Como usar a psicologia da cor para criar layouts matadores

Olá, criativos! Preparamos um infográfico detalhado com tudo que você precisa saber sobre a psicologia da cor. O tema já vem sendo estudado há um tempo, o que pode trazer informações bastante úteis para o seu trabalho.

Usar as cores certas em um job é tão importante quanto saber criar um vetor ou escolher a tipografia correta. Elas podem influenciar diretamente na compra do produto e na sua divulgação.

Por ser um assunto de extrema importância na hora de elaborar um projeto, resolvemos falar da psicologia da cor de uma forma bastante didática. Para isso, trouxemos aqui um infográfico super completo do Viver De Blog.

Ele inclui gráfico de cores; o modo como a psicologia da cor influencia o marketing do dia a dia, as definições das cores, seus usos pelas marcas, significados, classificação e muitas outras informações que relacionam as cores com a psicologia, o design e o marketing.

Mas, antes de adentrar à parte visual do post — o infográfico — vamos entender melhor o que significa psicologia das cores e suas aplicações. Continue lendo!

O que é psicologia das cores?

Essa ciência tem o objetivo de revelar como nosso cérebro identifica e interpreta as cores. É um estudo que contribui para a compreensão das sensações causadas pelas diversas tonalidades às quais somos expostos o tempo todo.

A cor afeta diretamente nossos sentidos, provocando emoções, despertando lembranças e gerando reações. Com base nessa constatação, o estudo da psicologia da cor catalogou diversos significados atribuídos às principais cores e suas derivações, que são amplamente utilizadas no cotidiano.

É válido ressaltar que as pessoas identificam os tons de forma subjetiva, ou seja, cada indivíduo vê as cores à sua maneira e as interpreta de acordo com suas próprias impressões e bagagem cultural. No entanto, os efeitos causados pela cor possuem uma dose de universalidade — são capazes de causar sensações idênticas a todos.

O senso comum entende que os tons de vermelho, laranja e amarelo são estimulantes e dinâmicos – estão inseridos na categoria de cores quentes. Já, as tonalidades de azul, violeta (roxo ou púrpura) e verde possuem propriedades calmantes, suaves e estáticas. Por isso, são consideradas frias.

Dessa forma, é muito importante saber explorar os diversos significados atribuídos às cores da maneira mais favorável possível. Isso é determinante para comunicação de mensagens implícitas, principalmente na área de design e marketing.

Como podemos associar as cores às emoções?

A emoção é um interessante recurso para conectar-se ao público-alvo, e as cores estão intimamente vinculadas a esse poderoso elemento. É comum atribuirmos significados superficiais à cor quando precisamos relacioná-la a alguma qualidade. Porém, existem outras abordagens que fornecem um caráter mais profundo a esse recurso.

O psicólogo Robert Plutchik criou a teoria psicoevolucionária integrativa das emoções. O estudo considera a existência de oito tipos de emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, curiosidade e aceitação.

Com base nisso, o psicólogo desenvolveu a chamada Roda das Emoções na qual relacionou cada uma dessas oito categorias a uma cor. Além disso, subdividiu cada tipo de emoção em três gradações de tonalidade, desde a intensidade mais leve até a mais intensa.

Por exemplo: a cor roxa representa três intensidades de sensações, sendo o tom mais claro associado ao tédio; o intermediário, ao nojo; e o mais escuro representa o sentimento de repugnância.

A Roda das Emoções de Plutchik dispõe de oito pétalas as quais fazem a analogia das cores com as suas respectivas emoções e graus de intensidade. Algumas texturas estão relacionadas aos aspectos positivos, enquanto outras estão voltadas aos traços negativos.

As emoções expressas nas cores e suas variações de tonalidades são tratadas de maneira bastante subjetiva e com um caráter aprofundado, cheio de sutilezas.

Esse estudo é muito útil como guia para fazer a combinação correta das cores em qualquer tipo de layout. Designers podem aplicar o conceito da roda de cores para criar paletas bem diversificadas e perfeitamente ajustadas ao seu propósito.

Qual a influência da cor no marketing?

Atualmente, apesar de toda a extensa literatura e conhecimentos comprovados acerca da influência das cores nos projetos, muitas empresas relegam essa etapa a um fator de baixa prioridade.

Isso ocorre nos mais variados setores da indústria. Existe uma resistência muito grande em dar atenção a escolha das cores durante o processo de criação. Alguns empresários consideram a atividade como algo superficial e sem relevância.

