Os novos formatos do Instagram

Às vezes, as coisas na vida não são o que você esperava que fossem – muito parecido com a troca de novos formatos do Instagram. O aplicativo de mídia social causou uma verdadeira crise internacional depois de tornar os feeds dos usuários impulsionados pela popularidade em vez de ordem cronológica, e agora está dificultando as coisas novamente.

A plataforma começou como uma mídia social básica, onde você podia postar fotos em tamanho quadrado. Mas com o passar do tempo, o aplicativo não apenas ganhou mensagens, stories e vídeos, mas também adicionou os temidos Instagram Reels na tentativa de competir com o TikTok. Agora, com um esforço para permanecer relevante, o Instagram espera lançar um formato ‘Alto’, de proporção 9:16, que é do mesmo tamanho dos vídeos do TikTok.

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou em seu bate-papo semanal ‘Ask Me Anything’ por meio de seus stories do Instagram que a plataforma testará imagens de tamanho 9:16 nas próximas semanas. Mosseri explicou: “Você pode ter vídeos altos, mas não pode ter fotos altas no Instagram. Então pensamos que talvez devêssemos tratar os dois igualmente”.

Atualmente, o tamanho das fotos do Instagram é 1:1 (quadrado) ou 4:5 (horizontal ou vertical), o que significa que, na maioria das vezes, há alguns cortes a serem feitos. No entanto, o impulso para fotos 9:16 significará que uma imagem ocupará toda a tela do telefone, como o TikToks e o Instagram Reels.

Formatos de imagens em celulares

Considerando que é o tamanho médio de fotos de retrato tiradas em câmeras, o mais sensato para a plataforma seria trabalhar o formato 2:3 como informado acima. É uma pena, porque parece que o Instagram está se esforçando mais para competir com o TikTok do que para apoiar seus fotógrafos e criadores de conteúdo. O movimento inclusive tomou força ao final de julho, quando celebridades como Kylie Jenner e Kim Kardashian se uniram para protestar contra as mudanças da plataforma.

Teremos que esperar e ver o que isso significa para a plataforma de mídia social, mas podemos dizer que os usuários estão muito felizes. Talvez da próxima vez o Instagram possa colocar sua energia na criação de um aplicativo adequado para iPads ou trabalhando em uma maneira de agendar postagens de forma nativa.

E você, o que acha das mudanças? O Instagram está seguindo rumo ao futuro ou apenas jogando mais uma pá de terra em seu túmulo?