Inspiração | Palavras de Um Designer

título_james_white

O post do Inspiração de hoje é especial. Em um dos blogs que mais frequento, me deparei recentemente com este texto, do designer canadense, James White, dono do Signalnoise.com. O título ” Evenings, Weekends and Sick Days”, ou Tardes, Finais de Semana e Dias de Folga, me chamou a atenção em um primeiro momento. Ao começar a ler o texto, percebi o quão distante do real significado do título eu estava. Após algumas linhas, me senti completamente absorto pela escrita de James e, principalmente, pela mensagem que ele estava transmitindo por ela. Ao terminar, me senti compelido a compartilhar com vocês, leitores do Blog WeLancer e membros da Comunidade WeLancer as idéias e os conselhos contidos em Tardes, Finais de Semana e Dias de Folga.

Para conferir o texto na versão original (em inglês) clique aqui.

“Eis um assunto que está presente, vez por outra, em meus broadcasts, posts, em muito do meu processo criativo por toda a minha vida e algo que já deveria ter se virado um post, como o de hoje, antes. Portanto, gostaria de tomar alguns minutos do seu tempo para tratar de algo importante para mim, baseado em toda a minha experiência e na maneira pela qual eu vivo minha vida.”

A base de sustentação do meu blog atual foi criada não porque eu tinha um plano de negócio, ou uma grande sacada, ou, ainda, por conta de alguém me dando conselhos sobre como tocar a minha vida. Tudo o que fiz até agora, fiz do meu próprio jeito, porque tinha que ser feito. Porque é divertido. O que muita gente não sabe, ou não percebe, é que eu trabalhei como um webdesigner por cerca de 12 anos antes de tentar a vida como um designer freelancer, o que só veio a ocorrer há menos de 1 ano. Enquanto eu trabalhava em várias agências, eram tardes, finais de semana e dias de folga que mais importavam pra mim. Se você der uma olhada no meu portfólio, 80% do que está lá é trabalho pessoal. Não fui pago por nada daquilo.

Eu trabalhava de 9 às 5, corria para casa, jantava rápido e, a partir daí, ficava até às 2 da manhã trabalhando em vários projetos pessoais que estavam inacabados. Eu jamais parei, e tinham vezes que meus amigos passavam dias sem ouvir de mim porque estava em casa, desenhando, animando no Flash, ou criando algo no Photoshop. Para mim, o que eu fazia durante o final de semana não era considerado “trabalho”, eram coisas que eu não conseguia esperar o dia seguinte para continuar mexendo nelas. Eu adorava fazer aquilo… Não era um hobby, era um estilo de vida mesmo.

WeLancer-CTABlog

Nos finais de semana era a mesma coisa. Naqueles dias eu sabia que poderia gastar várias horas “de lazer” focado nos meus projetos pessoais. Não há nada melhor que um domingo de chuva e uma lista de afazeres limpa. Eu ajustava meu alarme pra bem cedo, acordava e passava o resto do dia na companhia de uma xícara de café, uma mesa de desenho ou meu computador.

Dias de Folga, apesar do nome, geralmente eram dias em que eu dava uma desculpa ao chefe pra passar o dia em casa, criando. A sua casa é o local mais silencioso do mundo quando sabem que você está doente demais para atender qualquer telefonema. Mas esse conselho não é um dos melhores. Não faça isso.

Vivemos em um mundo repleto de distrações. Eu não estou me referindo ao horário de trabalho ou coisa parecida. Estou falando de tudo aquilo que consome nossas horas. Aquilo que faz as pessoas dizerem frases como “como eu queria ter mais tempo, meu Deus” ou “Eu trabalharia mais em meus designs se tivesse mais tempo livre, se não fosse tão ocupado”. Minha experiência diz que não é por falta de tempo que deixamos de criar e trabalhar em projetos pessoais. É que sempre temos que dividir esse tempo com redes sociais, televisão, video game, procrastinações diversas e por aí vai. Usar o seu tempo de maneira correta, inteligente, é uma escolha, não algo que você deve esperar que aconteça naturalmente. Meu blog, meus trabalhos, nada disso existiria se eu não me esforçasse e, principalmente, se eu não gastasse tempo com isso. Leio bastante sobre artistas clássicos de 1600 e percebo que eles criavam não por outra razão, mas por que sentiam-se compelidos a isso. Acho que isso vale pra mim, uma vez que eu “crio” desde meus primeiros desenhos, quando tinha 4 anos.

É claro que todos temos vidas diferentes. Temos compromissos e outras infinidades de obrigações. As vezes é complicado usar esse tempo para criar, e eu entendo isso, mas acho que todos deveríamos tentar gastar nosso tempo com aquilo que amamos de qualquer maneira. É fundamental.

Se você é alguém criativo você deve, de qualquer jeito, fazer bom uso das suas tardes, finais de semana e dias de folga. Se esforce mesmo e faça o melhor com esses horários. Não porque é ruim ficar sem nada pra fazer, mas porque é quando você trabalha nesses projetos que tudo vale a pena. São projetos criados por você, criados a partir da sua mente, do seu coração.

Quando ainda estava no colégio, me lembro bem de sair correndo para casa todos os dias pra chegar cedo e continuar trabalhando naquele desenho que eu tinha começado na noite passada. Nem tudo mudou desde aquela época. É realmente uma questão de estilo de vida.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!