7 sites de ícones para salvar nos favoritos

sites de ícones

Webdesigners estão sempre em busca de ferramentas para aprimorar o seu trabalho, tornando-o mais bonito e criativo. Como exemplo, podemos citar o design plano, que se baseia na estética bidimensional (daí a nomenclatura “plano”). Por essa razão, o modelo consiste na aplicação de gráficos e ícones, dentre outros recursos visuais; já que não é possível visualizar quando clicamos em um botão, como acontece em sites com efeito 3D, por exemplo.

Por ser uma forma de simplificar o layout, tornando-o mais atrativo e coerente, também não é necessário exagerar em cores. É nessa hora que entram em cena os ícones, capazes de proporcionar sofisticação e funcionalidade ao projeto, o que os torna tão importantes para os designers atualmente.

Embora sejam considerados meros detalhes, eles são importantes na aparência final de um site. Muitas vezes passam despercebidos, mas com certeza fariam falta se não estivessem ali. É importante lembrar que eles não se aplicam somente ao design plano, mas são ferramentas de apoio para designers de modo geral, e muitas vezes o profissional não sabe ao certo onde buscá-los.

Foi pensando em facilitar essa parte do seu trabalho que listamos abaixo 7 sites de ícones que você precisa salvar em sua lista na barra de Favoritos. E mesmo que você já esteja acostumado a utilizá-los, pode encontrar abaixo novas opções. Confira!

1. Find Icons

No Find Icons, você pode baixar ícones organizados por temas e agrupados em pacotes. Para encontrá-los, a pesquisa pode ser feita por tema ou mesmo nome. Você ainda pode filtrá-los de acordo com o tamanho, podendo assim escolher o mais compatível para o seu site.

Além disso, ainda é possível converter o ícone desejado em outro formato para melhor adequá-lo à sua necessidade.

2. Dry Icons

Mais de 1.700 ícones podem ser baixados no Dry Icons. Eles estão separados por categoria e agrupados em pacotes, o que torna a busca mais fácil, caso você esteja a procura de elementos de um determinado tema.

Basta acessar o site e fazer o download    é grátis. Além disso, é possível adquirir direitos de revenda ou obter acesso ao arquivo fonte de cada pacote. Para essas outras modalidades, você pode consultar diretamente os valores e a política aplicada à cada tipo de licença no site.

3. Icon Finder

Você já imaginou um Google em que cada busca correspondesse somente a ícones para baixar? Sim, é possível! É mais ou menos dessa forma que o Icon Finder funciona. Você pesquisa pelo tema que deseja e visualiza as opções em tamanhos variados, que podem ser baixadas individualmente. Além disso, cada opção está disponível em 2 formatos: PNG ou ICO.

O site disponibiliza tanto artes gratuitas quanto pagas, ou seja, que você precisa pagar para obter a licença. E ainda há opções de planos mensais, em que você paga uma taxa fixa por mês e recebe a autorização para baixar uma determinada quantidade (predeterminada no contrato) no prazo de 30 dias.

As buscas podem ser filtradas por tamanho e você ainda tem a opção de alterar a cor de fundo. E não é só isso: se você precisar de ícones personalizados, basta enviar uma mensagem ao designer responsável.

4. Icon Archive

Trata-se de um dos maiores acervos de ícones da web. São mais de 480 mil opções para quem procura complementar o seu trabalho como designer. O grande destaque do site também se deve à qualidade do material, e há opções em diversos formatos, como PNG, ICO e ICNS.

No Icon Archive, você pode fazer o download tanto individualmente quanto em pacotes, que se encontram agrupados por tema.

5. Ícones BR

Se você preza por produtos nacionais até na hora de escolher ícones para compor seu site, você certamente irá adorar o site Ícones BR.

Nele, eles podem ser baixados de forma gratuita, sendo que a única característica que alguns podem considerar como desvantagem é que estão disponíveis somente no formato PNG, o que pode não ser o ideal para alguns modelos de sites.

Entretanto, um dos aspectos que costuma chamar a atenção é a praticidade na hora de fazer o download. Basta clicar sobre o item e ele começa a ser baixado imediatamente, sem que seja necessário preencher formulários e abrir outras páginas ou janelas para isso.

6. Free Icons

Como o próprio nome já diz, no Free Icons é possível encontrar mais de 100.000 modelos de ícones, que se encontram agrupados por autor e ainda fornecem links para que você possa visitar a página do próprio criador.

Além disso, você pode escolher a cor de fundo na hora de baixar e existem algumas opções que estão em 3D, proporcionando ainda mais realismo e peculiaridade ao seu trabalho.

7. DeviantArt

A criatividade é marca registrada de um bom designer, concorda? Sendo assim, quanto mais diferentes forem os seus layouts, melhor. É claro que você não vai ousar demais se o trabalho é para um cliente que segue mais o estilo conservador, mas é fundamental ser criativo sem perder o bom senso.

Se você quer fugir do convencional e está à procura de ícones diferentes, o site DeviantArt com certeza irá fazer a sua cabeça. Basta fazer seu cadastro, gratuitamente, para ter acesso a milhões de artes exclusivas. E a vantagem é que além deles, você ainda encontra interfaces, papéis de parede e outros recursos para tornar o seu trabalho ainda melhor.

sites de ícones

Quando o assunto é design gráfico, opções de sites de ícones não faltam. Agora que você já conhece algumas, é só escolher as que mais se adequam ao seu estilo e à necessidade dos seus clientes. E não se esqueça de salvá-las em sua lista na barra de Favoritos.

Lembre-se sempre que a construção da sua carreira como designer depende de diversos fatores, dentre eles a criatividade. É claro que isso não se encontra na internet, pois varia de pessoa para pessoa, mas sempre que precisar conferir mais personalização, sofisticação e funcionalidade aos seus projetos, tente usar esses elementos a seu favor.

Se você acha que este post foi útil para a sua carreira como designer, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Assim, você poderá ajudar também os seus colegas de profissão que estão com dificuldade de encontrar sites confiáveis para baixar ícones de qualidade para os seus projetos.