Como conciliar trabalho como freelancer e emprego fixo?

 conciliar trabalho como freelancer e emprego fixo

A cada dia mais pessoas investem em ter além do emprego fixo um trabalho como freelancer. Às vezes pela oportunidade de se trabalhar com um hobby, ou para ganhar experiência em uma nova área e, claro, complementar a renda.

Porém, na mesma proporção cresce a dificuldade em achar um equilíbrio entre ambos e isso causa um impacto na produtividade, na organização e até mesmo na capacidade de cumprir prazos e honrar responsabilidades.

Se você se identifica com isso, não se preocupe! Listamos 5 dicas que vão mudar sua rotina e fazer com que você encontre o ponto de harmonia entre seus afazeres profissionais. Confira!

Estabeleça suas prioridades e objetivos

Para poder equilibrar com precisão seu emprego e seu trabalho como freelancer é preciso que, antes de tudo, você estabeleça quais são suas prioridades. Esse é um passo importante para que você mantenha o foco, não misture as duas atividades ou pior: sobreponha uma a outra.

Por essa razão, estabeleça uma escala com o que você deve realizar em determinado intervalo de tempo de acordo com o que é, de fato, prioritário ou mesmo urgente. Uma checklist, por exemplo, pode ser bastante útil para que você se organize quanto a isso e evite dedicar mais tempo ao que requer menos atenção no momento.

Além disso, analise quais são os objetivos que deseja atingir. Você planeja no futuro se dedicar apenas ao trabalho como freelancer? Precisa ter uma renda mensal de determinado valor? Defini-los e em quanto tempo deseja alcançá-los é fundamental para que você se organize financeiramente e profissionalmente para transformar seus sonhos em realidade.

Crie uma rotina para o trabalho como freelancer

Uma vez estabelecido quais são as suas prioridades e objetivos é hora de montar uma rotina para o trabalho como freelancer. Afinal, você já está condicionado aos horários do seu emprego formal e a sua semana muitas vezes é “programada” para acontecer em torno deles.

Contudo, a partir do momento em que você passa a fazer freelas, é preciso reestruturar sua agenda para que você não fique sobrecarregado com muitas atividades e acabe trabalhando muito mais do que devia, ou seja, termine o dia esgotado físico e mentalmente.

Para começar, monte uma planilha (ou se preferir, pegue papel e caneta) e anote seus horários ou mesmo dias livres. Depois separe uma quantidade X de tempo que você pode e deseja dedicar aos jobs extras. Pode ser 2 horas por dia de segunda a sexta, 4 horas nas segundas, quartas e sextas ou então apenas durante o sábado. Fica ao seu critério. O importante é que isso não afete a sua vida pessoal, ou seja, que você fique sem tempo para curtir um programa em família, sair com os amigos e relaxar.

Feito isso, passe a ter controle sobre seus compromissos e as datas de entrega de cada trabalho de maneira organizada, isto é, apenas em um único lugar. Você pode recorrer a uma agenda, a um sistema de controle ou um aplicativo, por exemplo. O interessante é que, além disso, você também monte uma lista de atividades a serem cumpridas naquele dia específico para evitar que você postergue suas obrigações e cometa atrasos.

Saiba a hora de dizer não

O desejo e empenho de realizar cada vez mais trabalhos como freelancer é louvável. Porém, não caia no erro de querer, como diz aquele famoso ditado, “abraçar o mundo com as pernas”.

Não estabelecer limites, ou pior, não os respeitar, só prejudicará a você mesmo. Tenha em mente que determinados compromissos que você assume podem levar mais tempo do que o esperado, seja pela produção dele ou mesmo a pesquisa envolvida em sua criação.

E isso pode se tornar uma bola de neve quando há outras tarefas com prazos similares que também demandam atenção redobrada. Ou seja, você pode acabar atrasando ou mesmo entregando um job mal feito.

E isso afetará a qualidade do seu trabalho e a sua reputação. Por isso, mesmo que apareçam muitas oportunidades e diversos clientes lhe procurem, saiba dizer não e selecione apenas aqueles que você poderá honrar.

Aprenda a negociar prazos

Como dito há pouco, há trabalhos que requerem mais tempo de imersão e dedicação para que tenham o resultado esperado não apenas pelo cliente, mas por você também.

Por essa razão, mesmo quando você já aprendeu a dizer não na hora certa e sabe respeitar suas limitações, pode ocorrer que um outro projeto não seja finalizado dentro do prazo estipulado.

Nessas situações não faça como alguns profissionais medianos que entregam qualquer coisa apenas para dizer que fizeram sua parte e ficam sujeitos a inúmeras correções. Procure conversar com o contratante, explicar a situação e negociar o tempo de entrega do job para que ele seja igual ou melhor ao idealizado. Isso mostra que você é profissional, de confiança e que respeita o investimento do próximo no seu serviço.

Não descuide da sua saúde

Por fim, não descuide da sua saúde. Isso porque as pessoas que têm seu tempo e energia consumidos quase que exclusivamente pelo trabalho sofrem efeitos a curto e longo prazo em seu bem-estar, especialmente, o emocional.

Estresse, insônia, ansiedade e cansaço constante são só alguns dos efeitos desse excesso. Além disso, elas acabam deixando outros aspectos da vida de lado, como os relacionamentos, a alimentação e o lazer, pela falta de harmonia entre vida pessoal e profissional. Portanto, lembre-se sempre: o trabalho é essencial, disso não há dúvidas, porém é preciso que haja um equilíbrio entre ele e suas necessidades fisiológicas e sociais para uma vida mais saudável.

Por isso, saia com seus amigos, vá ao cinema, leia um livro, exercite-se, durma 8 horas por dia regularmente, alimente-se bem, vá a um show da sua banda favorita ou passe o dia sem fazer nada, apenas descansando. O importante é que você não abra mão de aproveitar o seu tempo livre fazendo o que gosta e, claro, recarregar as energias.

Como você leu, é possível conciliar trabalho como freelancer e emprego fixo sem misturá-los ou prejudicar um em detrimento do outro. Com organização e, claro, seguindo nossas dicas você pode ir longe! Portanto, mantenha o foco e bons jobs!

E se você tem outra sugestão que gostaria de compartilhar com a gente, não se acanhe e deixe o seu comentário!