Design Tips | 3 Dicas para Criar Banners / Cartazes de Qualidade

banners
 
Confira a versão original deste post, cortesia do blog CreativeCurio, clicando no link

 

Você está pronto para participar de um concurso de criação de banner gráfico; sua cabeça está fervilhando de idéias mirabolantes e conceitos inovadores, mas espere! Não comece antes de conferir essas 3 dicas de como tornar o seu trabalho irresistível.

 

O usuário sempre vem em primeiro plano

Esta é provavelmente a dica mais importante para a criação de um projeto eficaz de banner vertical ou cartaz Na verdade, essa é provavelmente a dica mais importante para a criação de qualquer tipo de design: o usuário, ou consumidor daquele design sempre vem em primeiro lugar.

 

Antes mesmo de começar a desenhar, pergunte a si mesmo – qual o propósito deste design? Para quem eu estou projetando? – Estou vendendo alguma coisa? Estou instruindo o público? Eu estou promovendo alguma coisa? Quem é o meu público  e o que eu quero que eles perceba no meu design? Pode parecer trivial, mas gastando um pouco de tempo pensando nessas perguntas pode garantir uma criação bem mais alinhada com a proposta original do cliente e bem mais eficiente ao atrair o consumidor.

 

banners

Menos é sempre mais

O ideal é ter, em seu design, um único elemento que se destaca sobre os demais e que chama a atenção do espectador. Se sua arte encontra-se repleta de formas, muitas cores ou texturas demais, é bem provável que o cartaz não chame atenção pelos motivos certos. Em vez disso, olhe para o seu design e se pergunte constantemente: qual o meu foco aqui? Está claro? Será que o elemento principal se destaca?

banners

 Menos texto, mais design

Um cartaz  ou banner vertical é feito, principalmente, para atrair a atenção de alguém. Não estrague o seu layout tentando contar uma história ou passar a idéia proposta com texto. Em vez disso, dependa dos elementos gráficos. É bastante óbvio que o cartaz acima é sobre o personagem Batman, mesmo sem o texto. Se você precisar usar texto, faça-o com moderação e certifique-se de integrá-la ao design como um todo. Separar o texto obriga o espectador a dividir a sua atenção, o que significa que é menos provável que a retenha.

banners

Espero que essas dicas o ajudem a construir designs mais claros, atraentes e eficientes. Se você também possuir dicas para construir bons designs de cartazes e/ou banners verticais, por favor, compartilhe-as nos comentários abaixo.

Obrigado e até a próxima!