Wireframe: porque ele deve ser parte do processo criativo

wireframe

Designers gráficos podem ser pessoas complicadas. Afinal, eles usam técnicas que parecem desnecessárias, para quem não é da área. Se você está começando agora, já deve ter ouvido falar, por exemplo, no termo wireframe — e talvez até tenha familiaridade com o conceito.

Isso não o impede de se perguntar por que eles são parte importante do processo criativo. A verdade é que, muitas vezes, o uso de wireframes separa os bons projetos daqueles que vão direto para o fundo da gaveta. Essa etapa do planejamento costuma ser a diferença entre um produto final executável e um layout bonito, mas com pouca utilidade.

Por isso, no artigo de hoje, você vai entender o que é um wireframe, como fazê-lo e qual a sua função nos projetos de design.

O que é um wireframe?

Segundo o dicionário Oxford, um wireframe é “uma imagem, ou conjunto de imagens, que exibe os elementos funcionais de um site ou página e é usado para planejar a estrutura e funcionalidade deste”. Mas não precisamos nos ater a explicação do dicionário para definir o que é um wireframe. Pense nele como um simples rascunho de seu site ou aplicativo.

Esse rascunho ajuda designers, clientes e desenvolvedores a alinharem suas expectativas referente ao projeto. Ele estabelece a relação entre o conteúdo, páginas, elementos e a funcionalidade de um protótipo. Sua principal característica é a capacidade de evidenciar o que funciona.

Imagine que você deseja adquirir um imóvel, embora ele ainda não tenha sido construído. Para dar-lhe uma ideia de como ele será edificado, o corretor tem duas opções: mostrar a você uma planta, com o desenho básico do imóvel ou levar você até uma construção semelhante. A planta seria o wireframe, enquanto a construção se aproximaria mais de um mockup.

Como wireframes são feitos?

Wireframes podem ser feitos de várias formas. Antes de começar a experimentar por conta própria, veja alguns exemplos na internet. Assim, você pode se inspirar na hora de criar o seu e ter uma ideia da variedade de maneiras possíveis de como fazer isso.

Algumas pessoas gostam de desenhar seus wireframes à mão, enquanto outros se sentem mais confortáveis usando softwares como o Adobe Illustrator. Há, ainda, aplicativos criados exclusivamente para essa função, como o InvisionApp e o Balsamiq.

É você quem toma todas as decisões sobre como fará seu primeiro wireframe. Entretanto, ao decidir sobre o processo de criação, tenha em mente o seguinte:

  • Molduras desenhadas com papel e lápis têm a vantagem de ser muito mais fáceis de mudar, o que pode ajudar nas primeiras conversas sobre um site ou produto.
  • Usando protótipos de papel, você pode testar com usuários finais todas as fases de um design. Nessas etapas, as mudanças são mais fáceis e mais baratas do que alterações cuja necessidade só é percebida após o início do desenvolvimento.
  • Migrar, posteriormente, para softwares específicos, permitirá a você desenvolver wireframes interativos, que ajudarão seu cliente a entender melhor as funcionalidades de um app.

Quando wireframes são necessários?

Ignorar o wireframe e ir direto para a prototipagem pode ser sinônimo de problema, como já mencionamos aqui. Mas você sabe quando é melhor criar um wireframe ou ir direto para os mockups?

A experiência ensina que a prototipagem interativa nem sempre é a entrega mais adequada. Imagine que você está criando um app corporativo e ele demonstra ser ineficiente e precisar de uma correção de design crítica. Seu cliente, provavelmente, precisa ver uma alternativa o mais rápido possível e você sabe que uma interface melhorada pode resolver o problema.

O custo extra de criar um mockup aumentaria, desnecessariamente, o orçamento e atrasaria o projeto. Já um rascunho simples seria o bastante para explicar a alteração para ambos, cliente e desenvolvedor. Nesse cenário, wireframing cai como uma luva.

A opção de fazer ou não um wireframe, em geral, deve considerar o quanto de tempo e dinheiro uma equipe tem e em que fase do projeto ela está. Se há recursos para um mockup interativo, é provável que o wireframe economize tempo em seu desenvolvimento. Se um projeto já está em implementação quando uma mudança é solicitada, por outro lado, não há tempo de criar novos wireframes.

Todavia, sempre que detectar em seu público a dificuldade de entender um projeto, opte por incluir um wireframe nos seus planos. Ele vai simplificar sua primeira conversa a respeito de um website, app ou layout e ajudar todos os envolvidos a se reunirem em torno de uma ideia.

Confira nossas dicas de como fazer um layout e entenda melhor quando wireframes podem ser necessários.

Quais as funções do wireframe no processo criativo?

Wireframes têm uma série de funções, dentre as quais:

1. Exemplificar a arquitetura visual de um layout

Enquanto o mapa de um site pode ser impalpável, o wireframe é concreto e inicia o processo visual de um projeto. Ele transforma a natureza abstrata de listas e fluxogramas em algo real e tangível, sem distrações.

Por isso ele é a peça mais importante na etapa em que desenvolvedores, cliente e designer alinham suas expectativas.

2. Esclarecer dúvidas sobre recursos de um projeto

Em muitos casos, clientes podem não entender o que você quer dizer quando usa expressões como “filtragem de produtos” ou “lightboxes“. O wireframe esclarece essas dúvidas. É uma forma de comunicar de maneira clara para o cliente como cada um desses recursos funciona, onde eles se localizam e como podem ser úteis.

Quer aprimorar sua criatividade? Então confira o e-book que preparamos para você.

3. Tornar o processo de criação mais interativo

Wireframes garantem que você não precisa tomar decisões de funcionalidade, layout e branding em uma única etapa. Isso permite que clientes (e desenvolvedores) ofereçam feedback ao designer desde o começo do projeto.

Ignorar o wireframe pode aumentar o custo das alterações. Em etapas mais avançadas, modelos completos de layouts deverão ser reformulados e não apenas os simples rascunhos de projeto.

4. Gerar economia de tempo

Wireframes economizam tempo de diversas formas. Ele torna seu projeto mais bem calculado, faz com que a equipe de desenvolvedores entenda bem o que está construindo antes de começar a escrever o código e torna a criação de conteúdo mais clara.

Quando todos os membros de uma equipe estão em sintonia, eles ajudam a economizar tempo e, em boa parte das situações, recursos.

5. Deixar claro o que funciona

Construir um site ou aplicativo é um processo. E a criação de wireframes é parte dessa jornada. Conforme você adiciona e remove elementos de um determinado layout, durante o wireframing, será possível descobrir o que funciona melhor para o projeto atual.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas a respeito do wireframe? Esperamos que sim. Conte para nós o que achou dessa postagem nos comentários!