7 dicas de filmagem para ter qualidade profissional nos vídeos

dicas de filmagem

Que o audiovisual está dominando a internet, todo mundo já sabe. Mas como conseguir se destacar em meio a tanto conteúdo gratuito disponível? Para que o seu produto tenha relevância, é preciso que seja inovador, interessante e que possua alta qualidade técnica. Assim, será possível ter visibilidade em um mar de vídeos que possuem todos os estilos possíveis.

É de extrema importância que o conteúdo que você vai apresentar desperte a curiosidade de quem o assiste, mas para que isso aconteça de forma bem-sucedida, algumas questões técnicas devem ser consideradas em todo o processo de produção. Por isso, você precisa aprender de uma vez por todas o que fazer e quando fazer.

Apaixonado por audiovisual? Que tal dar uma alavancada nas suas produções? Separamos uma lista com 7 dicas de filmagem para que você consiga ter qualidade profissional nos seus vídeos. Confira!

1. Escolha o equipamento ideal

Equipamento não é tudo, mas é uma parte muito importante do processo caso você queira ter qualidade profissional nos seus projetos. Para alcançar um resultado mais satisfatório nos próximos trabalhos, alguns elementos são fundamentais em suas produções.

Você não precisa ter a melhor câmera do mercado, entretanto, é essencial que invista em um equipamento que filme em HD e que suporte um microfone externo. E por falar em microfone, ele também é um elemento fundamental para o seu kit de filmagens. Para finalizar, o ideal é que você possua alguns itens de iluminação, como lâmpadas de LED e rebatedores.

2. Use a iluminação a seu favor

A melhor opção de luz é, e sempre será, o Sol, por isso, sempre que possível, opte pela iluminação natural em suas produções. E para explorar o melhor do que ela tem a oferecer, invista em difusores para uniformizar a luz ou rebatedores para refletir os raios solares para o local desejado.

Mas e quando o Sol não for uma opção? Como lidar com uma filmagem interna ou noturna? Assim sendo, a única opção é contar com uma iluminação artificial. As lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois apresentam um bom resultado com um custo relativamente baixo.

3. Cuide do enquadramento

Você já deve ter ouvido falar em composição de imagem, certo? O enquadramento é o ponto mais importante na hora de compor a cena. É por meio dele que você posiciona os elementos visuais nos seus devidos lugares, criando harmonia estética na imagem.

As técnicas mais utilizadas entre os profissionais da área em suas composições são a Regra dos Terços, os Quatros Pontos de Ouro, Headroom e Leading room. Segundo estudos, os elementos posicionados segundo essas técnicas são mais facilmente reconhecidos pelo observador. Por isso, se você busca resultados profissionais, deve investir nelas.

4. Defina os planos

Você quer imagens em movimento ou estabilizadas? Ao criar um roteiro de gravação, você deve estabelecer quais os planos que usará em sua filmagem. A técnica utilizada para captar uma imagem pode interferir na forma com que ela é recebida pelo espectador, por isso é preciso ter em mente o seu objetivo principal.

Os estilos de planos interferem na posição com que o objeto é filmado, na distância entre objeto e câmera, na quantidade de elementos enquadrados em cena e no movimento da câmera. Algumas opções são:

  • plano geral: uso de um ângulo visual bem aberto. A câmera fica mais distante da figura humana, mostrando um cenário ou paisagem por completo;
  • plano americano: com um ângulo bem fechado, a pessoa é enquadrada na altura do joelho;
  • plongé: nesse ângulo, a câmera fica posicionada acima do objeto, voltada para baixo;
  • plano sequência: plano de movimento em que a câmera anda e captura toda a cena, sem corte;
  • plano frontal: a câmera é posicionada em linha reta com o nariz da pessoa filmada.

5. Estabilize a imagem

Uma das mais importantes dicas de filmagem diz respeito à estabilização da imagem. Você com certeza já assistiu algum vídeo em que a imagem estava tremida, não é mesmo? Isso não passa nenhuma credibilidade ao conteúdo ou ao seu criador.

Para evitar que isso aconteça com os seus vídeos você pode investir em um tripé ou qualquer outro tipo de suporte que mantenha a câmera estável enquanto filma. Usar a câmera na mão pode fazer com que ela fique tremida devido ao movimento natural do corpo.

Outra boa dica para melhorar a qualidade técnica dos seus vídeos é usar o estabilizador de imagens da câmera. Esse recurso pode ser acessado na configuração do seu equipamento e reduz o efeito de imagem tremida por meio de um sensor que acompanha o movimento da sua mão.

6. Fique atento ao áudio

Um vídeo é um conteúdo audiovisual, logo ele é composto por elementos visuais e sonoros. Por isso, o áudio é tão importante quanto as imagens que você cria. Durante as filmagens, é preciso estar atento à captação dos sons para evitar futuros problemas na edição.

A maioria das câmeras vem com um microfone embutido, porém, eles não apresentam muita qualidade técnica. Para garantir um áudio nítido, de qualidade e sem ruído, você deve apostar em microfones ou gravadores externos.

7. Capriche na edição

De nada adianta ter um conteúdo muito legal se você não souber finalizá-lo adequadamente. Por isso, caprichar na edição é fundamental para criar um vídeo com qualidade profissional. Em um mundo cada vez mais visual, saber editar se tornou um elemento diferencial do profissional.

É na edição que você vai definir qual é o formato ideal para o seu vídeo, realizar os cortes necessários e fazer os ajustes finais do projeto. Essa é a hora de deixar a criatividade fluir e usar todos os elementos possíveis para deixar o seu vídeo ainda mais interessante.

E ai? Este conteúdo lhe ajudou? Seguindo essas importantes dicas de filmagem fica mais fácil criar vídeos com qualidade profissional e, assim, valorizar ainda mais o conteúdo que você apresenta para os seus clientes.

Quer receber outras dicas que vão ajudar na produtividade do seu trabalho como freela? Confira nosso artigo sobre Home Office e saiba como otimizar as suas principais atividades.