Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil

Um dos maiores nomes do design gráfico brasileiro, Alexandre Wollner, teve sua trajetória abordada no livro + DVD documentário “Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil”, inaugurando a série “Depoimentos sobre o design visual brasileiro”, projeto de iniciativa da Tecnopop com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural.

 

alexandre wollner

 

O design no Brasil é carente de memórias e registro visual, especialmente das gerações que iniciaram e moldaram a profissão em meados do século passado, deixando a essa geração a responsabilidade de fazer um registro da história e dos que ajudaram a construir o ofício no país.

O documentário tem 85 minutos, legendas em inglês e foi dirigido por Gustavo Moura e coordenado por André Stolarski. Nele, Wollner discorre sobre sua participação nos momentos centrais da história do design e dos trabalhos que trouxeram um novo caminho para a produção visual brasileira.

 

alexandre wollner

 

Ao longo de sua carreira, o designer criou projetos de identidade visual para empresas de renome, como Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin, tornando-se conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Foram cerca de 28 horas de depoimentos de Wollner, editados em vídeo e texto. A publicação ainda inclui um catálogo completo das marcas produzidas pelo profissional até 2005.

No YouTube, o documentário foi dividido em seis partes e está disponível para quem quiser assistir e adquirir mais conhecimento. Assista a primeira abaixo:

 

O WeLancer é uma plataforma para designers freelancers. Nosso banco de designers de todo o Brasil cresce a cada momento e busca sempre as melhores soluções gráficas para nossos clientes. Venha você também fazer parte do nosso time, conheça a nossa plataforma.

WeLancer-CTABlog