto, feito anteriormente, para um gradiente de 90% para 95% de preto, utilizando as opções linear e radial da ferramenta de gradientes. Isso tanto na cabeça, quanto no corpo do personagem.

16

Finalize o desenho com um simples fundo de imagem. Neste exemplo, utilizaremos formas retangulares e a ferramenta de rotação (Rotate tool) para criar esse básico efeito de explosão, dando mais destaque ao centro da imagem, onde nosso querido ninja estará.

vector-ninja-character (1)

E pronto! Nosso ninja de desenho está pronto. As formas básicas utilizadas ajudam a dar ao personagem um ar vetorial estilizado, enquanto os gradientes sutis e os contornos duplos, dão a forma e os tons escuros corretos para contrastá-lo com a escuridão do fundo. Agora falta só ele saltar do modelo e por para quebrar em uma criação sua!

Esperamos que esse tutorial tenha ajudado a aumentar suas habilidades no Illustrator. Por enquanto é só. Até semana que vem!WeLancer-CTABlog