Cada detalhe no serviço ou produto impacta o consumidor de alguma forma, podendo estimular ou desencorajar uma compra. Hoje, sabemos que no marketing e no design o uso das cores é decisivo para a composição de layouts matadores. Sua correta aplicação torna-se um atrativo, além de promover melhor eficiência ao produto.

É extremamente importante entender que esse elemento não pode ser negligenciado; não deve ser tratado como algo sem importância. Uma escolha errada na cor da marca, apresentação do produto, embalagem ou anúncio tem o poder de resultar no fracasso do seu empreendimento.

Algumas pesquisas revelaram que cerca de 93% dos consumidores consideram a aparência o principal fator na decisão final pela compra de um produto. Segundo estudo da University of Loyola (EUA), divulgado pela Colorcom, as cores podem aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital na atualidade, declarou no blog da sua ferramenta, Quick Sprout, que “a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”.

Esses dados são imensamente importantes para o impulsionamento dos negócios, uma vez que auxiliam na correta formação da imagem de uma marca e seu posicionamento no mercado.

Como combinar as cores em um layout?

A harmonização das cores nos projetos é determinada por diversas condições. Os estímulos provocados no observador sofrem alterações conforme a aplicação vai sendo feita.

Nesse sentido, o contraste é um recurso importante e bastante utilizado como artifício para realçar certas tonalidades. Por exemplo: a cor laranja, se usada em conjunto com o verde não se destaca muito. Em compensação, ao ser combinada com cinza claro, sua presença é muito mais marcante.

No entanto, um trabalho competente no arranjo de cores deve observar alguns quesitos indispensáveis, como:

  • a relação da cor com o conceito empregado;
  • a ordem de leitura de uma página, no caso de um site;
  • o público-alvo desejado;
  • os objetivos que se pretende alcançar;
  • as características da sua marca e muitos outros fatores.

Feitas as considerações acima, a aplicação propriamente dita pode se tornar um trabalho árduo, principalmente quando o cliente oferece ampla liberdade de escolha. É necessário estudar as combinações possíveis dentro da paleta selecionada para o trabalho em questão.

Algumas combinações são tidas como preferenciais para um público mais amplo, principalmente na aplicação de layouts para web. Por exemplo: tons de amarelo e azul com variações para mais claro e acinzentado ou essa mesma composição mantendo o amarelo puro apenas nos detalhes menores.

O cinza também costuma harmonizar muito bem com vermelho pelo contraste resultante desta combinação. O mesmo ocorre quando os tons de cinza são trabalhados com preto, laranja e amarelo. É importante lembrar sempre de fazer contrastes, seja qual for a paleta escolhida. Esse é um truque que marca, distingue e enriquece toda combinação de cores.

Para quem prefere abreviar essa etapa de estudo de combinação ideal, existem recursos na web que surpreendem pela diversidade de opções. São os sites de paleta de cores. Neles, você pode usar as combinações de cores previamente elaboradas e disponibilizadas para uso imediato.

Há também alternativas para facilitar a produção da sua própria paleta por meio das opções disponíveis nessas plataformas. Algumas delas são comunidades onde as pessoas discutem novas tendências e trocam informações e sugestões nos grupos.

Você pode conferir essas dicas nos sites da Adobe KulerColor Scheme Design 3Color Blender, entre outros. Veja também este artigo em Marketing de Conteúdo: Escolha bem suas cores e melhore a conversão.

design grafico a psicologia das cores

Aproveite nosso infográfico sobre a psicologia da cor para colocar em prática todo esse conhecimento com o WeLancer. Assim, você pode criar um portfólio externo para que qualquer pessoa possa acessar e conhecer seu trabalho. Veja também um infográfico que nós preparamos com curiosidades sobre a psicologia das cores.

Nele você vai encontrar informações como o uso das cores no ponto de vendas, o que os consumidores acham de uma comunicação colorida, as cores preferidas por homens e mulheres e muitas outras dicas que você poderá usar facilmente em suas criações.

Conhecer sobre psicologia da cor não é mera curiosidade. Hoje está cada vez mais claro que se trata de um instrumento importante e de grande influência no comportamento das pessoas, inclusive na área de marketing e design. Nesses dois segmentos, a relevância da aplicação das cores é determinante para a atração e identificação do público com a marca.

Ficou interessado em aprofundar-se no assunto? Saiba mais sobre psicologia da cor baixando nosso e-book!