Grids: como eles ajudam a otimizar o trabalho do designer gráfico

GridsPara os designers gráficos, grids são consideradas ferramentas fundamentais. Mas por que isso? Qual motivo faz de algumas linhas jogadas sobre as outras tão importantes na concepção de grandes projetos de design?

O fato é que cada designer poderá elencar razões diferentes pelas quais considera grids importantes. De forma geral, esses elementos de composição ajudam você a economizar tempo estruturando um projeto e são ótimos para evitar problemas simples de diagramação.

Quer se aprofundar nas outras maneiras como grids ajudam você a fazer um design melhor? Então continue a leitura:

Uma breve história

No design gráfico, grids são uma estrutura constituída por linhas verticais, horizontais, diagonais ou curvas usadas para estruturar um conteúdo. Os grids foram concebidos pela primeira vez ainda na era medieval e um sistema similar ao atual, conhecido como Diagrama Villard, era um dos mais populares modos de estruturar elementos tipográficos. A grade tipográfica moderna, por sua vez, surge dos esforços de Müller-Brockmann no período imediatamente posterior à 2ª Guerra Mundial.

Tipos de grids

Existem vários tipos de grids, mas vamos explorar os quatro mais comuns para que você se familiarize com o conceito: os grids de manuscrito, de coluna, modular e hierárquico.

O grid de manuscrito tem uma coluna única e é composto de uma grande área retangular que ocupa a maior parte do espaço dentro de um formato. Sua estrutura é definida por grandes blocos de texto e imagem e proporções secundárias que definem a localização de notas de rodapé e cabeçalhos. São especialmente indicados para blocos de texto extensivos e contínuos.

O grid de colunas é provavelmente o formato mais popular da estrutura. Ele é criado colocando várias colunas dentro de um mesmo formato e funciona bem para aqueles casos em que a informação não é contínua e precisa estar no mesmo layout.

Os grid modulares são como grandes grids de colunas, com a adição de divisões horizontais marcadas por linhas. As colunas e linhas (e os espaços entre elas) criam uma matriz de módulos. São excelentes em projetos complexos que demandam mais controle do que um grid de coluna pode oferecer, como na criação de galerias de imagens.

Os grids hierárquicos são bastante diferentes e se baseiam na colocação intuitiva de elementos (ainda que em conformidade com a necessidade de informação). De proporções personalizadas, não contêm intervalos regularmente repetidos e a largura de suas colunas e células varia conforme a localização. Grids hierárquicos são muito populares na composição de páginas web.

Grids te ajudam a organizar seu conteúdo

O principal motivo para adotar grids no seu jeito de fazer design é manter seus elementos alinhados e ordenados nas mais diversas circunstâncias. Grids nada mais são que “grades” que incentivam o alinhamento e ajudam você a, instintivamente, organizar as coisas. Estabelecendo um sistema de grids, você está criando uma estrutura definida para alinhar elementos de maneira ordenada.

Procure adotar grids em que você possa se imaginar alinhando cada um dos elementos de seu layout, sejam eles tipografia, imagens ou gráficos. Comece buscando aqueles que se aproximam melhor da sua ideia de arte final e veja como será muito mais simples estruturar os elementos sobre grids.

Dá para trabalhar com mais agilidade usando grids

Todo designer sabe que, na maioria das vezes, temos mais projetos do que tempo para terminá-los. E os grids vão lhe ajudar bastante com isso, já que eles trazem eficiência para seu trabalho.

Usando uma estrutura de grids, você consegue acelerar o tempo com que conclui layouts, visto que funcionam como um guia ao indicarem como é melhor posicionar e dimensionar elementos — economizando, enfim, um bom tempo para você.

Sua tipografia fica mais elegante em grids

A tipografia é um dos elementos do design que mais combinam com os grids. Como a pauta de um caderno, eles ajudam a aumentar a legibilidade dos corpos de texto incluídos em seu projeto. Já ouviu falar em alinhamento pela base?

Em todos os seus layouts correm linhas horizontais estreitas graças à ordenação dos tipos. O grid ajuda você a colocar títulos, parágrafos e destaques alinhados de forma que esses elementos estejam no mesmo nível. Isso resulta em textos limpos e de alta leiturabilidade.

Trabalhar em grupo é mais simples com eles

Eventualmente, todos nós precisamos trabalhar com mais de um designer no mesmo projeto — e os grids são uma mão na roda nesses momentos. Eles ajudam a fornecer uma estrutura subjacente ao seu projeto e fornecem um guia sobre onde determinados elementos deverão ser posicionados.

Se você tiver um grid bom e precisar se ausentar de alguma etapa da criação, o designer que assumir o projeto poderá ver como você configurou e pretende posicionar os elementos.

Para simplificar ainda mais as coisas, configure um sistema de grids que seja autoexplicativo e se adapte ao seu produto final caso tenha de trabalhar com outros designers. Mantenha-o funcional e útil e assim vocês conseguirão evitar incessantes trocas de e-mail sobre o quão ampla deve ser uma coluna ou qual a distância ideal entre parágrafos.

Layouts terão coerência quando você adotar grids

Grids são a salvação para layouts com múltiplas páginas e podem deixar seu portfólio mais bonito. Com eles, você poderá transferir um mesmo estilo de formatação para todo o seu layout, criando um senso de coesão.

Já se perguntou como revistas de grande circulação como a Veja conseguem fazer seu conteúdo funcionar bem em todas as páginas mantendo a consistência visual? Os grids são os grandes responsáveis por isso. Com uma mesma estrutura a cada página, é possível aos diagramadores do conteúdo fazer com que o resultado seja sempre coeso, limpo e familiar (ainda que diferente do exibido na semana anterior).

Crie designs mais harmônicos com grids

Grids são a ferramenta certa para livrar seus projetos daquele efeito desordenado, especialmente quando sua intenção não era essa. Por adotarem o uso de margens, grids tendem a organizar seu conteúdo de maneira mais harmônica. Quer entender como eles fazem isso?

Quando as margens do seu layout são muito apertadas, mais tenso e confuso o resultado pode parecer. Por sua vez, quando você tem cantos livres e abertos, mais limpa fica a sua composição. Grids costumam ser desenhados levando isso em consideração, o que te ajudará a criar peças mais claras e eficientes.

Eles funcionam em qualquer tipo de projeto

Embora os grids sejam mais comum em modelos de websites, revistas e projetos editoriais, essas não são as únicas mídias em que eles podem ser aplicados: a verdade é que grids funcionam em quase todo tipo de projeto.

Você sabia que inúmeros logotipos por aí foram construídos sobre sistemas de grid? A marca da Braun, responsável pelos barbeadores mais eficiente do mundo, é um exemplo disso. Usar grids na construção de logotipos ajuda a mantê-los consistentes e a criar projetos icônicos.

O que isso nos mostra é que não importa que tipo de projeto você está começando: um grid sempre pode ser imensamente útil. Talvez eles não funcionem para todos os estilos ou sejam a escolha favorita de todos os designers, mas o fato é que você deve considerar a possibilidade de usá-los em seu próximo projeto.

Agora que você já conhece a importância dos grids e sabe tudo que eles podem fazer pelo seu trabalho, que tal continuar lendo materiais ricos que farão de você um profissional ainda melhor? Baixe agora mesmo o guia gratuito para aprimorar sua criatividade e não perca tempo em sua jornada para a excelência!