Dicas de como fidelizar seu cliente

Entenda porque e como fidelizar seu cliente

Uma das estratégias fundamentais para um freelancer é trabalhar e manter um bom relacionamento com os clientes. Fidelizando o seu consumidor, você faz com que ele lembre de você, sempre que precisar de um serviço ligado à sua área e sempre que alguém pedir uma indicação.

Pensando nisso nós da WeLancer criamos um e-book juntamente com o @Escreva Para Web onde pontuamos algumas práticas que levam ao melhor atendimento e relacionamento com o cliente. Afinal, nos dias de hoje o trabalho pode ser um pouco imprevisível e você tendo sempre uma rede fidelizada conseguirá garantir uma renda fixa.

Relacionamento-com-o-cliente-as-melhores-dicas-de-fidelização-para-freelancers-LP-1-788x542

Baixando o e-book, no final do post, você irá encontrar 16 dicas para melhorar e entender por que é tão importante fidelizar o cliente, mantendo sempre um bom relacionamento. Entre as 16 dicas temos:

Ajuste as expectativas para evitar frustrações

Seja sempre transparente na comunicação com o cliente e ajuste as expectativas. Sendo sempre claro e sincero sobre suas habilidades e expertise.

Por exemplo, o cliente solicita uma demanda sobre um segmento que você não domina 100% e tem dúvidas ou receio sobre o trabalho. Ao invés de aceitar a demanda sem questionar, exponha ao cliente suas dúvidas entenda melhor o quanto é importante para o cliente que o profissional entenda o segmento, se seu cliente quer algo mais aprofundando na área ou um trabalho que remeta a área mais superficialmente.

Dessa forma você e o cliente tomam conhecimento de todo escopo da tarefa que está sendo executada e conseguiram avaliar o grau de sucesso do Job e você consegue avaliar também a confiança que o cliente tem no seu trabalho.

Respeite os prazos acordados

Outra dica muito importante do nosso e-book é respeitar os prazos acordados com o cliente.
Um trabalho que é entregue fora do prazo é um trabalho que perde qualidade. Não adianta você fazer um trabalho genial se ele não consegue atender o prazo de entrega para que o cliente possa utilizar.

O profissional tem que ter sempre em mente que muitas vezes um trabalho está relacionando a outras estratégias e demandas do cliente e tendo atraso pode acabar com uma campanha ou estratégia inteira por não ter sido enviado conforme o combinado.

Você também pode perder a credibilidade como profissional e passar uma imagem de desorganizado e sem palavra, trazendo muita frustração ao cliente. Por isso é importante estabelecer prazos que façam sentindo para você e para o cliente, sendo claro e cumprindo o combinado terá mais chances de fidelizar seu cliente.

Seja Cortês e Educado até com os clientes mais difíceis

fidelizar seu cliente

Como qualquer outra área da vida, sempre podemos encontrar pessoas mais difíceis de se relacionar. Se tratando de clientes muitas vezes precisamos lidar de forma delicadas ou que exigem maior paciência para serem atendidos.

Nem todo cliente tem clareza na comunicação, consegue ser educado ou sabe realmente o que busca. Quando passar por uma situação dessas é importante sempre manter a calma e responder com cortesia e educação.  Não é por que o cliente perdeu a compostura com você que você possa fazer o mesmo com ele, não é mesmo?

Adote sempre um padrão de tratamento educado em todas as conversas com seus clientes e isso aumentará as chances de fidelizar seu cliente e de ter novos projetos.

Esteja sempre disponível para entender e solucionar eventuais problemas que acorrem na execução do trabalho.

Esteja em constante processo de autoavaliação

fidelizar seu cliente

Muitos freelancers esquecem de acompanhar seu próprio desempenho. Essa avaliação é muito importante pois ela permite que você reconheça suas deficiências passadas, acompanhe seu crescimento e descubra as áreas que precisarão de maior cuidado no futuro.

Geralmente nas empresas os gestores e chefes fazem esse tipo de avaliação para você entender os pontos altos e baixos do seu trabalho. Para quem é freelancer uma dica seria colocar métricas de finalização, taxa de rejeição de tarefas, faturamento e etc.

Se ficou interessado e quer saber mais dicas de como lidar, engajar e fidelizar seu cliente, baixe gratuitamente o nosso e-book completo agora mesmo!

welancer - baixar ebook