Dê Adeus ao Medo de Colocar um Preço no Seu Freela

preço no seu freela

Para um freelancer, fazer um orçamento pode ser uma tarefa complicada. Entenda como você pode se sair bem na hora de colocar preço no seu freela.

Uma das maiores reclamações que pessoas criativas tem é de não saberem precificar o seu trabalho. Fazer um orçamento é realmente um desafio e envolve muitas variáveis, mas a chave para ser bem sucedido neste momento é entender o que deve ser incluído e analisado na hora de passar um preço pelo seu serviço.

As primeiras dicas simples são: não faça um orçamento com pressa para não esquecer de nada e sempre veja valor no que você faz. Somente assim o cliente verá a importância do serviço que ele quer contratar.

Normalmente alguns erros podem ser cometidos no começo, por exemplo fazer um preço mais amigável para um cliente e depois você perceber que acabou trabalhando mais do que o previsto. Mas tudo bem, isso pode acontecer, já que você vai aos poucos conhecer tanto o mercado que você está entrando como a sua agilidade para executar um projeto. Portanto, sempre é bom que você atualize e reveja os parâmetros que usou para orçar nos seus primeiros trabalhos.

Para um orçamento justo, algumas coisas devem ser consideradas: a região em que você está – às vezes a mesma qualidade de um job pode ter uma variação de preço muito grande entre uma cidade e outra. Outra condição a se pensar é a experiência do designer e se ele trabalha com uma equipe ou não. Uma empresa, por exemplo cobra mais que um freelancer exatamente porque tem que pagar funcionários, arcar com custos maiores de máquinas, aluguel diferenciado etc.

A melhor forma de se orçar um projeto é calcular o valor da sua hora e cobrar de acordo com o tempo que você levará para o concluir. Neste cálculo, inclua todas suas despesas: conta de energia, Internet, materiais gastos no seu escritório… junto com essa conta, pense também na quantidade de horas que você vai trabalhar por semana, quantos dias de férias você terá ao ano e quanto você quer ganhar por mês.

Para simplificar a percepção da quantidade de horas que você vai trabalhar por projeto, você deve dividir todos os passos a serem feitos em etapas: levantamento de informações, pesquisa de referências, execução, aplicação em materiais (se houver), entre outras partes que possa haver necessidade em se fazer. analise

Basicamente você tem que listar e somar seus gastos e dividir pelas horas que você vai trabalhar. Uma ferramenta que pode te ajudar a chegar ao resultado desse cálculo com facilidade é essa Calculadora Online de Orçamentos, feita especialmente para freelancers pelo blog Design com Café.

Por fim, não se esqueça de combinar um prazo real e cumprir com ele. Isso é muito importante para que você seja indicado ou até mesmo recontratado no futuro. Em alguns casos o cliente tem uma urgência muito grande para a finalização do trabalho e dependendo você poderá também negociar uma taxa extra pelo prazo curto para entrega. Gostaria também de salientar que é muito importante deixar tudo que será feito destacado numa proposta comercial formal, assim nem você e nem o seu cliente terão surpresas pelo decorrer do projeto.

Luisa Mollo – Cofundadora e Colunista do Blog Design com Café.