Consiga a tabela de preços de design gráfico que você queria

Você sabe cobrar pelos seus serviços de Design? Sempre fica uma dúvida se está barato demais ou caro demais, certo? Sabemos que todo designer que é freela está sempre atrás de uma tabela de preços de design

É difícil encontrar uma boa tabela de preço de designer gráfico, não é verdade? Tenho certeza que você já procurou na internet e não achou o que queria. 

A impressão que se tem é que este tipo de planilha é alguma espécie de peça arqueológica, tipo uma pedra de roseta dos designers. Para quem não se lembra, pedra de roseta foi aquele achado pelo explorador francês Champollion que conseguiu decifrar o significado dos hieróglifos egípcios. 

Se você não conhece a história da pedra de roseta, clique aqui: Pedra de Roseta

E olha que a comparação não é ruim.

Sabe por que? Porque da mesma forma que a relíquia é encontrada por Champollion, uma tabela de preço de designer gráfico faz a ligação entre diferentes mundos, que falam línguas e de culturas diferentes.

Um é o mundo dos custos na ponta do lápis, das planilhas Excel, das margens de contribuição, fluxo de caixa e dos mark-ups. Esse é o mundo dos financeiros, pessoas que falam outra língua, um jargão próprio deles que a gente desconhece, coisa de outro planeta para quem trabalha com cores e formas.

O mundo da estética e arte, e menos com números, é o mundo dos designers, que se conecta com esse por meio de uma tabela de preços de design gráfico.

Esses dois mundos são totalmente fora de sintonia? Claro que não!

Tanto há pessoas de exatas com dons artísticos quanto os criativos com conhecimentos matemáticos.

O ponto em que quero chegar é o seguinte: o trabalho de criação de identidades visuais, logotipos e materiais de comunicação dificilmente será bem medido (e remunerado) em um mera tabela de valores. A tabela que você tem que usar é uma tabela de horas de trabalho.

Agora vamos mostrar para você como criar sua própria tabela de preços para nunca mais ter que ficar doido quando tiver que passar um orçamento. Construa a sua própria tabela que valorize o seu trabalho, as horas que passa na frente do computador, e esqueça as tabelas prontas com valores irreais!

Prepare-se: sua tabela de preço de design gráfico está prestes ser descoberta!

Como criar uma tabela de preço de design gráfico

A primeira coisa a fazer é definir quanto vale sua hora de trabalho.

É como a maioria dos profissionais de prestação de serviços (um dentista ou advogado). Não existe uma tabela de preços geral pela consulta ou pelo procedimento exato que eles usam. Tem dentista que cobra X por uma hora de trabalho outros que cobram 4X ou ½ X e ninguém se revolta com isso, apenas procura o profissional que se enquadra em seu orçamento. Não é verdade?

Seus clientes devem encarar você assim quando apresentar seu preço: o seu trabalho vale aquele valor, as suas horas tem um custo que é preciso cobrir. E se o seu trabalho entregar mesmo o que você promete, se trouxer resultados efetivos, o cliente vai pagar. E mais, vai indicar seu trabalho para conhecidos, além de voltar a contratar seus serviços para a empresa dele.

Por isso, repetimos: esqueça tabelas prontas, defina a sua hora e construa sua própria tabela baseada em tempo. Mas calma lá! Definir o valor de sua hora de trabalho não se faz assim, no chute!

Existe uma metodologia simples para descobrir o valor da hora trabalhada: descubra quanto tempo você gasta por mês para trabalhar (luz, aluguel, internet, transporte..) some (+) com quanto você gostaria de ganhar nesse período e divida (/) pelo número de horas trabalhadas, simples assim!

Com o valor da sua hora, chegou o momento de por a mão na massa!

São 5 passos:

1- Defina os tipos de serviços que você faz (ex: identidade visual e anúncios)

2- Marque quantas horas de trabalho demanda, em média, cada peça

3- Monte combos de peças que costumam vender juntas (ex: logo e cartão)

4- Estipule uma margem de negociação para cada combo (cliente sempre pede desconto!)

5- Encaixe uma peça “cortesia” em cada combo para superar as expectativas do cliente

tabela de precos design grafico

Vamos lá:

1- Definindo os tipos de peças

Para montar sua tabela de preços de design gráfico, você não precisa definir o preço de tudo que existe no mundo do design, correto? Faça uma lista daquilo que você costuma trabalhar. Algo assim:

  • Logo
  • Cartão de visitas
  • Papel timbrado
  • Envelope
  • Folheto
  • Cartaz
  • Folder
  • Layout blog
  • Layout landing page
  • Email marketing

2- Horas de trabalho

Marque ao lado de cada peça quantas horas você normalmente demora para fazer cada uma. É claro que isso é uma estimativa, e essa é a vantagem de definir uma tabela em horas e não em valores. Ao perceber durante o briefing que aquela trabalho será mais complicado, acrescente uma ou duas horas a mais antes de calcular o preço!

3- Monte combos

Tem peças que se vendem em conjunto e acabam facilitando a produção da outra. Depois que você fez o logo, fica mais fácil fazer o cartão de visitas e o papel timbrado. Monte conjuntos assim, por exemplo:

Combo identidade visual:

– Logo,  Cartão de visitas,  Papel timbrado e Envelope

Combo Ponto de Venda (PDV):

– Folheto, Cartaz e Folder

Combo digital:

– Layout blog, Layout landing page e Email marketing

4- Margem de negociação

Já viu algum cliente aceitar o primeiro preço que você pede? Nem eu! Então você tem que começar a se preparar para a negociação antes e isso não significa aumentar seu preço para depois dizer que baixou. Trabalhe com ganhos de escala. Se o preço da soma de um dos combos dá 10 horas de trabalho, nunca cobre menos que o valor para cada peça individualmente, por exemplo: se o cartão custa 3 horas e o cliente só pedir o cartão, não tem desconto. Mostre ao cliente que se ele levar as 3 ou 4 peças você pode diminuir o preço total em uma hora.

Lembre-se! Esse negócio de horas é só para você, fale sempre em valores monetários com cliente: esse é o mundo dele: dos números!

5- Peça “cortesia”

Aqui o jogo muda: se o cliente já encomendou o combo e quer desconto, faça diferente: em vez de dizer que está dando desconto, diga que o cartão de visitas (por exemplo) vai ser uma cortesia sua, um a mais. Além de ficar mais elegante, quem não gosta de ganhar presente?

Pronto, sua lista de preços de designer gráfico está pronta!

E os clientes para apresentar os preços, já tem?

Cadastre-se no WeLancer, o maior site de designers freelancers da América Latina e receba pedidos de trabalho todo dia!

Funciona assim: você cria seu perfil online e começa a receber os pedidos dos clientes. Em seguida, você escolhe os trabalhos de que quer participar, envia suas propostas de design e aguarda o feedback, tudo online. O cliente vai pedindo ajustes até selecionar o designer vencedor da concorrência, que recebe o valor combinado por meio de um depósito em sua conta corrente.

Já pensou? Receber todo dia vários jobs e escolher com qual quer trabalhar? Essa é a principal proposta do WeLancer e por isso é a número 1 da América Latina!