Redes sociais amigas do designer

Que o facebook é o maior sucesso no mundo do design e da publicidade, isso todo mundo já está cansado de saber, mas existem diversas outras redes sociais com grande potencial no ramo e que merecem mais destaque.

1. Pinterest

O Pinterest é uma rede social de imagens que virou febre nos Estados Unidos e está invadindo o Brasil e, como não poderia deixar de acontecer, grandes empresas criaram logo seus perfis na rede a fim de conquistar clientes por meio de ações. Algumas das ações mais bem sucedidas no Pinterest foram:

  • A ação da Fundação de Pesquisa de Diabete Juvenil de Israel (The Juvenile Diabetes Research Foundation of Israel), que visava alcançar 1.000.000 de “pins”, para gerar uma maior disseminação de informações sobre  a doença.

post3

  • A HONDA também entrou na onda do Pinterest e criou uma campanha para a CR-V usando a hashtag #Pintermission que estava em alta. A empresa ofereceu 500 dólares para os usuários mais ativos que ficassem 24 horas longe do Pinterest e fossem viver o que eles “alfinetaram” em seus perfis. Aqueles que concordaram, receberam o valor na hora e foram solicitados a criar um mural na própria rede social com as fotos das atividades que realizaram.

post5

 

  • A House Beautiful, revista impressa sobre decoração, lançou em uma de suas edições o primeiro anúncio com ação integrada ao Pinterest. A mecânica era simples: o leitor devia escanear a matéria indicada na página, levando-o à rede social, aonde poderá dar “pin” na imagem selecionada na revista. Para isso, era preciso usar o aplicativo mobile da revista ou o Digimarc Discover app.

post6

 

2. Twitter

O Twitter, por ser mais conhecido, não exige tantas explicações. Trata-se de um site de relacionamentos em que você digita uma frase de até 140 caracteres em que você deve dizer o que você está pensando/sentindo. Uma ideia bem simples que pode gerar grandes oportunidades de contato bem mais direto e pessoal com o cliente. Como exemplo disso:

  • A Coca-cola é nada mais nada menos do que uma das marcas mais bem consagradas no mercado. Isso não é lá grande novidade, mas a simplicidade da ação promovida no twitter chega a comover. Minas Gerais, verão, calor “infernal”, o que pode cair melhor do que uma Coca-cola? Um usuário do twitter reclamou do calor e recebeu a seguinte resposta:

cocaaa

Depois do “reply” á reclamação, eis que é enviada ao escritório do reclamante uma bolsa térmica com uma dúzia de latas de Coca para ele e os colegas de trabalho. Ação simples, porém muito eficaz.

  • Uma das maiores empresas de distribuição de computadores da atualidade, a Dell, faz vários usos do Twitter. Alem da divulgação de promoções exclusivas para quem segue seu perfil no twitter, exibe as atualizações do seu blog oficial e ainda promove ideias enviadas pelos usuários em uma ferramenta de brainstorming colaborativo. A empresa alia ainda mais estratégias interessantes, como a de seguir apenas os twitters da própria empresa divulgando, assim, as outras contas e fez com que a Dell alcançasse uma quantidade admirável de followers e um faturamento de US$ 1 milhão em rendimentos.
  • E há, também, a ferramenta básica de divulgação no twitter, os Promoted Tweets, que divulgam as mais diversas marcas e empresas em um constante “trending topic”. Ideia simples, mas que sempre gera comentários na rede. Alem, claro, das promoções e sorteios promovidos no site com a intenção de divulgar lojas e marcas aos usuários.

WeLancer-CTABlog

3. Foursquare

Quanto sucesso em um aplicativo tão simples! Trata-se de marcar um “eu estive aqui” em todos os lugares pra onde você vai. Praia, boate, museu, até mesmo a sua casa… A priore, um aplicativo com gostinho de sequestro, mas sabendo fazer um bom uso dele, temos grandes ações como:

  • A da rede Yogoberry de frozen iogurtes, que criou uma campanha bem interessante no Foursquare – nada mais nada menos do que todos os “mayors” (prefeitos) das lojas Yogoberry ganhavam “toppings” (acompanhamentos servidos juntamente com o iogurte) infinitos, o limite era de  quanto coubesse no copo. A ação foi um sucesso!
  • A ação a seguir foi desenvolvida por uma marca alemã de ração para cachorros.

  • Outra campanha foi desenvolvida pela Oi em parceria com o Iguatemi para uma feira de arte em São Paulo. A ideia era permitir que os visitantes, através da ferramenta, localizassem os amigos próximos ao local da feira e até mesmo dentro Pavilhão da Bienal. Para o projeto foi criado um curador virtual, que ofereceria pontos de check-in, recomendava trabalhos e dava dicas sobre o evento. A ação foi divulgada por meio de canais de mídias sociais da Oi Futuro e por meio de adesivos colocados no Pavilhão.

 

4. Instagram

O Instagram é essa rede social super comentada na atualidade por ter sido comprada pelo Mark Zuckerberg, dono do facebook, pela bagatela de US$ 1 bilhão. As contas são gratuitas e nele você pode editar fotografias com filtros lomográficos super lindos. E, claro, essa rede já foi invadida por várias empresas. Exemplos de ações interessantes promovidas no “Insta” são:

  • “Jeito de mãe” foi a homenagem promovida pelo restaurante America para o dia das mães, que utilizava o Instagram como plataforma de relacionamento com os clientes da empresa. A proposta era que os usuários retratassem frases clássicas de mães, como “leva um casaco” ou “se alimente direito”. As fotos podiam ser enviadas ao instagram com a hashtag #jeitodemãe, ou através de um site criado para a campanha. A melhor foto foi premiada com uma viagem para Mendoza, na Argentina.
  • O Dia dos Namorados foi agitado no Instagram graças a campanha da Hering. Foi criada a promoção #maisamorhering na qual os casais poderiam manifestar seu amor postando fotos com a hashtag e seguindo a promoção no Instagram. A melhor foto ganhou um look Hering para ele e um para ela escolhido pela equipe do blog Petiscos, da Julia Petit. Essa promoção aliava o blog á marca e, por isso, fez o maior sucesso.
  • E por último, mas não menos importante, uma ação que virou febre (e que começou sem intenção de divulgação de alguma marca, mas acabou virando um meio de promoção) foi o Instamission, que incentivava os usuários a fotografarem momentos singelos do dia-a-dia (um sorriso, os amigos, uma festa, etc) e que acabou virando uma forma de fotografar outdoors ou anúncios de alguma empresa.

 

Fontes: Mix Tv, Ad News, Criatives, Gaia Creative, Brainstorm9