Conheça os formatos de PDF e como escolher qual usar

formatos de pdf

Você sabia que dominar os formatos de PDF ideais pode otimizar os seus processos e a sua metodologia de trabalho? Pois é, está na hora de saber de uma vez por todas quais são os formatos ideais para os seus trabalhos.

Após a leitura deste post, seus clientes nunca mais terão surpresas no momento da impressão das criações gráficas que você desenvolver. Você está preparado para descobrir essa maneira de facilitar muito a sua vida profissional? Vamos lá!

Qual a importância do PDF no design gráfico?

O Portable Document Format, o tão conhecido e utilizado PDF, é um formato de arquivo criado pela Adobe. Com certeza você já sabe que ele é completamente independente do software em que o arquivo original foi criado. Seu próprio nome já sugere isso, e sua a performance cumpre com essas expectativas.

Esse formato pode guardar até mesmo informações multimídia, funções interativas, recursos de salvamento automatizado, aplicações de comentários, destaques, anotações e permite, inclusive, a realização de pequenos ajustes.

Apesar de todos esses recursos, o que você mais precisa compreender são os formatos PDF/X. Eles foram formalizados pela ISO (Organização Internacional de Normalização) e divulgados em cartilhas pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). Essas configurações, que serão abordadas mais à frente, fazem parte do padrão criado exclusivamente para o uso gráfico.

Por meio desse padrão, foi possível garantir que os arquivos em PDF para pré-impressão passassem a ser fechados apenas com as informações fundamentais para uma impressão de qualidade. Isso foi necessário porque formatos comuns de PDF traziam consigo informações inúteis para a impressão, que acabavam comprometendo em alguma medida o resultado final.

Confira, a seguir, quais sãos os formatos que solucionaram esse problema da indústria gráfica!

Quais são os principais formatos de PDF?

PDF/X1-A

O PDF/X-1A foi o primeiro formato criado para o padrão de impressão gráfica e continua sendo o mais aceito no mercado até os dias atuais. A principal função desse formato é manter no arquivo apenas o que for essencial para a impressão. Dessa forma, fechar o arquivo em PDF/X-1A faz com que ele se torne mais leve e ainda facilita o envio, otimizando o tempo de entrega.

As especificações do PDF/X-1A ditam que:

  • Ele requer que a cor de todos os objetos do arquivo esteja em CMYK;
  • As tipografias utilizadas na arte devem estar sempre incorporadas ao arquivo;
  • O arquivo não pode conter informações inúteis para a impressão (como informações multimídia);
  • Anotações e comentários não imprimíveis só podem estar presentes se estiverem posicionadas fora da área de bleed;
  • Ele não permite transparências.

Outro facilitador oferecido por esse formato é o fato de que ele permite blind exchange. Isso quer dizer que não é necessário que você, enquanto designer, ajuste seu arquivo de acordo com a configuração específica da gráfica ou de outro local em que a impressão será feita.

Da mesma maneira, a gráfica não precisa buscar nenhuma informação específica sobre a forma como o arquivo original foi desenvolvido. O PDF/X-1A já carrega todas essas informações e nenhum tipo de contato entre o designer e a gráfica é necessário.

PDF/X-3

Esse outro formato de PDF para impressão é extramente semelhante ao o anterior. Uma das poucas diferenças é que o PDF/X-3 permite a utilização de modos de cor variados, como RGB, LAB e ICC.

Além disso, esse formato suporta um número limitado de algoritmos de compressão e possibilita o gerenciamento de cores e perfis de cores incorporados para imagens.

PDF/X-4

O PDF/X-4 é uma versão aprimorada do PDF/X-3. Seu maior diferencial é que ele permite uso de transparências, o que garante uma impressão bem mais fidedigna. Essa possibilidade não era oferecida por nenhum dos formatos anteriores.

Até então, os demais formatos de PDF realizavam um processo de simplificação das informações em transparência para que as impressoras conseguissem, de certa forma, entendê-las e realizar a impressão de fato. Isso se dá pelo fato de que a invenção da transparência só ocorreu após a determinação dessa “linguagem” das impressoras, comumente conhecida como PostScript.

O PDF/X-4 promete ser um meio de encurtar este caminho, tornando desnecessária a simplificação dessas informações. Porém, para utilizar esse formato, é necessária uma impressora que seja apta para ler a linguagem mais moderna de PostScript que ele possui. Esse formato também permite o uso de camadas, diferentemente dos anteriores.

Em quais situações cada um é mais indicado?

Para escolher o formato ideal de PDF/X, é preciso já possuir certo conhecimento sobre a indústria gráfica. Você precisará avaliar quais os recursos serão realmente necessários. Tenha em mente as condições de impressão do seu arquivo. Todos os elementos que compõem a arte gráfica devem estar sob as mesmas condições de impressão.

Geralmente, as funções do PDF/X1-A são ideais para as impressões gráficas. Se o seu objetivo é preservar os valores CMYK e não houver necessidade de nenhuma função de gerenciamento de cores, ele é realmente o mais indicado.

É possível afirmar com tranquilidade que o PDF/X1-A é o formato mais confiável, independentemente do tipo de produto final a ser impresso. Esse formato garante que o seu arquivo será facilmente aceito em qualquer gráfica. Além disso, o arquivo impresso será fiel ao arquivo original. Você não terá, por exemplo, problemas com substituição de fontes, perda de imagens, perda de qualidade, mudança de tonalidades de cor etc.

Já no caso de o gerenciamento de cores ser necessário, o ideal é optar pelo PDF/X-3. Ele é mais utilizado na Europa, mas é útil sempre que você precisar que a impressora otimize a reprodução de cores para uma impressão mais específica.

Por fim, o PDF/X-4, apesar de ser o formato mais avançado e ideal em termos de qualidade de impressão, deve ser evitado. Como citamos, a grande maioria das gráficas ainda não possui impressoras com capacidade para ler o PostScript desse formato de arquivo.

Agora que você já conheceu os formatos de PDF e sabe avaliar o formato ideal para cada nova criação gráfica, comece agora mesmo a aplicar esse conhecimento em seus trabalhos! Aproveite também para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro do lançamento de mais conteúdos como este!